Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Muquém

Muquém

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas I
Ordem: Fabales – Em Cronquist (1981), éclassificada em Rosales
Família: Fabaceae – Em Cronquist (1981), é classificada em LeguminosaeSubfamília: Mimosoideae
Gênero: AbiziaBinômio específico: Albizia inundata (Mart.)Barneby & J. W. Grimes
Primeira publicação: Mem. New York Bot.Gard. 74 (1); 238. 1996.
Sinonímia botânica: Albizia polyantha(Spreng. f) G. P. Lewis; Acacia inundata Mart.; Acacia poliantha K. Spreng.; Arthrosamaneapolyantha sensu Burkart.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Ceará, biguazeiro, bigueiro, canafístula,canafístula-de-boi, muquém e timbó-branco; emMato Grosso do Sul, biguazeiro, bigueiro e timbó-branco; e em Pernambuco, canafístula.Etimologia: o nome genérico Albizia é dedicadoa Filipe de Albizzi, nobre florentino do século 18,de cujo jardim se descreveu a primeira espécie, procedente dos bosques ao sul do Mar Cáspio, no Irã; o epíteto específico inundata se deve ao fato de a espécie ocorrer em várzeas periodicamente inundáveis.

Clima
Precipitação pluvial média anual: de600 mm, em Pernambuco, a 1.600 mm, em Mato Grosso.
Regime de precipitações: as chuvas são periódicas.

Solos
Albizia inundata prefere terrenos argilosos de beira de rios e de várzeas periodicamente inundáveis ou chapadões de barro vermelho e terrenos areno argilosos de baixios frescos.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos do muquém devem ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida, devem ser deixados ao sol, por alguns dias, para completar a abertura e liberaras sementes. Essas sementes são envoltas ,individualmente, num pequeno “envelope” e já podem ser consideradas “sementes” para efeito de semeadura, uma vez que a retirada da verdadeira semente do seu interior é muito trabalhosa.

Produção de Mudas
Semeadura: as sementes de A. inundata podem ser plantadas, diretamente, no local definitivo, sem que precisem ser semeadas. Depois que enraízam, dificilmente morrem, além de resistir emàs maiores secas.
Germinação: a germinação das sementes dessa espécie é epígea e as plântulas são fanerocotiledonares. A emergência ocorre de 7 a14 dias após a semeadura e geralmente a taxa de germinação é elevada..

Características Silviculturais
Albizia inundata é uma espécie heliófila, que não tolera baixas temperaturas.
Hábito: é variável, geralmente irregular, com perda de dominância apical e bifurcação desde a base ou com formação de galhos grossos, ainda que não seja rara a forma monopódica. Há ocorrência de derrama natural.
Sistemas de plantio: recomenda-se plantio misto. O muquém também multiplica-se por brotos de raízes.

Crescimento e Produção
Existem poucos dados sobre o crescimento de A.inundata em plantios. Contudo, seu crescimento é lento.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): a madeira dessa espécie é moderadamente densa (0,65 g cm -3).
Cor: o alburno e o cerne são pouco diferenciados, apresentando coloração acastanhada.
Características gerais: a madeira do muquém apresenta textura média e grã direita.
Outras características: essa madeira tem baixa resistência. Por isso, é pouco durável.

Produtos e Utilizações
Alimentação animal: no Nordeste brasileiro, o muquém é uma das mais valiosas espécies forrageiras. É que a rama e as vagens são altamente nutritivas e palatáveis.
Apícola: Albizia inundata é uma espécie de grande potencial melífero, produzindo néctar e pólen de boa qualidade.
Celulose e papel: a madeira dessa espécie é inadequada para esse uso.
Energia: produz lenha e carvão de boa qualidade, contudo, nos sertões cearenses, há uma crença popular de que a fumaça da lenha dessa espécie causa cegueira.
Madeira serrada e roliça: é empregada em obras internas, em construção civil, em marcenaria leve (entalhadura), em forros, em tábuas para divisão interna e em caixotaria. O cepo da madeira do muquém é usado por barbeiros, para afiar navalhas .O tronco do muquém é também aproveitado na confecção de coxos e gamelas.
Medicinal: na medicina popular, tanto o decocto (cozimento) como a infusão da cascado muquém são usados em banhos ou lavagens adstringentes em humanos. O macerado das raízes expostas, das brotações ou das sementes é usado por vaqueiros para lavar pisaduras e mordidas de morcegos em cavalos.
Paisagístico: a árvore é bastante ornamental, principalmente pela forma e delicadeza de sua copa, que proporciona boa sombra. Por isso, essa espécie é ótima para arborização urbana tanto de ruas como de praças .
Plantios com finalidade ambiental: é uma espécie recomendada para plantios heterogêneos de áreas degradadas, de preservação permanente.

Espécies Afins
Albizia Durazzini é um gênero pantropical com cerca de 120 a 140 espécies. Na América do Sul, são encontradas14 espécies arbóreas, a maior parte ocorrendo em Florestas Ombrófilas.

Jooble Neuvoo