Madeiras brasileiras e exóticas
Baga-de-Macaco
Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Euasterídeas I
Ordem: Gentianales – Em Cronquist (1981),é classificada em Rubiales
Família: Rubiaceae
Gênero: Posoqueria
Binômio específico: Posoqueria latifolia(Rudge) Schult.
Primeira publicação: in Roem. & Schult., Syst.Veg. 5. 227. 1819.Sinonímia botânica: Posoqueria macropus Martius.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: na Bahia, arariba; no Distrito Federal, bacupari-de-macaco; no Espírito Santo, fruta-de-macaco; emMato Grosso do Sul, açucena-do-mato; em Minas Gerais, açucena-da-mata, flor-de-mico e fruta-de-macaco; no Pará, açucena-do-mato; no Paraná, baga-de-macaco; no Estado do Rio de Janeiro, açucareira-do-mato, açucena-da-mata e araçá-da-praia; em Santa Catarina, baga-de-macaco, fruta-de-macaco, fruto-de-macaco e laranja-de-macaco; no Estado de São Paulo, açucena-do-mato,araçá-do-brejo, araçá-da-praia, bacopari-miúda,bacupari-miúdo, flor-de-mico, fruta-de-macaco,fruto-de-macaco, jenipapinho, mão-de-macaco,papa-terra, pau-de-macaco, pau-macaco; no Rio Grande do Sul, baga-de-macaco, fruto-do-macaco e laranja-de-macaco.
Etimologia: o nome genérico Posoqueria tem origem nos índios Galibis, da Guiana Francesa, que o chamam de posoqueri ; o epíteto específico latifolia provém do latim(latifolius, latifolia), que significa “folha larga
Clima
Precipitação pluvial média anual: de830 mm, na Bahia, a 3.000 mm, no Estado de São Paulo.
Regime de precipitações: as chuvas são periódicas.
Solos
Posoqueria latifolia ocorre em planícies aluviais, em solos úmidos, com textura argilosa e de boa fertilidade natural.
Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos da baga-de-macaco devem ser colhidos diretamente da árvore, quando adquirirem coloração amarela ou quando se perceber frutos parcialmente comidos. Em seguida, devem-se abri-los, manualmente, para se extrair as sementes.
Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear as sementes dessa espécie em sementeiras e depois repicar as plântulas para sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, ou em tubetes de poliproprileno pequenos. A repicagem pode ser feita 3 a 5 semanas após a germinação.
Germinação: é do tipo epigeal e as plântulas são fanerocotiledonares. A emergência inicia de50 a 60 dias após a semeadura e geralmente a taxa de germinação é baixa. As mudas ficam prontas para plantio em 6 a 7 meses.
Características Silviculturais
Posoqueria latifolia é uma espécie esciófila, medianamente tolerante a temperaturas baixas.
Hábito: é variável, geralmente irregular, com perda de dominância apical e bifurcação desde a base ou com formação de galhos grossos, ainda que não seja rara a forma monopódica. A baga-de-macaco deve sofrer poda corretiva e desramas periódicas, para aumentar a altura comercial. Essa espécie rebrota da touça ou da cepa com facilidade, quando cortada ou queimada.
Sistemas de plantio: Posoqueria latifolia é recomendada para plantio misto ou em capoeira, abrindo-se faixas na vegetação matricial e plantio em linhas.
Crescimento e Produção
Há poucas informações sobre o crescimento de P.latifolia em plantios. No entanto, seu crescimento é lento.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): a madeira da baga-de-macaco é moderadamente densa (0,70 g cm -3).
Cor: o alburno e o cerne são indistintos e apresentam coloração castanho-clara.
Características gerais: apresenta textura homogênea; e grã direita.
Outras características: a madeira dessa espécie é flexível, de boa resistência mecânica, e moderadamente durável, mesmo quando exposta
.Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: a madeira da baga-de-macaco é ótima para uso interno em carpintaria, pequenas obras de marcenaria, serviços de torno, confecção de peças de adorno cabos de ferramentas e bengala.
Energia: a baga-de-macaco é uma espécie recomendada para lenha e carvão.
Celulose e papel: a madeira de P. latifolia é inadequada para esse uso.
Alimentação animal: os frutos são muito procurados por aves e macacos.
Aproveitamento alimentar: os frutos são comestíveis e têm sabor adocicado.
Apícola: espécie de potencial melífero, produzindo pólen e néctar.
Paisagístico: pela beleza da copa, a árvore é indicada para uso ornamental, podendo ser usada, com sucesso, em paisagismo.
Plantios com finalidade ambiental: a árvore é muito recomendada para compor plantios heterogêneos destinados à recuperação da vegetação de áreas degradadas.
Espécies Afins
Posoqueria Aublet é um gênero neotropical, com14 espécies, ocorrendo desde o Sul do México, na América Central, até o Sul do Brasil, no Rio Grande do Sul .Dessas 14 espécies, 8 ocorrem no Brasil. Em decorrência de sua ampla distribuição geográfica, P. latifolia apresenta acentuado polimorfismo.