Madeiras brasileiras e exóticas
Pau-d’Arco-Amarelo
Taxonomia e Nomenclatura
:Divisão: AngiospermaeClado: Euasterídeas I
Ordem: Lamiales – Em Cronquist (1981), é classificada em Scrophulariales
Família: Bignoniaceae
Gênero: Handroanthus
Binômio específico: Handroanthus serratifolius(Vahl) S. Grose
Primeira publicação: Syst. Bot. 32(3): 666.2007.
Sinonímia botânica: Bignonia serratifolia(1798); Tecoma serratifolia (Vahl) G. Don (1838);Tabebuia serratifolia G. Nicholson (1887);Handroanthus atractocarpus (Bur. & K. Schum.).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Acre, ipê-amarelo, pau-d’arco e pau-d’arco-amarelo; em Alagoas, pau-d’arco e pau-d’arco-amarelo; no Amapá, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, pau-d’arco-amarelo; no Amazonas, ipê, pau-d’arco e pau-d’arco-amarelo;na Bahia, flor-de-algodão, pau-d’arco e pau-d’arco-amarelo; no Ceará, ipê-amarelo, pau-d’arco-amarelo e pau-d’arco-de-flor-amarela; noEspírito Santo, ipê-ovo-de-macuco e opa; em Goiás, ipê-amarelo; no Maranhão, ipê-amarelo pau-d’arco e pau-d’arco-da-flor-amarela; em Mato Grosso, ipê-amarelo, pau-d’arco e pau-de-arco-amarelo; em Minas Gerais, ipê, ipê-amarelo, ipê-da-mata, ipê-ovo-de-macuco, pau-d’arco-amarelo, piúva, piúva-amarela e tamurá-tuíra; no Pará, ipê,ipê-amarelo, pau-d’arco, pau-d’arco-amarelo epau-d’arco-de-flor-amarela; na Paraíba, pau-d’arcoe pau-d’arco-amarelo; no Piauí, pau-d’arco, pau-d’arco-amarelo e pau-d’arco-de-flores-amarelas; no Estado do Rio de Janeiro, ipê e ipê-amarelo; e no Estado de São Paulo, ipê-amarelo.
Nomes vulgares no exterior: na Bolívia, tajiboamarillo; no Suriname, groenhart.
Etimologia: o nome genérico Handroanthus é em homenagem ao grande botânico Handro; o epíteto específico serra tifolius é porque a margem da lâmina foliar é bem serrilhada.
Clima
Precipitação pluvial média anual: de700 mm, na Paraíba, em Pernambuco e no Piauí, a 3.000 mm, no Amapá.
Regime de precipitações: as chuvas são periódicas.
Solos
Essa espécie é indiferente por solos mesotróficos. O pH desses solos varia de 3,9 a 5,6 .No sudeste do Pará, ocorre sobre Terra Roxa Estruturada, e no Carrasco, em Novo Oriente, CE, ocorre em Areias Quartzosas .
Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos de Handroanthus serratifolius devem ser colhidos ainda fechados, quando atingirem a coloração marrom-esverdeada, no estádio pré-dispersão.
Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear as sementes em sementeiras e depois repicar as plântulas para sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro ou em tubetes de polipropileno (tamanho grande), por apresentar raiz principal muito desenvolvida. Deve-se, também, repicar as mudas 60 dias apósa germinação.
Germinação: é do tipo epigeal e as plântulas são fanerocotiledonares. A emergência tem início de 8 a 30 dias após a semeadura. A faculdade germinativa varia de 39% a 63%
Características Silviculturais
Handroanthus serratifolius é uma espécie intolerante à sombra.
Hábito: apresenta forma irregular, bifurcações e ramificações laterais. Não apresenta derrama natural, necessitando de poda frequente (de condução e dos galhos).
Sistemas de plantio: em plantios na Amazônia, essa espécie se destacou quando plantada sob sombra seletiva).
