Madeiras brasileiras e exóticas
Bracunhá
Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Asterídeas
Ordem: Ericales
Família: Symplocaceae
Gênero: SymplocosSubgênero: Microsymplocos
Binômio específico: Symplocos glanduloso-marginata Hoehne
Primeira publicação: Arquiv. Bot. Est. S.Paulo, n.s. form. maior 1(1): 37. 1938.
Nomes vulgares por Unidades da Federação :no Paraná, bracunhá; e em Santa Catarina, canela-falsa.
Etimologia: o nome genérico Symplocos significa “enlaçar, atar”, referindo-se aos filetes concrescidos em feixes ;o epíteto específico glanduloso-marginata deve-se ao caráter morfológico, constituído por uma série de pequenas glândulas negras muito próximas entre si, sobre a margem da folha e visível pela face abaxial.
Clima
Precipitação pluvial média anual: de 1.300 mm a 2.000 mm, no Estado de São Paulo.
Regime de precipitações: as chuvas são uniformes.
Solos
Symplocos glanduloso-marginata ocorre, naturalmente, em solos com fertilidade baixa. Normalmente, esses solos apresentam baixos teores de cátions trocáveis, altos teores de alumínio (Al) e baixo pH. Essa espécie tolera solos úmidos e bem drenados.
Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos de bracunhá devem ser colhidos quando começam a ser procurados por aves e a mudar de cor, do verde-claro para roxo-escuro. Após a colheita, são colocados em recipiente com água, por 12 a 24 horas, para que a polpa amoleça. Em seguida, são macerados sobre peneiras, em água corrente, para que as sementes se desprendam da polpa carnosa. Após a extração, as sementes são postas em peneiras em ambiente ventilado, para secagem.
.Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear em sacos de polietileno de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro ou em tubetes de polipropileno, tamanho médio. Em sementeiras, a repicagem deve ser feita de 3 a 5 semanas, após a germinação.
Germinação: é epígea e as plântulas são fanerocotiledonares. A emergência tem início de 25 a 55 dias após a semeadura. O poder germinativo é baixo (até 50%). As mudas atingem porte adequado para plantio, cerca de6 meses após a semeadura.
Características Silviculturais
Symplocos glanduloso-marginata é uma espécie esciófila, tolerante ao frio.
Hábito: apresenta crescimento monopodial, com galhos finos. Verifica-se boa derrama natural na regeneração natural, onde ocorre em alta densidade.
Sistema de plantio: o bracunhá pode ser plantado a pleno sol, em plantio misto, associado com espécies pioneiras ou no tutoramento de espécies secundárias-clímax, em terrenos úmidos. Essa espécie brota, vigorosa, da touça ou cepa.
Crescimento e Produção
Existem poucos dados sobre o crescimento do bracunhá em plantios. Contudo, seu crescimento é lento.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): madeira leve (0,45 g cm-3).Cor: o alburno e o cerne são brancos e pouco diferenciados.
Características gerais: apresenta textura fina e grã direita
.
Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: madeira sem valor comercial.
Energia: lenha com baixo poder calorífico.
Celulose e papel: Symplocos glanduloso-marginata é uma espécie adequada para esse uso.
Apícola: o bracunhá é uma espécie com potencial melífero e produz néctar e pólen.
Plantios com finalidade ambiental :Symplocos glanduloso-marginata é ótima em restauração de ambientes fluviais ou ripários(Mata Ciliar).
Espécies Afins
Atualmente, o gênero Symplocos Jacq. tem de230 a 250 espécies distribuídas em quase todas as regiões tropicais, exceto na África. O principal centro de diversidade genética desse gênero é no sudeste asiático, onde ocorrem cerca de140 espécies. O centro de diversidade genético secundário desse gênero é na América do Sul, com40 espécies no Brasil e cerca de 60 espécies n aregião andina.Symplocos glanduloso-marginata é facilmente confundida com S. tenuifolia e com S. glaziovii. Essas espécies distinguem-se pelas forma se glândulas das folhas. Em S. glanduloso-marginata, as glândulas são pequenas e muito próximas entre si; em S. tenuifolia, são grandes, distantes entre si, sendo encontradas em folhas muito jovens, mas de caducidade precoce.