Voltar
Notícias
22
nov
2005
(GERAL)
Ônibus urbano ganha piso de madeira
Empresa lança produto com 15 anos de garantia; em yellow pine, é mais leve e custa 30% menos que o de alumínio. A empresa catarinense Battistella, há 43 anos especializada em casas e telhas de madeira, lançou no mercado nacional, um novo tipo de piso, todo em madeira, especialmente projetado para ônibus urbanos e rodoviários, motor-homes e vagões ferroviários. Com garantia de duração da ordem de 15 anos, é fabricado com yellow pine, tipo de pinus originário dos Estados Unidos, importado em 1964 e cultivado pela própria empresa em 45 mil hectares de áreas próprias, nos estados de Santa Catarina e Paraná.
Segundo o gerente de desenvolvimento de produção e mercado da Battistella, Sérgio Martini, as primeiras encomendas do novo piso foram feitas pela empresa fabricante de ônibus Induscar ( Carrocerias Caio ) de Botucatu, São Paulo, que fabrica entre 10 e 15 carros mensais. Os primeiros ônibus com piso de madeira são destinados à empresa gaúcha Carris, que ser a primeira do País a utilizar coletivos com o novo produto.
A expectativa da Battistella, que tem unidades nas cidades catarinenses de Lajes e Rio Negrinho e escritório comercial em Curitiba, é conquistar pelo menos 30% da frota de 30 mil ônibus urbanos do país, a partir do primeiro ano de seu lançamento.
Segundo dados do Sindicato Interestadual de Indústria de Materiais e equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), este ano a produção de ônibus no País será entre 22,5 mil a 23 mil unidades.
Escassez
Martini lembra que há 10 ou 15 anos os coletivos de passageiros urbanos utilizavam madeira no piso. O material foi substituído pelo alumínio com a escassez e encarecimento das madeiras de lei anteriormente utilizadas, como a imbuia, inicialmente substituída por madeiras menos nobres, de pouca resistência.
"O piso de madeira, garante o gerente da Battistella, é mais leve, 30% mais barato que o de alumínio, reduz o ruído do motor no interior dos veículos e não conduz calor, como o alumínio, material que além de reverberar muito é mais caro por ser eletro-intensivo" (grande consumidor de energia elétrica em sua fabricação ), afirma o fabricante.
Outra vantagem apontada por Martini é que a madeira, por ser proveniente de florestas plantadas e não precisar de gastar tanta eletricidade em sua produção, é ecologicamente correto.
Segundo ele, essas vantagens fazem com que os pisos de ônibus interestaduais até hoje sejam de madeira, apesar da sua pouca resistência atual, o que obriga as empresas a substituírem o piso a cada dois anos. A umidade e calor, combinados, tornam o ambiente ideal para a proliferação de fungos que causam o apodrecimento, informa Battistella.
Mercado
"O nosso piso, que utiliza tecnologia de proteção a fungos já utilizada na Europa, custa entre R$ 18 a R$ 30 o metro quadrado, dependendo do tipo de acabamento exigido pelo cliente, dura 15 anos, cinco a mais que a média de tempo de vida útil do próprio ônibus, que é de dez anos", aposta.
A Battistella contratou o ex-diretor aposentado da Scania, Roberto Cury, para realizar um trabalho de apresentação do novo piso a todas as empresas de ônibus e fabricantes do país. Cury iniciou a sua peregrinação em Curitiba, com uma visita à Urbs, empresa municipal que gerencia o transporte urbano de Curitiba e garante que a produção do novo piso será suficiente para atender a uma demanda de 10 mil ônibus produzidos anualmente no País. ,
Segundo ainda Cury, as placas de madeira podem ser confeccionadas em dimensões e padrões de acordo com as necessidades e exigências dos clientes, com ou sem pintura e atendendo as normas do Programa Nacional de Qualidade da Madeira (PNQM) da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci).
Sérgio Garschagen
Fonte: Gazeta
Segundo o gerente de desenvolvimento de produção e mercado da Battistella, Sérgio Martini, as primeiras encomendas do novo piso foram feitas pela empresa fabricante de ônibus Induscar ( Carrocerias Caio ) de Botucatu, São Paulo, que fabrica entre 10 e 15 carros mensais. Os primeiros ônibus com piso de madeira são destinados à empresa gaúcha Carris, que ser a primeira do País a utilizar coletivos com o novo produto.
A expectativa da Battistella, que tem unidades nas cidades catarinenses de Lajes e Rio Negrinho e escritório comercial em Curitiba, é conquistar pelo menos 30% da frota de 30 mil ônibus urbanos do país, a partir do primeiro ano de seu lançamento.
Segundo dados do Sindicato Interestadual de Indústria de Materiais e equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), este ano a produção de ônibus no País será entre 22,5 mil a 23 mil unidades.
Escassez
Martini lembra que há 10 ou 15 anos os coletivos de passageiros urbanos utilizavam madeira no piso. O material foi substituído pelo alumínio com a escassez e encarecimento das madeiras de lei anteriormente utilizadas, como a imbuia, inicialmente substituída por madeiras menos nobres, de pouca resistência.
"O piso de madeira, garante o gerente da Battistella, é mais leve, 30% mais barato que o de alumínio, reduz o ruído do motor no interior dos veículos e não conduz calor, como o alumínio, material que além de reverberar muito é mais caro por ser eletro-intensivo" (grande consumidor de energia elétrica em sua fabricação ), afirma o fabricante.
Outra vantagem apontada por Martini é que a madeira, por ser proveniente de florestas plantadas e não precisar de gastar tanta eletricidade em sua produção, é ecologicamente correto.
Segundo ele, essas vantagens fazem com que os pisos de ônibus interestaduais até hoje sejam de madeira, apesar da sua pouca resistência atual, o que obriga as empresas a substituírem o piso a cada dois anos. A umidade e calor, combinados, tornam o ambiente ideal para a proliferação de fungos que causam o apodrecimento, informa Battistella.
Mercado
"O nosso piso, que utiliza tecnologia de proteção a fungos já utilizada na Europa, custa entre R$ 18 a R$ 30 o metro quadrado, dependendo do tipo de acabamento exigido pelo cliente, dura 15 anos, cinco a mais que a média de tempo de vida útil do próprio ônibus, que é de dez anos", aposta.
A Battistella contratou o ex-diretor aposentado da Scania, Roberto Cury, para realizar um trabalho de apresentação do novo piso a todas as empresas de ônibus e fabricantes do país. Cury iniciou a sua peregrinação em Curitiba, com uma visita à Urbs, empresa municipal que gerencia o transporte urbano de Curitiba e garante que a produção do novo piso será suficiente para atender a uma demanda de 10 mil ônibus produzidos anualmente no País. ,
Segundo ainda Cury, as placas de madeira podem ser confeccionadas em dimensões e padrões de acordo com as necessidades e exigências dos clientes, com ou sem pintura e atendendo as normas do Programa Nacional de Qualidade da Madeira (PNQM) da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci).
Sérgio Garschagen
Fonte: Gazeta
Fonte:
Notícias em destaque

