Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Ibama apreende Jacarandá ilegal no Pará
Cerca de 25 toras de jacarandá foram trazidas ao pátio do Ibama Santarém em um caminhão do tipo baú no último domingo (26). A madeira estava sendo retirada do fundo do Lago Papucu, na Área de Proteção Ambiental (APA) – do bairro Mapiri, em Santarém (PA). A equipe de fiscais do Ibama chegou ao local depois de uma denúncia telefônica. No lago, homens retiravam as toras, jogadas por uma embarcação, e as depositavam no caminhão para serem transportadas.

O motorista do caminhão, que já compareceu ao Ibama, recebeu orientações sobre a lei de crimes ambientais (9.605/98) e deve responder a processo e pagar multa de R$ 2.500,00. Outra equipe de fiscais já está levantando o nome do suposto dono da carga para que ele também responda pelo crime contra a flora.

O jacarandá é uma madeira nobre, utilizada na Europa principalmente na confecção de instrumentos musicais e móveis finos. Em abril deste ano, o Ibama apreendeu cerca de 60 toras dessa madeira que estavam sendo exploradas de forma irregular na região do lago Grande do Curuai.

Orientação - Na tentativa de minimizar o número de ações irregulares, o Ibama tem buscado trabalhar na orientação das comunidades quanto à importância do uso sustentável dos recursos naturais e na regularização de suas atividades junto ao órgão. A implantação de bases operativas de prevenção e combate ao desmatamento na Amazônia faz parte desse trabalho.

Serão 19 bases, cinco somente no Pará. Em Itaituba (PA), onde a primeira base operativa foi implantada, diversas reuniões de orientação já foram feitas junto a trabalhadores rurais e a população em geral, o que aumentou consideravelmente a procura por regularização e informações.

Fonte: IBAMA – 31/08/2004

Fonte:

Jooble Neuvoo

Notícias em destaque