Madeiras brasileiras e exóticas
Oiti-da-Praia
Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas I
Ordem: Malpighiales – Em Cronquist (1981), é classificada em Rosales
Família: Chrysobalanaceae
Gênero: LicaniaBinômio específico: Licania tomentosa(Benth.) Fritsch
Primeira publicação: Ann. Naturh. Mus. Wien4:52. 1889.
Sinonímia botânica: Moquilea tomentosaBenth. (1840); Pleragina odorata Arruda daCamara ex Koster. (1816).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: em Alagoas, oiti-cagão; no Amazonas, oitizeiro; na Bahia, oiti e oiti-mirim; no Ceará, goiti, oiti e oiti-da-praia; em Pernambuco, oiti-da-praia; em Minas Gerais, no Estado do Rio de Janeiro e em Sergipe, oiti; e noRio Grande do Norte, oiti-trumbá.
Etimologia: o nome genérico Licania provém de calignia, nome vernacular da planta na Guiana Francesa, provavelmente um anagrama; o epíteto específico tomentosa é porque os ramos jovens são lanado-tomentosos.
Clima
Precipitação pluvial média anual: de600 mm, no Piauí, a 2.500 mm, em Pernambuco.
Regime de precipitações: as chuvas são periódicas.
Solos
Licania tomentosa ocorre em diversos tipos de solos, especialmente aqueles de textura arenosa.
Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: as sementes maduras podem ser derrubadas da árvore, batendo-se com vara nos galhos ou colhidas do chão. Em seguida, são espalhadas em terreiro amplo, para secagem ao sol, tendo-se o cuidado de revolvê-las, diariamente, com rodo ou rastelo, para evitar sua fermentação.
Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear as sementes em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro ou em tubetes de polipropileno de 120 cm³.
Germinação: é do tipo hipogeal e as plântulas são criptocotiledonares. A emergência tem início entre 10 e 89 dias após a germinação, com até23% de germinação .A muda fica pronta para plantio entre 4 e6 meses, após a semeadura.
Características Silviculturais
Licania tomentosa é uma espécie heliófila, que não tolera baixas temperaturas.
Hábito: apresenta forma irregular, sem dominância apical e ramificação pesada. A derrama natural é insatisfatória, necessitando de desrama ou de poda (de condução e dos galhos), frequente e periódica.
Sistemas de plantio: o oiti-da-praia deve ser plantado em plantio misto, posterior às espécies pioneiras, para garantir certo sombreamento durante seu desenvolvimento inicial.
Crescimento e Produção
Existem poucas informações sobre o comportamento do oiti-da-praia em plantios. Contudo, seu crescimento é lento .
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): a madeira do oiti-da-praia é densa(0,65 g cm-3 a 0,98 g cm-3 .
Cor: o alburno é quase indistinto do cerne, o qual é de coloração esbranquiçada.
Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: pode ser usada em construção civil e em obras hidráulicas.
Energia: a madeira do oiti-da-praia produz lenha de boa qualidade.
Celulose e papel: a madeira dessa espécie é inadequada para esse uso.
Alimentação animal: os frutos dessa espécie são consumidos por animais, principalmente por porcos.
Aproveitamento alimentar: Licania tomentosa é bastante cultivada pelo fato de seus frutos serem comestíveis in natura e conterem uma amêndoa rica em óleo.
Apícola: essa espécie tem grande potencial melífero, por produzir pólen e néctar de qualidade.
Paisagístico: Licania tomentosa é amplamente cultivada em quase todo o Brasil, sendo usada na arborização de Manaus, AM , no Estado de São Paulo , em Aracaju, ,e em Fortaleza, CE , com valores de 2,51% na contribuição do paisagismo, nos bairros Benfica e Jardim América. Essa espécie também integra a arborização de Brasília, DF, em pátios, ruas, mas apresentou sérios problemas em calçadas, por causa de suas raízes laterais, que quebram o calçamento e paredes de edificações próximas. No passado, até o oiti-mirim causou sérios problemas no Pátio da Embrapa Sede. Contudo, Licaniatomentos a compõe o paisagismo da Capital Federal, inclusive na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) e na BR–020, de Brasília, DF, até a cidade satélite de Sobradinho, também no Distrito Federal. Essa espécie é a segunda mais usada no paisagismo das praças em Aracaju, SE, representando cerca de 15,8% do total das árvores plantadas .
Plantios com finalidade ambiental: nas áreas devastadas e invadidas pelo sapê (Imperatabrasiliensis), essa espécie é uma das primeiras ase instalar.
Espécies Afins
Licania Aubl. é o maior gênero da famíliaChrysobalanaceae, com 214 espécies, das quais210 são neotropicais, uma africana e três malaias