Natureza honra extrativismo do pinhão
Estimativas iniciais da Emater/RS, com base em dados fornecidos por famílias que trabalham na coleta, projetam uma safra de 860 toneladas...
(GERAL)

Serviço Florestal abre inscrições para curso de identificação de madeira
Capacitação gratuita será realizada de 2 a 6 de junho, em Brasília, com ênfase no combate ao comércio...
(EVENTOS)

Árvores brasileiras: 18 espécies que você precisa conhecer ou não sabia que eram nacionais
Espécies de árvores presentes na Mata Atlântica, no Cerrado e na Amazônia revelam a diversidade e riqueza da flora...
(MADEIRA E PRODUTOS)

Minas Gerais tem recorde histórico nas exportações do agro
Exportação de ovos cresce 266% em Minas Gerais
As exportações do agronegócio de Minas Gerais...
(AGRO)

Conheça a cidade onde só é permitido construir em madeira
Trondheim. Créditos: depositphotos.com / kyolshin
Na charmosa Trondheim, no norte da Noruega, o passado vive...
(GERAL)

Madeira nativa de Mato Grosso se destaca como solução sustentável para a construção civil
O setor florestal de Mato Grosso participa da Feicon 2025, em São Paulo, com um objetivo claro de mostrar que a madeira nativa pode e deve...
(MADEIRA E PRODUTOS)