Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Butiá-da-Serra

Butiá-da-Serra

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Monocotiledôneas
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae – Em Cronquist (1981), é classificada em Palmae
Gênero: Butia
Binômio específico: Butia eriospatha (Martiusex Drude) Beccari – (Mart. ex Drude) Becc.
Primeira publicação: Beccari, Agric. Coloniale10: 496. 1916.
Sinonímia botânica: Butia eriospatha(Mart.) Becc. subsp. punctata Bomhard; Cocoseriospatha Mart. ex Drude. (1881); Cocosblumenavia Hort. (1910); Syagrus eriospatha(Mart. ex Drude) Glassman. (1970).
Nomes Vulgares por Unidades da Federação: no Paraná e no Rio Grande do Sul,butiazeiro; em Santa Catarina, butiá-azedo, butiá-branco e butiá-da-serra.
Etimologia: o nome genérico Butia é uma corrutela do nome indígena mbotia que, por sua vez, vem de mbo (fazer) e tia (dente incurvo), em alusão aos dentes que guarnecem lateralmente o pecíolo da folha do butiazeiro; o epíteto específico eriospatha vem do grego erion (lã) e spatha(espata), referência à espessa lanugem castanha na parte externa da espata

Clima
Precipitação pluvial média anual: de1.200 mm, em Santa Catarina, a 2.300 mm, no Paraná.
Regime de precipitações: as chuvas são uniformes.

Solos
Butia eriospatha ocorre, naturalmente, em afloramentos rochosos, em solos rasos de textura Locais identificados de ocorrência natural de butiá-da-serra (Butia eriospatha), no Brasil. Sílico-argilosa e com fertilidade baixa a alta. Quanto ao relevo, essa espécie desenvolve-se tanto em relevo ondulado como em relevo forte ondulado.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: o fruto do butiá-da-serra é colhido quando maduro, ocasião em que as sementes podem ser extraídasmanualmente

Produção de Mudas
Semeadura: é feita em recipientes individuais, com 1 cm de terra em cobertura.
Germinação: é hipógea e as plântulas são criptocotiledonares. A emergência das plântulas ocorre aproximadamente 6 meses após a semeadura. O poder germinativo é superior a60%. As mudas atingem porte adequado para plantio, cerca de 12 meses após a semeadura.

Características Silviculturais
O butiá-da-serra é uma espécie essencialmente heliófila e tolerante a geadas.
Sistemas de plantio: Butia eriospatha pode ser plantado a pleno sol, tanto em plantios puros como em plantios mistos.

Crescimento e Produção
Existem poucos dados sobre o crescimento de B.eriospatha em plantios. Contudo, seu crescimento é lento

.Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): 0,80 g cm-3.Cor: a madeira do butiá-da-serra apresenta coloração parda.
Características gerais: a madeira dessa espécie é dura e fibrosa.

Produtos e Utilizações
Apícola: Butia eriospatha é uma espécie de grande potencial melífero, com produção de néctar e de pólen.
Aproveitamento alimentar: os frutos de B.eriospatha são comestíveis e ricos em vitamina. Por isso, na região Sul, essa espécie é cultivada em pomares domésticos.
(Artesanato: na região de Lebon Regis, SC, os butiazais são consideráveis, a ponto de abrigar a instalação de pequenas indústrias que aproveitam as fibras de suas folhas no fabrico de crina vegetal, chapéus, cestas, etc.)
.Celulose e papel: a madeira de B. eriospatha é inadequada para esse uso.
Energia: suas espatas produzem lenha de boaqualidade.
Medicinal: na medicina popular, o chá da flor do butiá-da-serra é indicado no combate ao amarelão e como calmante, para equilibrar o sono; ainda segundo os saberes dessa medicina, a polpa do fruto, consumida in natura, ajuda a eliminar o ácido úrico
Paisagístico: o Butia eriospatha é uma espécie muito ornamental e amplamente usada em paisagismo, principalmente no Sul do País. É também recomendada para paisagismo rodoviário .
Plantios com finalidade ambiental: o butiá-da-serra está relacionado entre as 100 principais espécies nativas do Sul do Brasil, em programas de reflorestamento

Espécies Afins
O gênero Butia (Beccari) Beccari compreende sete espécies nativas da América do Sul e ocorre na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai.

Neuvoo Jooble