Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Sabão-de-Soldado

Sabão-de-Soldado

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas II
Ordem: Sapindales
Família: SapindaceaeGênero: Sapindus
Binômio específico: Sapindus saponariaLinnaeus – (L.).
Primeira publicação: Sp. pl. 367. 1753.Sinonímia botânica: Sapindus indica Poir.,Sapindus marginatus Willd., Cupania saponariaPers.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Acre, no Ceará e no Maranhão, sabonete ;na Bahia, sabão-de-soldado e sabonete; noEspírito Santo, saboneteira; em Mato Grosso, saboeiro e saboneteira; em Mato Grosso do Sul,saboeiro, sabonete-de-soldado e saboneteira;em Minas Gerais, sabão-de-gentio e saboneteira;em Pernambuco, sabonete e saboneteiro; no Estado do Rio de Janeiro, sabão-de-soldado esaboneteiro; no Rio Grande do Sul, jequitinguaçu;em Santa Catarina, pau-de-sabão e saboeiro ;no Estado de São Paulo, árvore-de-sabão, guiti,rita, sabão-de-macaco, sabão-de-mico, sabão-de-soldado, saboeira, saboeiro, saboneteira esaboneteiro; e em Sergipe, saboeiro e saboneteira.
.Nomes vulgares no exterior: na Argentina, palo jabón; no México, jaboncillo; e no Paraguai,jeky ty.
Etimologia: o nome genérico Sapindus vemdo latim sapo (sabão) e indicus (indico); o fruto é usado como sabão ; o epíteto específico saponaria vem do latim saponaria (de sabão); essa espécie chama-se saboeiro ou pau-de-sabão.

Clima
Precipitação pluvial média anual (PPMA):de 600 mm, em Pernambuco, a 2.000 mm,
o Acre e no Pará. No Estado de Mérida, na Venezuela, a PPMA é de 537, 2 mm
.Regime de precipitações: as chuvas são periódicas.

.Solos
Essa espécie desenvolve-se tanto em solo derivados de material calizo como proveniente de material ígneo ou aluvial. No sudeste do Pará, ela ocorre sobre Terra Roxa Estruturada.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: anualmente, S. saponaria produz moderada quantidade de sementes viáveis, amplamente disseminadas pela avifauna. Geralmente, a semente é colhida no solo, quando madura. Antes de semeá-la, deve-se retirar o arilo que envolve a semente.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear as semente sem sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro ou em tubetes de polipropileno de 120 cm³.Germinação: é do tipo epigeal e as plântulas são fanerocotiledonares. A emergência teminício entre 10 e 90 dias após a semeadura, com germinação variando entre 45% e 68%. As mudas ficam prontas para plantio entre 3 e 4 meses, após a semeadura.

.Características Silviculturais
O sabão-de-soldado é uma espécie de luz difus aou mesmo esciófila, quando jovem, e que se regenera, profundamente, à sombra. Essa espécie tolera geadas fracas.
Hábito: apresenta ramificação pesada. Essa espécie não apresenta derrama natural, devendo sofrer poda de condução.
Sistemas de plantio: Sapindus saponaria é uma espécie inadequada para plantio a céu aberto; recomenda-se plantio em vegetação matricial arbórea: capoeiras ou capoeirões, abrindo-se picadas. Essa espécie apresenta brotação vigorosa da touça ou cepa.

Crescimento e Produção
Existem poucos dados de crescimento sobre o sabão-de-soldado, em plantios. Contudo, seu crescimento é lento.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): a madeira dessa espécie é moderadamente densa (0,78 g cm-3 a 0,80 g cm-3).Fora do Brasil (Argentina e Paraguai), a densidade é de 0,80 g cm -3
Cor: o cerne é pouco distinto do alburno e ambos apresentam cor clara.
Características gerais: a textura da madeira dessa espécie é grossa.
Outras características: a madeira do sabão-de-soldado é pouco reluzente na superfície p olida, e boa de se trabalhar.
Durabilidade natural: em contato com o solo, apresenta pouca durabilidade.

Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: madeira própria para confecção de brinquedos e caixotaria. No México, essa madeira é usada na fabricação de cabo para várias ferramentas agrícolas
Energia: Sapindus saponaria produz carvão e lenha de boa qualidade.
Celulose e papel: a madeira dessa espécie é inadequada para esse uso.
Constituintes químicos: toda a planta contém saponina (substância com propriedades similares às do sabão), especialmente os frutos, que possuem até 37% de teor .Os frutos triturados e misturados com água servem para lavar roupas, por possuírem saponina ) ou para matar peixes por asfixia
.Óleo: os frutos e as sementes dessa espécie são usados como inseticida natural e têm um óleo que se usa na preparação de sabonetes.
Apícola: as abelhas aproveitam o néctar das flores.
Artesanato: as sementes do sabão-de-soldado são usadas para fazer colares  Em Brasília, DF, uma designer de joias criou uma linha de bijouterias finas confeccionadas com sementes da flora brasileira desidratadas, com armação feita em metal nobre (prata e aço),com o nome de biojoias. Entre as tais biojoias,encontram-se colares, pulseiras e brincos de sementes dessa espécie. Na Bahia e no Centro-Oeste, alguns fabricantes de instrumentos de percussão já exportam maracas e “paus-de-chuva” (bastão de bambu que imita o som da chuva) com sementes desidratadas de sabão-de-soldado Inseticida: as folhas de S. saponaria são consideradas de muita utilidade e importância na elaboração de herbicidas naturais Medicinal: na medicina popular, o extrato ou o xarope da casca, da raiz e dos frutos dessa espécie são usados como calmante, adstringente, diurético, antitussígeno, expectorante, tônico e como depurativo do sangue. No Paraguai, entre outras aplicações, o óleo extraído da semente dessa espécie é usado no tratamento de picadas de arraias. No Brasil, no Estado do Ceará, a população sertaneja da zona rural usa o cozimento da cascado fruto dessa espécie para cicatrizar arranhões e ferimentos causados por garranchos e espinhos da Caatinga.
Paisagístico: Sapindus saponaria é uma espécie de grande apelo ornamental, sendo usada na arborização urbana de várias cidades brasileiras, entre as quais Brasília, DF, e no Espírito Santo.
Plantios com finalidade ambiental: o sabão-de-soldado é uma espécie indicada para restauração de ambientes fluviais ou ripários(Mata Ciliar), onde suporta inundação , bem como às margens dos reservatórios das hidrelétricas, por se desenvolverbem em solos excessivamente úmidos.

.Espécies Afins
Sapindus L., nom. cons. é um gênero neotropical com ocorrência do sul dos Estados Unidos ao nordeste da Argentina. Esse gênero tem ampla distribuição com aproximadamente 16 espécies, sendo 3 delas citadas na América

Neuvoo Jooble