Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Área florestal chilena crescería 6% durante 2005
Depois de ultrapassar a barreira dos 3.000 milhões de dólares exportados e o impacto que teve nos mercados externos, o setor floretal chileno projeta um aumento de 6% no ano de 2005. Segundo o diretor executivo do Instituto de Investigación Forestal de Chile, Roberto Ipinza, o setor florestal foi pouco a pouco se consolidando como o mais importante silvoagropecuario.

"Seu impacto nos mercados externos levam a projetar um crescimento de cerca de 6% para o ano de 2005 e seguramente, estas cifras não passam inadvertidas aos nossos concorrentes, que observam que diariamente uma importante quantidade de produtos chilenos invadem seus nichos de mercado que outrora eram áreas impenetráveis", afirmou.

Considerando este cenário, o executivo expressou que a paralização da planta de San José de la Mariquina da Florestal Arauco, é um grande problema para o setor florestal chileno e um grande dano em termos de imagem para o país.

Com relação a floresta, o setor chileno, vive trabalhando de forma proativa desde meados da década de 90 na sustentabilidade do gerenciamento deste recurso com a criação do grupo de trabalho Permanente de Gerenciamento Sustentável das Florestas no Chile em setembro de 1995, iniciativa que promoveu um debate amplo sobre a sustentabilidade do setor. "Hoje existem mais de 1,5 milhões de hectares certificados no país e se trabalha arduamente nas cadeias de custodia e nos processos de certificação industrial" informou o diretor executivo.

Fonte: Celulose Online – 26/01/2005

Fonte:

Neuvoo Jooble