Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Mama-Cadela

Mama-Cadela

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas I
Ordem: Rosales – Em Cronquist (1981), é classificada em Urticales
Família: MoraceaeGênero: Brosimum
Binômio específico: Brosimum gaudichaudiiTrécul – (Tréc.)
Primeira publicação: Ann. Sci. Nat. Bot., sér. 3,8: 140. 1847.
Sinonímia botânica: Brosimum aubletiiPopp. & Endl.; Brosimum discolor Schott;Brosimum panamensis (Pitt.) Standl.; Alicastrumgaudichaudii (Trécul) Kuntze (1891).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: na Bahia, amora-vermelha, cuíba, leiteira e mama-cadela; no Ceará, conduru e inharé; no Distrito Federal, algodãozinho, irerê e mama-cadela; no Espírito Santo, leiteira; em Goiás,bureré e mama-cadela; em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, algodãozinho e mamica-de-cadela; em Minas Gerais, mama-cadela,mamica-de-cadela e maminha-cadela; na Paraíba,conduru, inharé e quiri; no Piauí, inharé; no Estado do Rio de Janeiro, apê; e no Estado de São Paulo, mamica-de-cadela.
Etimologia: o nome genérico Brosimum significa “fruto comestível”; o epíteto específico gaudichaudii é em homenagem ao botânico francês Gaudichaud.

Clima
Precipitação pluvial média anual: de830 mm, no Pico das Almas, BA, a 2.200 mm, em Mato Grosso.
Regime de precipitações: as chuvas são periódicas.

Solos
Brosimum gaudichaudii ocorre, naturalmente, em solos de fertilidade média a alta, bem drenados e com textura arenosa a franco-argilosa.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos dessa espécie devem ser colhidos diretamente da árvore, quando adquirirem a coloração amarela e iniciarem a queda, ou podem ser recolhidos no chão. Em seguida, devem ser amontoados em saco plástico, até a decomposição parcial da polpa, para facilitar a remoção das sementes. Cada planta produz de 30 a 100 frutos .

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear a mama-cadela diretamente nos recipientes (sacos de polietileno ou em tubetes, tamanho médio).Germinação: é epígea e as plântulas são fanerocotiledonares. A emergência tem início de30 a 40 dias após a semeadura. Geralmente, a taxa de germinação é superior a 50%. As mudas atingem tamanho adequado para plantio de 5 a7 meses após a semeadura.

Características Silviculturais
A mama-cadela é uma espécie heliófila, medianamente tolerante a baixas temperaturas.
Hábito: apresenta forma tortuosa, sem dominância apical definida, com ramificação pesada, bifurcações e com multitroncos. Apresenta, também, derrama natural fraca, devendo sofrer podas frequentes (de condução e dos galhos).Sistemas de plantio: Brosimum gaudichaudii deve ser plantada em plantio misto ou em abertura de faixas em vegetação secundária, e em plantio em linhas.

Crescimento e Produção
Há poucos dados de crescimento sobre essa espécie, em plantios. Contudo, informação pessoal afirma que seu crescimento é lento.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): a madeira da mama-cadela é moderadamente densa (0,72 g cm -3).
Cor: o alburno e o cerne são pouco diferenciados, apresentando coloração marrom-acastanhada.
Características gerais: textura média e grã direita.
Outras características: quando exposta a intempéries, a madeira de B. gaudichaudii é de baixa durabilidade.

Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: a árvore dessa espécie fornece madeira de pequenas dimensões.
Energia: a mama-cadela produz lenha de boa qualidade.
Celulose e papel: Brosimum gaudichaudii é uma espécie inadequada para esse uso.
Constituintes químicos: os frutos dessa espécie encerram uma furocumarina(bergapteno) e são “comumente mastigados até que se obtenha uma goma de mascar (de odor e sabor característicos), que eles contêm”.
Aproveitamento alimentar: a polpa dos frutos é amarelada, podendo ser consumida in natura ou na forma de doces e de bebidas. Depois de secas e trituradas, as cascas de B. gaudichaudii são usadas para aromatizar tabaco de cachimbo. Enquanto queimam com o tabaco, liberam uma fumaça que rescende levemente a cumarina, o componente predominante .
Apícola: a mama-cadela tem potencial melífero, com produção de néctar e de pólen.
Medicinal: em algumas regiões do País, as raízes, as cascas e as folhas são amplamente empregadas na medicina popular . A casca da raiz, na forma de garrafadas, é importante como depurativo do sangue e contra intoxicação .Em Santo Antônio do Leverger, MT, o extrato das raízes, das folhas e da casca do caule dessa espécie é indicado no tratamento do vitiligo e de outras doenças dermatológicas

Espécies Afins
O gênero Brosimum Swartz, descrito em 1788,compreende cerca de 13 espécies distribuídas do México ao Paraguai

Jooble Neuvoo