Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Sonho da Universidade da Floresta já é realidade
A Universidade da Floresta, uma extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac) voltada para a pesquisa sobre a biodiversidade da região amazônica e o manejo sustentável da floresta, foi oficialmente instalada ontem, aqui em Cruzeiro do Sul, a partir de ato assinado conjuntamente entre o governador do Estado, Jorge Viana, o reitor da instituição, professor Jonas Filho, e representantes do governo federal. A instituição vai oferecer 120 vagas nos cursos de graduação em engenharia florestal, ciências biológicas e enfermagem. O vestibular vai ocorrer no próximo mês de julho e o início das aulas está previsto para o começo do segundo semestre de 2005.

Além das 120 novas vagas, a Ufac continuará oferecendo 80 vagas para os cursos de História, Pedagogia e Educação Física. A criação da Universidade da Floresta é uma vitória política do governo Jorge Viana e dos parlamentares que encamparam a idéia desde que a atual administração chegou ao poder no Estado, em 1999. A idéia inicial foi lançada pelo atual deputado federal Henrique Afonso (PT-AC) e logo abraçada pelo governador e pelos demais deputados federais e senadores da bancada de apoio ao atual governo no Congresso Nacional. “Esta é uma data histórica para a região do Vale do Juruá e para todo o povo do Acre na sua longa marcha em busca do desenvolvimento e da afirmação de sua dignidade.

A Universidade da Floresta é uma vitória de todos os acreanos que sempre tiveram esperanças e disposição de luta por dias a melhores”, escreveu, de Brasília, o senador Tião Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado Federal, aliado de Henrique Afonso na defesa do projeto e que não pôde comparecer ao ato de instalação da universidade. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, outra aliada de Henrique Afonso, também não pôde comparecer e enviou a Cruzeiro do Sul como seu representante o diretor de Conservação de Biodiversidade, Paulo Kageyama. A Universidade da Floresta está sendo possível graças à criação de um grupo de trabalho, criado por Marina Silva e presidido por Kageyama, que envolveu os ministérios do Meio Ambiente, da Educação e da Ciência de Tecnologia, que estudou a viabilização técnica da instituição.

A partir dos estudos do grupo de trabalho, o Ministério da Educação, na semana passada, liberou a contratação de 30 professores para a nova unidade de ensino. “Essa era uma das condições exigidas para levarmos esse projeto à frente”, disse o reitor Jonas Filho, ao anunciar que a meta é chegar, num prazo de três anos, ao total de 100 professores na região. “Vamos contratar a média de 25 professores por ano para esta região”, anunciou.

A Universidade da Floresta

O governador Jorge Viana disse que poder ajudar na concretização do sonho da criação da Universidade da Floresta é um dos momentos mais marcantes de seu governo porque, segundo ele, consolida o sonho de um Estado que leva em conta a sua biodiversidade. Durante a solenidade de criação da instituição, no Teatro dos Nauas, o governador falou de sua felicidade porque, ressaltou, o que estava fazendo seria ajudar a levar o conhecimento para os jovens. “Não há nada mais importante que o conhecimento.

Quando eu peguei o governo, havia quatro municípios aqui em volta que não tinham nem mesmo o antigo segundo grau. Boa parte dos jovens que moravam nos muncípios do Acre não podia fazer o ensino médio. “Se a educação é tão importante por que não fizeram antes?”, perguntou o governador. “Agora, já implantamos o ensino médio na Foz do Breu e na Restauração. A implantação da Universidade da Floresta é uma vitória de vocês. Ninguém perguntou, mas em 16 anos a Ufac em Cruzeiro do Sul já formou mais de 1.100 profissionais. É a nossa vitória. Este esforço vai oferecer 120 vagas - incremento de 150 por cento no número de vagas, é o desafio da vida. Ninguém faz nada só. Os índios entendem muita coisa da floresta e são os primeiros a estudar a floresta, observando os animais.Viam os momentos em que o macaco e a macaca ficavam muito alegres.

Buscavam inspiração. A natureza é a nossa grande mãe. Se a gente respeitar, vamos ter respostas para tudo. Quando iniciamos este governo e resolvemos chamar de Governo da Floresta, teve gente que deu risada. Hoje, estamos criando a Universidade da Floresta, numa das regiões mais ricas do mundo, a de maior biodiversidade do planeta.” Henrique a Universidade da Floresta não ficou só no sonho. Naquela fase de campanha, chegaram a falar que aquilo era coisa de campanha. A gente falava de melhorias com base no calendário eleitoral, mas sabemos que os países que se desenvolveram só conseguiram porque investiram na educação. O Acre paga R$ 1.400 aos seus professores, um salário que ainda é pouco, sabemos que não é o ideal, mas é melhor que o salário de Estados ricos como São Paulo, Minas Gerais e Brasília. E tudo isso não seria possível se a gente não levasse a floresta em conta”, disse o governador.

Depoimentos

Djalma Enes – vice-presidente do Sinteac nucleo de Cruzeiro do Sul “Há quatro anos discutíamos isso. Esse momento está entrando para a história. Cruzeiro do Sul está receben- do um universo de idéias no coração de Cruzeiro do Sul. Todos nós, cruzeirenses, estamos recebendo este presente”.

Ligia Carvalho – diretora da escola de ensino médico dom Henrique Ruth – Momento histórico. Hoje, Cruzeiro do Sul, pode ter certe- za do que Henrique Afonso propôs. Mesmo os que foram contra hoje têm que admitir. Mais de 14 turmas estão sendo formadas e teremos mais de 300 alunos prontos para entrar na Univer- sidade. Cabe agora aos nossos jovens se prepararem mais. Taumaturgo Lima – Deputado Estadual. Momento muito importante. Parabenizar Henrique Afonso, que tem lutado muito para que este momento pudesse acontecer. Acredito que todos os jovens e seus pais estão cheios de esperanças.É um sonho que está se realizando. São cursos que tem a ver com a nossa região. Nós precisamos muito.Curso de Engenharia Florestal, que é trabalhar cuidando da nossa imensa riqueza. Tudo isso está acontecendo graças ao esforço que nosso Governo tem feito. Nada supera a verdade.

Paulo Kageyama – representante do Grupo de Trabalho dos três Ministérios (MMA, MEC e Ciência e Tecnologia),além da ministra Marina Silva no lança mento: “AUniversidade vai ajudar no desenvolvimento regional. Conheci- mento científico.... Posso dizer que trabalhar com laboratório natural é a nova modalidade ... grupo de trabalho... Sibá Machado – Senador É o espírito de harmonia a governar o nosso Estado... Tive a oportunidade de conversar com Henrique Afonso antes dele começar sua atuação e ele me disse que sua meta era esta. De repente, vemos dois ministros de Estado tendo que discutir toda a base conceitual da Universidade da Floresta. O Senador Tião Viana, que tem trabalhado a seu lado foi um grande parceiro. Nós não temos que ficar esperando que caia do céu aquilo que nós queremos. Temos que olhar o Acre em janeiro de 99, como estava o nosso Estado. E hoje estamos falando de uma sociedade futurista, que tem na floresta o seu experimento. Um laboratório de pes quisa. O Acre dar o primeiro passo para ser rico e ser feliz.

Henrique Afonso – Deputado Federal - Vou falar com o coração.O momento mais importante da minha vida,não porque esteja sendo criada a Universidade da Floresta, mas porque a nossa região vai dar um passo para sua libertação.

Fonte: Página 20 – 21/03/2005

Fonte:

Jooble Neuvoo