Voltar
Notícias
22
nov
2005
(GERAL)
Demanda por design cresce, sofistica-se e exige organização
A cada dia, homens de negócios começam a perceber que o design é um elemento que faz parte do seu universo, que pode auxiliar a empresa a descobrir seus próprios valores e é capaz de reposicionar a corporação em novos segmentos de consumo.
"O varejo brasileiro se sofisticou muito nos últimos anos e aumentou o grau de exigência em relação à apresentação dos produtos. As empresas têm se dado conta de que design tem um papel estratégico nos negócios", diz Manoel Muller, da Müller & Camacho Design e Comunicação.
O reconhecimento da importância do tema gerou não só o crescimento do número de escritórios de design como também propiciou uma segmentação. Hoje, se você mencionar "design", alguém pode perguntar: "design de quê?".
Boom do design
A explosão da oferta de escritórios de design acompanha a contínua necessidade de diferenciação das empresas e dos produtos em meio a um mercado de consumo saturado, e onde a identidade das mercadorias, sejam elas objetos ou corporações, não é claramente reconhecida.
E, hoje a criação dessa identidade está nas mãos dos designers que têm a missão de transformar os valores imateriais das empresas (suas crenças e suas metas), em algo concreto.
"O aumento do número de escritórios de design começou na década de 90 quando houve então uma especialização dos serviços de marketing". Foi quando começou-se a discutir o valor econômico das marcas", lembra Luciano Deos, diretor presidente, da Gad´Design. Eleito Escritório de Design do ano pelo Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design, Deos tem clientes como o Shopping Iguatemi, a siderúrgica Gerdau e a operadora de celular Claro e um faturamento previsto para R$ 15 milhões em 2005. Ele diz que, em mercados fechados, a marca de uma empresa somente serve para identifica-la. Num mercado globalizado, no entanto, a construção da marca é o centro da empresa, indo muito além de um símbolo estético, e estático.
"Até cerca de oito anos atrás, o design trabalhava a superfície. Era a cereja em cima do bolo. Hoje, as empresas de design participam de toda a concepção do projeto", diz Fredi Gelli um dos sócios da carioca Tátil Design, empresa que atende clientes como a operadora de celulares TIM junto às agências McCann Erickson e a Lew, Lara.
Para Gelli, é a relação entre as várias expressões da marca - como a sua concepção, embalagem, e veiculação - e das várias empresas, as agencias de design e as de publicidade - que garante a coerência entre todos os pontos de contato da marca com o cliente.
"É esse alinhamento que cria uma experiência de marca mais intensa no cotidiano do consumidor", pondera o empresário. Nesse alinhamento parece haver cada vez mais agentes. Além dos próprios designers e publicitários há cada vez mais sociólogos e antropólogos do consumo. O resultado é uma comunicação mais ampla da marca ou, para usar o termo muito em voga, define a "arquitetura do negócio".
Fonte:Valor Econômico
"O varejo brasileiro se sofisticou muito nos últimos anos e aumentou o grau de exigência em relação à apresentação dos produtos. As empresas têm se dado conta de que design tem um papel estratégico nos negócios", diz Manoel Muller, da Müller & Camacho Design e Comunicação.
O reconhecimento da importância do tema gerou não só o crescimento do número de escritórios de design como também propiciou uma segmentação. Hoje, se você mencionar "design", alguém pode perguntar: "design de quê?".
Boom do design
A explosão da oferta de escritórios de design acompanha a contínua necessidade de diferenciação das empresas e dos produtos em meio a um mercado de consumo saturado, e onde a identidade das mercadorias, sejam elas objetos ou corporações, não é claramente reconhecida.
E, hoje a criação dessa identidade está nas mãos dos designers que têm a missão de transformar os valores imateriais das empresas (suas crenças e suas metas), em algo concreto.
"O aumento do número de escritórios de design começou na década de 90 quando houve então uma especialização dos serviços de marketing". Foi quando começou-se a discutir o valor econômico das marcas", lembra Luciano Deos, diretor presidente, da Gad´Design. Eleito Escritório de Design do ano pelo Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design, Deos tem clientes como o Shopping Iguatemi, a siderúrgica Gerdau e a operadora de celular Claro e um faturamento previsto para R$ 15 milhões em 2005. Ele diz que, em mercados fechados, a marca de uma empresa somente serve para identifica-la. Num mercado globalizado, no entanto, a construção da marca é o centro da empresa, indo muito além de um símbolo estético, e estático.
"Até cerca de oito anos atrás, o design trabalhava a superfície. Era a cereja em cima do bolo. Hoje, as empresas de design participam de toda a concepção do projeto", diz Fredi Gelli um dos sócios da carioca Tátil Design, empresa que atende clientes como a operadora de celulares TIM junto às agências McCann Erickson e a Lew, Lara.
Para Gelli, é a relação entre as várias expressões da marca - como a sua concepção, embalagem, e veiculação - e das várias empresas, as agencias de design e as de publicidade - que garante a coerência entre todos os pontos de contato da marca com o cliente.
"É esse alinhamento que cria uma experiência de marca mais intensa no cotidiano do consumidor", pondera o empresário. Nesse alinhamento parece haver cada vez mais agentes. Além dos próprios designers e publicitários há cada vez mais sociólogos e antropólogos do consumo. O resultado é uma comunicação mais ampla da marca ou, para usar o termo muito em voga, define a "arquitetura do negócio".
Fonte:Valor Econômico
Fonte:
Notícias em destaque
Conglomerado de produtos de madeira é nomeado a empresa florestal mais sustentável do mundo
A CMPC é uma empresa global que produz e comercializa produtos florestais, celulose, papel e produtos de tissue de plantações...
(MADEIRA E PRODUTOS)
LIGNA 2025: Feira de marcenaria a caminho de ser maior e melhor
Mais de 80.000 pessoas em todo o mundo compareceram à LIGNA 2023. A feira de 2025 está a caminho de ser ainda maior, com mais...
(EVENTOS)
Construções de Madeira que Você Precisa Conhecer: Inovação e Sustentabilidade
A madeira está conquistando cada vez mais espaço nas construções modernas. Seja pela beleza, durabilidade ou...
(GERAL)
Cidade do interior de Minas se destaca pela produção de móveis de madeira; conheça
Por conta disso, a cidade é sempre visitada por entusiastas da reforma
Já imaginou encontrar um paraíso dos móveis...
(MÓVEIS)
Florestas restauradas elevam produtividade em até 10 sacas de soja por hectare
Pesquisa revela contribuição da recuperação de florestas para agricultura e alerta para limites no ciclo da...
(REFLORESTAMENTO)
Eldorado Brasil Celulose Implementa Telemetria na Silvicultura para Otimizar Operações
Iniciativa visa aumentar a eficiência, segurança e sustentabilidade das atividades florestais com a digitalização de...
(TECNOLOGIA)