Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Caujujão

Caujujão

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Asterídeas
Ordem: Ericales
Família: Styracaceae
Gênero: StyraxBinômio específico: Styrax acuminatus Pohl.
Primeira publicação: in Pl. Bras. 2: 58, t. 138.1831.
Sinonímia botânica: Strigilia acuminata (Pohl)Miers (1851-1861); Styrax alutaceum Seub.(1868); Styrax acuminatus var. alutacens (Seub.)Perk. (1912).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: em Minas Gerais, laranjeira; noParaná, cajujo, canela, canelinha, caujujão epeito-de-pomba; no Rio Grande do Sul, pau-de-remo; em Santa Catarina, pau-de-remo e pororoca; e no Estado de São Paulo, bajueiro,bejueiro, estoraque, estoraque-do-campo,estoraque-do-cerrado, estoraque-do-mato,estoraque-liso, jacupira, jacutinga e jaguatinga.Etimologia: o nome genérico Styrax é originado do antigo nome grego do “estoraque” (Styraxofficinalis L.); o epíteto específico acuminatus é porque as folhas são acuminadas

Clima
Precipitação pluvial média anual: de1.300 mm, no Estado de São Paulo, a 1.900 mm, no Rio Grande do Sul.
Regime de precipitações: as chuvas são uniformes.

Solos
Styrax acuminatus ocorre, espontaneamente, em terrenos rasos a profundos e de fertilidade variável, a maioria das vezes solos pobres e ácidos, com textura que varia de franca a argilosa, úmidos e bem drenados. O pH desses solos varia de 3,5 a 5,5.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos de S.acuminatus devem ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciarem queda espontânea, ou recolhidos do chão, após a queda. Em seguida, devem ficar amontoados durante alguns dias, até iniciar a decomposição da polpa, quando as sementes devem ser extraídas em água corrente, numa peneira.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear uma semente em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno, tamanho médio. Quando necessária, a repicagem deve ser feita5 a 6 semanas após a germinação ou quando a plântula atingir de 5 cm a 7 cm de altura.
Germinação: é epígea e as plântulas são fanerocotiledonares. A emergência tem início de 25 a 35 dias após a semeadura. O poder germinativo é alto, até 80%. O tempo de permanência em viveiro é de no mínimo 6 meses.

Características Silviculturais
Styrax acuminatus é uma espécie esciófila, que tolera baixas temperaturas.
Hábito: apresenta forma levemente tortuosa, com dominância apical definida, além de ramificação pesada e bifurcações. Também apresenta derrama natural fraca, devendo sofrer podas frequentes (de condução e dos galhos).

Crescimento e Produção
Existem poucos dados disponíveis sobre o crescimento dessa espécie, em plantios. Contudo, seu crescimento é lento.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): a madeira do caujujão é leve a moderadamente densa (0,48 g cm-3 a 0,59 g cm-3)
Cor: a madeira de S. acuminatus é marrom, com cerne castanho-claro, levemente rosado (mais escuro que o alburno).
Características gerais: a superfície da madeira dessa espécie é lisa ao tato, com escasso brilho natural; apresenta grã direita; a textura é muito fina e homogênea; também apresenta gosto e cheiro indistintos; o veteado é suave, ainda que apresente ligeiros tons castanhos.
Outras características: Styrax acuminatusfornece madeira branca, muito macia e fácil de se trabalhar.

Produtos e Utilizações
Celulose e Papel: a madeira do caujujão é indicada para esse uso.
Energia: produz lenha de boa qualidade.
Madeira serrada: a madeira de S. acuminatus é própria para obras internas e trabalhos de carpintaria.
Paisagístico: pela cor prateada, pelo formato da copa e pela beleza das flores, essa espécie é indicada para fins ornamentais e paisagísticos.
Plantios com finalidade ambiental: Styraxacuminatus é uma espécie importante para recuperar reserva legal e restaurar área de preservação permanente, inclusive de ambientes luviais ou ripários (Matas Ciliares).
Resina: provavelmente, o caujujão forneçaestoraque – bálsamo extraído da resina produzida por arbustos da família das Estiracáceas – ou outro produto idêntico

Espécies Afins
O gênero Styrax Tournef. ex L. foi estabelecido em 1753, e constam cerca de 160 espécies dispersas pelas regiões tropicais e temperadas, com exceção da África

Jooble Neuvoo