Madeiras brasileiras e exóticas
Pau-Alazão
Taxonomia e Nomenclatura
De acordo com o sistema de classificaçãobaseado no The Angiosperm PhylogenyGroup (APG) III (2009), a posição taxonômicade Eugenia multicostata obedece à seguintehierarquia:
Divisão: AngiospermaeClado: Rosídeas
Ordem: Myrtales
Família: MyrtaceaeSubfamília: Myrtoideae
Gênero: Eugenia
Binômio específico: Eugenia multicostataLegrand
Primeira publicação: Sellowia 13: 309, T. V.,fig. 28 et fig. XI, 28. 1961.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Paraná, alazão, pau-brasil-falso e pau-brasil-do-litoral; no Rio Grande do Sul, araçá-mulato, araçá-pitanga, lazão, pau-alazão e pau-mulato; e em Santa Catarina, araçá-mulato, araçá-vermelho, araçazeiro-vermelho, pau-alazão, pau-brasil e pau-mulato.
Etimologia: o nome genérico Eugenia é dedicado a Francisco Eugenio de Saboya – Carignan, chamado Príncipe de Saboya, generalíssimo imperial de notável talento militar e protetor das artes ; o epíteto específico multicostata é porque o fruto é alado-costado, como o da pitanga (Eugenia uniflora).
Clima
P recipitação pluvial média anual: de1.200 mm, em Santa Catarina, a 2.000 mm, noEstado de São Paulo e no Paraná.
Regime de precipitações: as chuvas são uniformes.
Solos
Eugenia multicostata prefere as planícies aluviai se as encostas suaves, situadas em solos úmidos, profundos e férteis.
Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: para se obter as sementes, os frutos devem ser colhidos, diretamente, da árvore, quando iniciarem aqueda ou recolhidos no chão, depois de caírem. Em seguida, deve-se remover a polpa, para extração da semente, que geralmente se solta com certa facilidade.
Produção de Mudas
Semeadura: as sementes dessa espécie devem ser semeadas, diretamente, em sacos de polietileno, com dimensões mínimas de 20 cm de altura e7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno(tamanho médio).
Germinação: é do tipo hipogeal e as plântulas são criptocotiledonares. A emergência inicia de30 a 50 dias após a semeadura, com taxa de germinação próxima de 50%. As mudas estão prontas para plantio, com 6 meses de viveiro.
Características Silviculturais
Eugenia multicostata é uma espécie esciófila, que tolera geadas fracas.
Hábito: o pau-alazão tem ramificação monopodial, não apresentando derrama natural.
Sistemas de plantio: essa espécie aceita bem sombreamento, devendo ser plantada em plantiomisto. Ela rebrota da touça
.Crescimento e Produção
Há poucas informações sobre o crescimento do pau-alazão em plantios. Contudo, seu crescimento é lento.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): a madeira do pau-alazão é densa(0,92 g cm-3) (LORENZI, 2009).Cor: o cerne é indistinto do alburno, apresentando coloração acinzentada.
Características gerais: textura fina e grã direita.
Outras características: a madeira de E.multicostata é dura ao corte e resistente ao ataque de organismos xilófagos.
Produtos e Utilizações
Apícola: o pau-alazão é uma espécie compotencial melífero e produz néctar e pólen.Aproveitamento alimentar: quando maduros,os frutos dessa espécie são avermelhados; sãotambém comestíveis e saborosos (MOSIMANN;REIS, 1975/1976). Essa frutífera deve sercultivada em espaços amplos
Celulose e papel: a madeira dessa espécie é inadequada para esse uso.
Energia: Eugenia multicosta produz lenha deboa qualidade.
409Madeira serrada e roliça: a madeira do pau-alazão apresenta qualidades mecânicas médias, podendo ser usada em serrarias. Essa madeira tem aplicação na confecção de cabos de ferramentas e implementos agrícolas, peças torneadas e carrocerias.
Paisagístico: essa espécie possui alto potencial ornamental, sendo recomendada para arborização urbana.
Plantios com finalidade ambiental: essa espécie é indicada para compor plantios mistos destinados a áreas de preservação permanente.
Espécies Afins
O gênero Eugenia distribui-se em regiões tropicais e subtropicais da Europa, e com maior diversidade nas Américas, onde ocorrem mais de1.000 espécies, das quais 100 delas ocorrem no Brasil. Eugenia multicostata é dividida em duas variedades • Eugenia multicostata.• Eugenia octocostata.A variedade octocostata difere da variedade típica pelos alabastros pouco menores com o hipântio ovarial globoso, com apenas oito costas.