Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Gestão de Flonas do Sul será voltada para recuperação de florestas nativas
Visando estabelecer um sistema integrado de gestão relacionado às floresta com araucária, o Ibama, por intermédio de sua Diretoria de Florestas (Diref), determinou que todas as Florestas Nacionais, sobretudo aquelas localizadas na região Sul, sejam redirecionadas para contribuir com as ações de recuperação de florestas em extinção.

Na prática, todo o plantio de essências exóticas, como o pinus, deverá ser substituído por essências nativas, como as araucárias. As Flonas, devem, ainda, servir de centros de pesquisas, de educação ambiental e banco de germoplasma (sementes de ótima qualidade genética) e fazer parte do mosaico de unidades de conservação, com o estabelecimento de corredores ecológicos e conexão com outros remanescentes da Floresta com Araucária.

O sistema de gestão consiste, ainda, na identificação das áreas para a criação de outras unidades de conservação e incentivo à criação de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs). Por fim, segundo o gerente do Ibama no Paraná, Marino Elígio Gonçalves, o sucesso dessas medidas depende exclusivamente do comprometimento de todos os paranaenses para salvar a Floresta com Araucária e, principalmente, da união dos órgãos parceiros, tanto governamentais como os não-governamentais.

Fonte: IBAMA – 15/09/2004

Fonte:

Jooble Neuvoo

Notícias em destaque