Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Marizeiro

Marizeiro

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas I
Ordem: Fabales – Em Cronquist (1981), éclassificado em Rosales
Família: Fabaceae – Em Cronquist (1981), é classificado em LeguminosaeSubfamília: Faboideae (Papilionoideae)
Gênero: Geoffroea
Binômio específico: Geoffroea spinosa Jacq.
Primeira publicação: in Ann. N. Y. Acad. Sci.7:87 (1892)
Sinonímia botânica: Robinia striata Willd.(1803); Geoffroea superba Kunth (1809);Geoffroea striata (Willd.) Morong (1892).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Ceará, mari, marizeira e umari; em Minas Gerais, no Rio Grande do Norte e em Sergipe,marizeiro; na Paraíba, árvore-que-chora, mari emarizeiro; e em Pernambuco, mari e marizeiro.
Nomes vulgares no exterior: na Argentina, manduvi-guaicurú e maní, e no Equador, pepade vaca.
Etimologia: o nome genérico Geoffroea é de origem duvidosa; o epíteto específico spinosa refere-se à presença de espinhos, que são escassos ou ausentes

Clima
Precipitação pluvial média anual: de550 mm, na Bahia, a 1.600 mm, no Ceará. Locais identificados de ocorrência natural de marizeiro (Geoffroea spinosa), no Brasil.
Regime de precipitações: as chuvas são periódicas.

Solos
Geoffroea spinosa ocorre, naturalmente, nas várzeas e em solo aluvial argilo-silicoso, com pequena taxa de sal. O pH desses solos varia de4,3 a 4,8.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos do marizeiro devem ser colhidos no chão, sob a planta-mãe, logo após sua queda. Em seguida, devem ser deixados amontoados dentro de sacos de plástico durante alguns dias, até a polpa decompor-se parcialmente, para facilitar a remoção da semente. Geralmente, as sementes são encontradas no chão, já desprovidas da polpa, graças à ação predatória dos morcegos.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se proceder à semeadura em sacos de polietileno com 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, em tubetes de polipropileno (tamanho grande), ou eventualmente, em sementeiras, para posterior repicagem.
Germinação: as plântulas do marizeiro são cripto-hipógeas, com hipocótilo curto  A emergência ocorre de 5 a 8 dias, após a semeadura. O poder germinativo é variável, de 15% a 70%. As mudas atingem porte adequado para plantio, cerca de 6 meses após a semeadura.

.Características Silviculturais
Geoffroea spinosa é uma espécie heliófila, que não tolera o frio.
Hábito: em plantios, o marizeiro apresenta grande variação de formas, desde boa forma de fuste a inadequada, com presença de multitroncos. Essa espécie rebrota da touça.
Sistemas de plantio: recomenda-se plantio misto, em consorciação com espécies de rápido crescimento, entre as quais o angico-verdadeiro(Anadenanthera colubrina var. cebil) .

Crescimento e Produção
Existem poucas informações sobre o comportamento do marizeiro, em plantios. Contudo, essa espécie apresenta crescimento lento ou demorado.

Características da Madeira
Peso específico aparente (densidade aparente): a madeira de G. spinosa é moderadamente densa (0,66 g cm-3 a 0,80 g cm-3)
Cor: o alburno é amarelo-pálido, e o cerne é arroxeado.
Características gerais: a grã é moderadamente reta e finamente ondulada, com textura fina.

Produtos e Utilizações
Alimentação animal: as folhas constituem substancial ração para o gado. Aproveitamento alimentar: tanto em épocas de seca como em tempos de fartura, embora um pouco amargos, os frutos podem ser consumidos cozidos ou na forma de mingaus; as sementes também são comestíveis (assadas).Na Argentina, as sementes previamente tostadas constituem importante alimento para os indígenas .
Madeira serrada e roliça: a madeira do marizeiro é própria para caixotaria; é também aproveitada na fabricação de móveis populares e de pequenos objetos.
Energia: essa espécie produz lenha e carvão de boa qualidade.
Celulose e papel: a madeira do marizeiro é inadequada para esse uso.
Apícola: Geoffroea spinosa é uma espécie de grande potencial melífero, produzindo néctar e pólen, matérias-primas que garantem mel de boa qualidade.
Medicinal: dos frutos do marizeiro é extraída uma massa (mesocarpo), tida como peitoral e vermífuga . O chá feito comas folhas misturadas com os brotos tem efeito emenagogo e antidiarreico.
Paisagístico: por sua beleza natural, espécie de grande apelo paisagístico.
Plantios com finalidade ambiental: frequentemente, nessa espécie ocorre um fenômeno conhecido como gutação (água vertida dos brotos em abundância), no início da estação chuvosa, chegando a molhar a terra. Os sertanejos “adivinhadores de chuva” consideram o fato “sinal de bom inverno” ou de chuvas abundantes.

Espécies Afins
Geoffroea Jacqu., conta com três espécies sul-americanas, desde a Venezuela e a Colômbia, até a Argentina.Geoffroea de corticans (Gillies ex Hook & Arn.)Burkart ocorre no Peru, na Bolívia, no Chile, no Paraguai (Chaco), no norte e no centro da Argentina, e no oeste do Uruguai

Neuvoo Jooble