Madeiras brasileiras e exóticas
Cambará-de-Mato-Grosso
Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Rosídeas
Ordem: Myrtales – Em Cronquist (1981), éclassificado em Polygalales
Família: Vochysiaceae
Gênero: VochysiaBinômio específico: Vochysia divergens Pohl
Primeira publicação: Pl. Bras. Icon. Descr. 2:19. 1828.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul,camará, cambará e cambará-branco; e no Paraná, cambará-de-mato-grosso.
Etimologia: o nome genérico Vochysia é uma latinização do nome vernacular vochy da planta na Guiana, aplicado por Aublet, em 1775, ao descrever Vochy guianensis, a espécie tipo do gênero e o mais antigo exemplar de Vochysia conhecido ; o epíteto específico divergens significa “divergente” ou “cores distintas dos lados da folha”
O nome vulgar cambará vem de kamará, em tupi, ou camba-acá-ará, ou seja, “folha e cascas rugosas” ou “mato triste
Clima
Precipitação pluvial média anual: de1.000 mm, em Mato Grosso, a 2.550 mm, no norte de Mato Grosso.
Regime de precipitações: as chuvas são periódicas.
Solos
Vochysia divergens é indiferente às condições físicas e químicas do solo, característica de áreas de Cerrado, onde o solo é pobre em nutrientes, com textura arenosa.
Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos do cambará-de-mato-grosso devem ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciarem a abertura. Em seguida, devem ser expostos ao sol, para completar a abertura e a liberação das sementes.
Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear 2 sementes diretamente em sacos de polietileno de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro ou em tubetes de polipropileno, tamanho grande.
Germinação: é epígea e as plântulas são fanerocotiledonares. A emergência tem início de 40a 70 dias após a semeadura. Geralmente, a taxa de germinação é maior que 40%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para plantio no local definitivo, entre 4 e 5 meses. Cuidados especiais: na produção de mudas de V. divergens, Não recomendado sombreamento.
Características Silviculturais
O cambará-de-mato-grosso é uma espécie heliófila e tolera geadas fracas.
Hábito: é irregular, com crescimento monopodial na fase jovem e sem dominância apical definida, na fase adulta.
Sistemas de plantio: Vochysia divergens pode ser plantada a pleno sol, em plantio puro, ou em plantio misto, a pleno sol.
Crescimento e Produção
Existem poucos dados sobre o crescimento do cambará-de-mato-grosso em plantios. Contudo seu crescimento é lento.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): a madeira de V. divergens é moderadamente densa (0,66 g cm-3), a 15% de umidade.
Cor: o alburno é pouco diferenciado do cerne, apresentando coloração esbranquiçada.
Características gerais: a espécie apresenta textura média e grã direita. Crescimento de Vochysia divergens, em plantios mistos, no Paraná.
Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: a madeira do cambará-de-mato-grosso é usada apenas localmente, na confecção de canoas, cochos, gamelas, caixas, brinquedos, etc. Essa madeira é também aproveitada em tabuado em geral, e em miolo de compensado.
Energia: Vochysia divergens produz lenha de boa qualidade.
Celulose e papel: a madeira dessa espécie é recomendada para produção de celulose.
Apícola: o cambará-de-mato-grosso é uma espécie de grande potencial melífero, produzindo néctar e pólen.
Medicinal: em Santo Antônio do Leverger, MT, a casca, as folhas e a seiva de V. divergens são usadas na medicina popular, no tratamento de gripe e de tosse . Já o chá das folhas é recomendado para aliviar os sintomas da asma.
Paisagístico: durante a floração, a árvore é bastante ornamental, podendo ser usada, com sucesso, no paisagismo em geral.
Plantios com finalidade ambiental: Vochysiadivergens é uma espécie importante para restaurar ambientes fluviais e ripários (Mata Ciliar) e para recuperar áreas de preservação permanente.
Espécies Afins
O gênero Vochysia Aublet. compreende cerca de 130 espécies, tornando-se o maior gênerodas Vochysiaceae, com cerca de 250 espécies, uma família quase exclusivamente neotropical.Vochysia distribui-se do sul do México até Santa Catarina, com muitas espécies ocorrendo, sobretudo, na região Amazônica. Entre essas130 espécies, cerca de 80 ocorrem no Brasil.