Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Pau-Gambá

Pau-Gambá

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas I
Ordem: Fabales – Em Cronquist (1981), éclassificada em Rosales
Família: Fabaceae – Em Cronquist (1981), é classificada em LeguminosaeSubfamília: Mimosoideae
Gênero: Abarema
Binômio específico: Abarema langsdorffii(Bentham) Barneby & J. W. Grimes
Primeira publicação: Memoirs of The NewYork Botanical Garden, 74: 95. 1996.
Sinonímia botânica: Pithecolobium langsdorfiisensu Bentham. 1844 (como langsdorfii);Pithecelobium langsdorffii sensu Burkart (1976).Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Estado do Rio de Janeiro, farinha-seca e pau-gambá; no Rio Grande do Sul, gambazeiro, pau-gambá e raposeira; em Santa Catarina, pau-gambá; e no Estado de São Paulo, árvore-de-tento, orelha-de-macaco e raposeira.
Etimologia: o nome genérico Abarema vem da palavra abaremotemo, do tupi-guarani abaré(padre) e motimbora (fazer fumaça ou incenso)ou do tupi-guarani abaremó (pênis) e tembó(canudo, vara) ; o epíteto específico langsdorffii é uma homenagem ao botânico Georg Heinrich von Langsdorffii, nascido em 18 de abril de 1774, em Woellstein, então pertencente ao reino da Prússia e falecido em Freiburg, Alemanha, em 29 de junho de1852, não teve tanto valor como botânico como teve como coadjutor da botânica

Clima
Precipitação pluvial média anual: de1.300 mm, no Estado de São Paulo, a 2.200 mm, também no mesmo estado.
Regime de precipitações: as chuvas  .

Solos
Abarema langsdorffii ocorre, preferencialmente, em terrenos baixos, moderadamente drenados ede textura arenosa. Geralmente, esses solos são de fertilidade média.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos do pau-gambá devem ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciarem a abertura, o que é facilmente notado pela coloração vermelha do interior das vagens.

Produção de Mudas
Semeadura: pode ser direta, em saco de polietileno ou em tubetes de polipropileno ou em canteiros, para repicagem. Recomenda-se repicaras plântulas 1 a 2 semanas após a germinação. O sistema radicial dessa espécie é profundo.
Germinação: é epígea e as plântulas são fanerocotiledonares. A emergência tem início de10 a 30 dias (com sementes com superação de dormência) e entre 20 e 60 dias com sementes sem esse tratamento. O poder germinativo das sementes sem superação da dormência é inferior a 30% e, com superação de dormência, ultrapassa 75%. As mudas dessa espécie atingem porte adequado para plantio, no campo, em cerca de 6 meses.

Características Silviculturais
O pau-gambá é uma espécie heliófila, medianamente tolerante a baixas temperaturas.
Hábito: inicialmente, é monopodial; depois, é irregular, necessitando de desrama para melhoria do fuste. Essa espécie apresenta brotação da touça ou da cepa.
Sistemas de plantio: Abarema langsdorffii pode ser plantada em plantios a pleno sol, e em plantios puros ou mistos.

Crescimento e Produção
Há poucos dados de crescimento do pau-gambá em plantios. Contudo, seu crescimento é lento.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): a madeira dessa espécie é moderadamente leve .
Cor: cerne claro-rosado e alburno branco-palha.
Características gerais: a superfície da madeira dessa espécie é lisa ao tato e lustrosa; a textura é média; a grã direita; o gosto e o cheiro dessa madeira são indistintos.

Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: a madeira dessa espécie é de múltipla utilização, inclusive na fabricação de móveis, tacos e caixotaria.
Energia: a madeira de A. langsdorffii produz lenha de boa qualidade.
Celulose e papel: a madeira do pau-de-gambá é inadequada para esse uso.
Constituintes químicos: nas sementes dessa espécie, não foi encontrada presença de galactomanana
Apícola: o pau-gambá é uma espécie pertencente à flora apícola de Santa Catarina, com produção de néctar e de pólen
Paisagístico: Abarema langsdorffii é uma árvore bastante elegante, podendo ser empregada na arborização de praças públicas e em grandes jardins.
Plantios com finalidade ambiental: essa espécie é recomendada para plantios de recuperação de áreas degradadas e na restauração de ambientes fluviais ou ripários(Mata Ciliar).

Espécies Afins
O gênero Abarema Pittier foi estabelecido em1927, baseado no gênero Pithecolobium, seção Abaremotemo Bentham. Atualmente, esse gênero consta de 45 espécies distribuídas do México ao Sul do Brasil. Em relação ao porte, Abarema langsdorffii apresenta grande plasticidade morfológica provavelmente em função de variações no ambiente, como umidade e profundidade do solo. Essa espécie pode ser facilmente distinta deAbarema brachystachya (timbuva – EAB. v.4),por apresentar diminutos e numerosos foliólulos fortemente discolores.

Neuvoo Jooble