Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Fabricantes de portas integram o PNQM.
Sete empresas que fabricam portas de madeira começam a receber a visita do consultor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente – Abimci a partir do final de julho. As indústrias acabam de integrar o Programa Nacional de Qualidade da Madeira – PNQM. Estão dentro do programa as portas lisa e maciça. Com as visitas serão criados parâmetros para analisar o processo de produção e definir a forma mais adequada para produzir esses dois produtos. Empresas do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e de Maceió participam do PNQM de Portas.

De acordo com o vice-presidente do Comitê de Portas da Abimci, Antônio Rubens Camilotti, a certificação será fundamental para participar do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, desenvolvido pelo Governo Federal. O objetivo do Governo é aumentar a competitividade de bens e serviços no setor da construção civil e garantir qualidade ao consumidor. Para os fabricantes, as portas de madeira têm algumas vantagens sobre outros materiais. “Além do efeito decorativo, a madeira é leve e isola o ambiente térmica e acusticamente”, afirma Camilotti.

Paralelo ao PNQM, o setor trabalha para definir um padrão nacional das medidas dos produtos. A proposta do segmento é uniformizar as medidas em 2,10m de altura, 0,60m, 0,70m e 0,80m de largura e 35 mm de espessura, permitindo a instalação nos vãos, previamente preparados, de forma simples, veloz e mais barata. “A tendência no momento é a melhor utilização dos recursos”, destaca o vice-presidente do Comitê de Portas. Durante as visitas, será aplicado um questionário sugerido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT que deve identificar as motivações técnicas para modificar as normas de medidas.

Fonte: Singular Agência de Notícias

17/jul/03

Fonte:

Neuvoo Jooble