Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Chichá

Chichá

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas II
Ordem: MalvalesFamília: Malvaceae – Em Cronquist (1981), é classificada em Sterculiaceae
Gênero: Sterculia
Binômio específico: Sterculia curiosa (Vell.)Taroba
Primeira publicação: in Notes Roy. Bot. Gard.Edinburgh 42(1): 125. 1984.
Sinonímia botânica: Mateatia curiosa Vell.1825 (1829); Sterculia chicha sensu Schumann(1886).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: na Bahia, samuma-branca; no Espírito Santo,embira-quiabo; em Minas Gerais, arichicháe chichá; e no Estado de São Paulo, ararixá,castanha, chicha e coaxixa.
Etimologia: o nome genérico Sterculia é uma homenagem a Stercus, deus pagão das imundícies, por causa do forte cheiro das flores em plantas do gênero; o epíteto específico curiosa é de origem desconhecida. O nome vulgar chichá vem do tupi chi e uá que significa “fruto repulsivo”

Clima
Precipitação pluvial média anual: de1.100 mm, no Estado do Rio de Janeiro a2.100 m, na Bahia. Locais identificados de ocorrência natural de chichá (Sterculia curiosa), no Brasil.
Regime de precipitações: as chuvas são periódicas.

Solos
Sterculia curiosa vegeta em solos variados, desde os bastante úmidos; em várzeas alagadas, até altos dos morros. Contudo, desenvolve-se melhor em solo permeável, profundo, drenado, rico em matéria orgânica e de fertilidade alta.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: a colheita de sementes em boas condições para germinar não é fácil. Raramente, encontram-se sementes germinadas debaixo das árvores. É comum acharem-se os frutos cheios delas, fermentados sobre o solo. Isso prova que eles já caíram da árvore estragados porque, de outro modo, seriam consumidos pelos animais silvestres. As sementes de Sterculia curiosa devem ser extraídas dos frutos maduros, pois em poucos dias fermentam e não mais germinam.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear as sementes dessa espécie diretamente em sacos de polietileno, ou em tubetes, tamanho médio.
Germinação: é epígea e as plântulas são fanerocotiledonares. A emergência tem início em21 dias. A repicagem pode ser feita 7 dias após a germinação. As mudas estão aptas para plantio, em 5 meses.

Características Silviculturais
Sterculia curiosa é uma espécie heliófila e não tolera baixas temperaturas.
Hábito: essa espécie apresenta arquitetura segundo o modelo de Aubréville, constituído por tronco monopodial, com galhos plagiotrópicos por aposição .

Crescimento e Produção
Existem poucos dados sobre o crescimento do chichá, em plantios. Contudo, seu crescimento é moderado.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): a madeira é leve (0,50 g cm -3).
Massa específica básica (densidade básica): madeira leve 0,39 g cm -3 a 0,50 g cm-3
.Cor: a madeira dessa espécie é branca.
Características gerais: grã revessa e textura fina.

Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: madeira de qualidade inferior para obras internas, sendo recomendada para tabuado de forro, fósforos, molduras e para confecção de caixas. É também indicada como isolante térmico e sonoro.
Energia: produz lenha de péssima qualidade.
Celulose e papel: essa espécie é adequada para produção de pasta para papel.
Aproveitamento alimentar: as sementes ou amêndoas são comestíveis e muito apreciadas tanto cozidas como torradas, chegando mesmo a ser confundidas com a castanha-da-amazônia (Bertholletia excelsa). O sabor dessas amêndoas é muito agradável e recorda um pouco o do amendoim .As sementes de S. curiosa contêm de 40% a65% de óleo alimentício finíssimo, doce, aplicado na culinária, na indústria de sabões e como combustível, na iluminação das residências, no interior. Esse óleo serve para lubrificar peças delicadas.
Apícola: é uma planta de potencial apícola.
Artesanato: os verticilos dos frutos são valiosos para arranjos secos.
Medicinal: as folhas contusas – usadas em cataplasmas ou emplastros – gozam de propriedades resolutivas
Paisagístico: Sterculia curiosa é uma espécie com grande apelo paisagístico. Fora de sua área de ocorrência natural, é plantada em vários locais.
Plantios com finalidade ambiental: em decorrência do seu rápido crescimento, seria aconselhável seu plantio. Certas espécies de orquídeas têm, nessa árvore, seu melhor suporte. Crescimento de Sterculia curiosa, em plantios mistos, no Paraná e no Estado de São Paulo.

Principais Pragas

Os frutos de S. curiosa são atacados por uma mosca, cujas larvas colocadas em insetário evoluem para adultos em 45 dias

Espécies Afins
O gênero Sterculia foi estabelecido por Linnaeus,  1753. Apresenta cerca de 200 espécies, originárias das regiões tropicais dos hemisférios Norte e Sul, sendo que desse total, 11 ocorrem no Brasil, das quais 9 ocorrem na Hileia Amazônica

Jooble Neuvoo