Crescimento e Produção
Handroanthus serratifolius apresenta crescimento lento, com incremento volumétrico de até 6,56 m³ ha-1 ano-1 . De 1976 a 1996, em projetos de reposição florestal no Pará, registrados no Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama), essa espécie foi plantada por 14% das empresas
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): a madeira do pau-d’arco-amarelo é moderadamente densa a densa (0,78 g cm-3 a1,09 g cm-3)
Massa específica básica (densidade básica): 0,87 g cm-3
Cor: o cerne é pardo-claro ou pardo-oliváceo, até pardo-acastanhado-escuro, sempre com reflexo amarelo-esverdeado, decorrente do conteúdo dos poros. É também pouco distinto do alburno.
Características gerais: a madeira de H.serratifolius apresenta grã irregular e textura média; essa madeira é dura ao corte; sua superfície é moderadamente lisa ao tato; o cheiro e o gosto são indistintos.
Durabilidade: madeira com lapachol, é muito resistente às intempéries da natureza Secagem: é fácil de secar ao ar. Quando bem empilhada, essa madeira seca rapidamente e sem defeitos. A secagem em estufa é fácil e rápida, apresentando empenamentos e rachaduras leves.
Trabalhabilidade: ao ser aplainada, amadeira dessa espécie apresenta regularidade; é boa para lixar e excelente para tornear e furar. Recomenda-se perfuração prévia para pregar e parafusar. Essa madeira garante bom acabamento .
Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: a madeira de H.serratifolius é excelente em construção externa(dormentes, estacas, cruzetas, postes, carroçaria);Crescimento de Handroanthus serratifolius, em plantios, em Minas Gerais e no Pará.
Na indústria de móveis, em pés de mesa e em cama; em construção civil (vigas, caibros, tacose tábuas para assoalho); e em construção naval(estacas marítimas, quilhas de navio e em obras portuárias).
Energia: produz lenha e carvão de boa qualidade.
Celulose e papel: a madeira de H. serratifoliusé inadequada para esse uso. Substâncias tanantes: na Chapada do Araripe, no sul do Ceará, a casca dessa espécie é aproveitada na extração de tanino .
Apícola: o pau-d’arco tem potencial melífero, principalmente em Minas Gerais, produzindo néctar e pólen .
Medicinal: na medicina popular, essa espécie é usada por suas propriedades medicinais(anticancerígena, antirreumática e antianêmica).O chá e o decocto das flores também são usados contra sífilis
Paisagístico: Handroanthus serratifolius é uma espécie com excelente potencial ornamental.
Plantios com finalidade ambiental: essa espécie é recomendada para restauração de ambientes fluviais ou ripários (Mata Ciliar). Nesse aso,
Doença
sA doença mais severa dessa espécie (importante para a pesquisa) é a mancha-foliar, causada pelo fungo Apiosphaeria guaranitica, cuja ocorrência é bastante generalizada em todas as regiões onde ocorre essa espécie. A ferrugem (Prospodium tecomicola) é também uma doença severa (de suma importância para a pesquisa. O nematoide das galhas (Meloidogyne javanica)causa extensas necroses na região cortical, reduzindo, sensivelmente, o crescimento demudas de H. serratifolius
Espécies Afins
Constitui o maior gênero entre as Bignoniaceae, com cerca de100 espécies .Recentemente, esse gênero foi dividido em três clados:• Handroanthus.• Roseodendron.• Tabebuia.Assim, permanecem, nessa nova revisão,67 espécies em Tabebuia Gomes ex A. P. de Candolle, largamente distribuídas nas América Central e do Sul, e nas Antilhas. No Brasil, além de Tabebuia aurea, ocorrem cerca de 12 espécies nativas, portadoras de flor amarela, pertencendo aos gêneros Handroanthuse Tabebuia .Extremamente semelhante a H. serratifolius é H. vellosoi. Esta difere da precedente, por exibir, constantemente, corola maior e mais ampla, e pelo fato de o fruto ser menor (30 cm a 40 cm de comprimento por 1,5 cm a 2 cm de largura).À exceção dessas pequenas diferenças, são indistinguíveis, o que tem gerado grande variabilidade nos nomes aplicados ao material herborizado