Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Abertas inscrições para o concurso de madeiras alternativas.
Estão abertas as inscrições para o prêmio Ibama – Movelsul de Madeiras Alternativas, uma das cinco categorias do concurso bienal da IX edição do Salão Design Movelsul 2004 – a mais importante feira de negócios e de design da América Latina. Além de um troféu confeccionado pelo design Maurício Azeredo, o vencedor receberá do Laboratório de Produtos Florestais do Ibama passagem e diárias por dez dias para conhecer projetos de manejo sustentável na Amazônia.

A feira acontece sempre em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, desta vez de 08 a 12/03/2004. A coordenadora do projeto Móveis e Design do LPF/Ibama, engenheira florestal Maria Helena de Souza, ressaltou que o evento é uma excelente oportunidade para o Ibama promover a possibilidade de uso de uma grande variedade de espécies pouco conhecidas. Estas, explica, com qualidades que podem até superar as preferidas do mercado para a fabricação de móveis.

As inscrições deverão ser efetuadas até 08 de novembro pela Internet: www.salaodesign.com.br., onde consta o regulamento do concurso e o endereço para o envio dos projetos, na mesma data. Até 30 de janeiro deverá ser entregue o produto e/ou o protótipo. Cada participante poderá concorrer com até três projetos. Poderão concorrer indústrias brasileiras, escritórios comerciais e autônomos, além de estudantes de design do Brasil e dos países da América Latina e do Caribe.

A taxa de inscrição é de R$ 50,00, para profissionais, e, de R$ 25,00, para estudantes. O depósito, em nome de CNPJ da Movelsul Brasil: 89.341.101/0001-30, deverá ser efetuado na agência 0181-3 do Banco do Brasil, conta corrente 5.513-1.

Para a fabricação dos móveis da categoria Ibama - Movelsul de Madeiras Alternativas não poderão ser utilizadas as seguintes espécies selecionadas pelo LPF/Ibama como as que sofrem maior pressão do mercado: Açoita-cavalo (Luehea divaricata), Bálsamo ou Caviúna ou Cabreúva-vermelha (Myroxil), Caviúva (Machaerium scleroxylon), Cedro (Cedrela fissilis/C.odorata), Cerejeira (Cerearensis/A.acreana), Freijó (Cordia goeldiana), Imbuia (Ocotea porosa), Jacarandá (Dalbergia nigra), Jacarandá-pardo ou Jacarandá- paulista (Machaerium vill), Canela (Ocotea spp.e Nectandra spp), Louro-pardo (Cordia trichotoma), Mogno (Swietenia macrophylla), Pau-ferro (Caesalpini), Marfim (Balfourodendron riedelianum), Pau-rosa (Aniba duckei), Peroba-rosa (Polyneuron), Perobinha-do-campo (Sweetia nitens), Pinheiro-do-Paraná (Araucaria), Sucupira (Bowdichia nítida/B.virgilioides), Sucupira-amarela (Sweetia Ferreira spectabilis) e Vinhático (Plathymenia foliolosa/P.reticulata). Pinus e Eucalipto também estão incluídas porque são espécies reflorestadas.

Foram premiadas as seguintes peças nas cinco participações do Ibama na Movelsul: em 1996, venceu o Rio Grande do Sul, com o design Sofá Berço, feito com a espécie alternativa Marapá; em 98 e 2000, os vencedores foram do Paraná, com a Cadeira Golden Age, de Jatobá e Pau-amarelo, e a Mesa Bumbo, de Jatobá e Goiabão, respectivamente; e, em 2002, venceu o design de São Paulo, com a Mesa Duo, em Loiro-faia e Faieira.

Fonte:IBAMA

08/jul/03

Fonte:

Neuvoo Jooble