Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Ariticum-de-Porco

Ariticum-de-Porco

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Magnoliídeas
Ordem: Magnoliales
Família: Annonaceae
Gênero: AnnonaBinômio específico: Annona rugulosa(Schltdl.) H. Rainer
Primeira publicação: De AnonaceisBrasiliensibus Herbarii Regii Berolinensis.Linnaea. v. 9, p. 318. 1835.
Sinonímia botânica: Rollinia glaziovii R. E.Fries (1934); Rollinia occidentalis R. E. Fries(1934); Rollinia rugulosa Schlecht.; Rolliniarugulosa D. F. L. von Schlechtendal ssp. australis(1934).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Paraná, araticum, ariticum,ariticum-de-cavalo, ariticum-de-porco, ariticum-mirim, ariticum-pequeno, ariticum-do-preto e embira; no Rio Grande do Sul, araticum,araticum-azedo, araticum-preto, araticum-quaresma, ariticum-do-mato, cortiça, cortiça-de-comer, embira e quaresma; em Santa Catarina, araticu, araticum, araticum-alvadio, ariticum,cortiça, cortiça-de-comer, cortiça-de-ouriço,corticeira e corticeira-de-comer; no Estado deSão Paulo, araticum. Segundo os índios kaingang, do Rio Grande doSul, essa espécie é conhecida por kokrey-tán.
Nomes vulgares no exterior: na Argentina,cubushá, e no Paraguai, aratiku.
Etimologia: o nome genérico Annona derivade anón, nome popular no Haiti, para uma das espécies desse gênero; o epíteto específico rugulosa é porque o fruto a presenta aspecto rugoso.

Clima
Precipitação pluvial média anual: de1.100 mm, no Estado do Rio de Janeiro, a2.500 mm, no Rio Grande do Sul.
Regime de precipitações: chuvas uniformes aperiódicas.

Solos
Annona rugulosa ocorre em solos úmidos, não muito íngremes e de baixa fertilidade natural. O pH médio dos solos fica em torno de 4,87

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore, quando maduros, ou no chão, após a queda. O beneficiamento consiste no descascamento, trituração ou maceração e lavagem para separara semente da polpa. Em seguida, as sementes são postas para secagem uniforme em peneiras, devendo-se revolvê-las frequentemente.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear 2 a3 sementes em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno grandes. Quando necessária, a repicagem pode ser feita de 3 a 5 semanas após a germinação.
Germinação: é do tipo epígea, com as plântulas fanerocotiledonares. A emergência tem início de25 a 35 dias. O poder germinativo é baixo (5%a 50%); em média, 30%. O tempo mínimo de permanência no viveiro é de 6 meses, após a semeadura.

Características Silviculturais
Annona rugulosa é uma espécie heliófila, que tolera baixas temperaturas.
Hábito: apresenta crescimento monopodial com pouca emissão de ramificação lateral. Às vezes, apresenta brotações basais, com aspecto de multitroncos. Também apresenta derrama natural deficiente, necessitando de poda dos galhos.
Sistemas de plantio: o ariticum-de-porco pode ser plantado a pleno sol, em plantio puro, com comportamento satisfatório; também pode ser plantado em plantio misto, em consórcio com espécies umbrófilas ou em vegetação matricial, em faixas abertas na vegetação secundária e em linhas. Essa espécie brota da touça.

Crescimento e Produção
Existem poucos dados sobre o crescimento do ariticum-de-porco em plantio, mas pode-se afirmar que seu crescimento é lento.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): a madeira de A. rugulosa é leve(0,60 g cm-3).
Cor: o alburno e o cerne não são  diferenciados e apresentam coloração branca.
Características gerais: apresenta grã direita e textura grosseira.
Outras características: quando exposta a intempéries, a madeira dessa espécie apresenta pouca durabilidade.

Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: em decorrência das pequenas dimensões de sua madeira, seu uso é restrito e local.
Energia: produz lenha de qualidade aceitável.
Celulose e papel: a madeira de A. rugulosa é inadequada para esse uso.
Aproveitamento alimentar: os frutos do ariticum-de-porco são comestíveis, levemente azedinhos, mas saborosos, principalmente quando consumidos in natura Apícola: Annona rugulosa apresenta potencial melífero, produzindo néctar e pólen.
Medicinal: segundo os saberes da medicina popular, as folhas têm propriedade sentir reumáticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes, devendo ser usadas na forma de infusão, a qual é também consumida como tônico, além de aliviar cólicas, controlar diarreias e problemas do sistema digestivo. Ainda segundo esses conhecimentos, uma colherinha do pó das cascas e das sementes (por dia) combate os vermes. As folhas bem quentes são aplicadas sobre feridas, câncer de pele, úlceras e pólipos Paisagístico: em arborização urbana, Annonarugulosa deve ser usada com restrição, porque seus frutos são comestíveis.
Plantios com finalidade ambiental: entre as100 principais espécies nativas do Sul do Brasil, A. rugulosa está relacionada em programas de reflorestamento

Espécies Afins
A família Annonaceae compreende120 gêneros e 2.100 espécies, a maioria constituída por plantas lenhosas, de ocorrência predominantemente tropical. Entre os gêneros mais numerosos da família, destaca-se Annona L., com cerca de 90 espécies

Neuvoo Jooble