Madeiras brasileiras e exóticas
Castanha-da-Praia
Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas II
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae – Em Cronquist (1981), é classificada em Bombacaceae
Gênero: PachiraBinômio específico: Pachira glabra Pasquale –(Pasq.)
Primeira publicação: Rendiconti Reale Accad.Sci. Fis. 7: 18. 1868.
Sinonímia botânica: Pachira glabra Pasq.(1868); Bombax columellatum Buxb; Bombaxglabrum (Pasq.) A. Robyns; Bombacopsis glabra(Pasq.) A. Robyns.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: na Bahia, castanha-do-pará-branca; em Mato Grosso do Sul, e no Estado de São Paulo, castanha-do-maranhão e embiruçu-da-casca-lisa.
Etimologia: o nome genérico Bombacopsis vem do gênero Bombax e do grego ópsis (parecência);parecido com Bombax oepíteto específico glabra significa “sem pelos”.
Clima
Precipitação pluvial média anual: de 1.000 mm, no Estado do Rio de Janeiro, a 2.700 mm, no Estado de São Paulo.
Regime de precipitações: as chuvas são periódicas.Locais identificados de ocorrência natural de castanha-da-praia (Pachira glabra), no Brasil.
Solos
Pachira glabra ocorre, naturalmente, em várzeas aluviais. O pH desses solos varia de 4,6 a 5,2
Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos dessa espécie devem ser colhidos, diretamente, da árvore, quando iniciarem a abertura, ou do chão, após sua queda. Após a colheita dos frutos na árvore, deve-se levá-los ao sol, para completar a abertura e a liberação das sementes.
Produção de Mudas
Semeadura: semear uma semente diretamente em saco de polietileno contendo com o substrato areia e solo (1:2) adubado com NPK(4-14-8,2 kg m-2 de solo) ou em tubetes de polipropileno, tamanho grande.
Germinação: é do tipo epigeal e as plântulas são fanerocotiledonares. A emergência tem início de 5 a 10 dias após a semeadura.
Características Silviculturais
Pachira glabra é uma espécie heliófila. Tolera apenas geadas fracas.
Hábito: apresenta crescimento monopodial coma inserção dos galhos em pseudo-verticilos. Não apresenta derrama natural. de plantio: essa espécie pode ser plantada em plantios mistos.
Crescimento e Produção
Há poucas informações sobre o crescimento da castanha-da-praia em plantios .Contudo, seu crescimento é moderado.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): a madeira dessa espécie é muito leve.
Cor: o alburno e o cerne são pouco diferenciados, apresentando coloração esbranquiçada.
Outras características: Pachira glabraapresenta madeira mole, de tecido frouxo e de baixa durabilidade natural.
Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: a madeira da castanha-da-praia é usada na confecção de objetos leves como caixotes, réguas e brinquedos.
Energia: essa espécie não é recomendada para produção de energia.
Celulose e papel: a madeira de P. glabra não é recomendada para essa finalidade. Aproveitamento alimentar: as sementes ou castanhas são comestíveis, principalmente torradas; são também usadas como
Paisagístico: por suas folhas e flores grandes, a castanha-da-praia é uma espécie largamente usada como ornamental em quase todo o Brasil, exceto nas regiões mais frias.
Plantios com finalidade ambiental: Pachiraglabra pode ser plantada em áreas degradadas de preservação permanente, pois proporciona farta alimentação para a fauna.
Espécies Afins
Pachira Aubl. é um gênero com distribuição neotropical e cerca de 26 espécies. É reconhecido pelos folíolos articulados, pétalas planas e estames agrupados em dez falanges distintas a partir do tubo estaminal