Madeiras brasileiras e exóticas
Almíscar
Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas II
Ordem: Sapindales
Família: Burseraceae
Gênero: ProtiumBinômio específico: Protium kleiniiCuatrecasas
Primeira publicação: Sellowia 13: 261, fig. 20,1961.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Paraná, almécega, almésca,almíscar, breu-branco, guapoi, pau-de-breue pau-de-incenso; no Rio Grande do Sul,almécega, almésca, almíscar, elemi e icicariba;em Santa Catarina, almécega, almésca, almescar,almíscar, elemi e icicariba; no Estado de São Paulo, almécega-branca, arméssica, arméssica-branca e pau-terebintina.
Etimologia: o nome genérico Protium vem deum nome); o epíteto específico kleinii é em homenagem ao Dr. Roberto Miguel Klein, conservador do HerbárioBarbosa Rodrigues, de Itajaí, SC
Clima
Precipitação pluvial média anual: de1.400 mm, no Rio Grande do Sul, a 2.700 mm, no Estado de São Paulo.
Regime de precipitações: as chuvas são uniformes.
Solos
Protium kleinii ocorre, naturalmente, em solos enxutos, mas também cresce em solos mais profundos, úmidos, de rápida drenagem e de textura arenosa, e mesmo em solos das planícies e de várzeas. Essa espécie é indiferente quanto às condições físicas dos solos das florestas.
Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos dessa espécie devem ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciar a abertura, o que é facilmente notado pela exposição da semente envolta pelo arilo, de cor branca. Em seguida, deve-se expô-los ao sol, para completar a abertura e a liberação das sementes. Em decorrência da suculência do arilo, os frutos devem ser submetidos a secagem prolongada, para que as sementes possam ser armazenadas com segurança.
Produção de Mudas
Semeadura: é feita em sementeiras e depois as plântulas são repicadas em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno grande. A repicagem deve ser feita de 4 a 8 semanas após a germinação.
Germinação: é epígea e as plântulas são fanerocotiledonares. A emergência tem início de 25 a 60 dias após a semeadura. O poder germinativo varia de 30% a 65%. As mudas atingem cerca de 20 cm de altura, aos 8 meses.
Características Silviculturais
Protium kleinii é uma espécie heliófila, que não tolera baixas temperaturas.
Hábito: irregular; sem dominância apical e com tronco curto. Não apresenta derrama natural. Necessita de podas periódicas de condução e dos galhos.
Crescimento e Produção
Não há informações sobre o crescimento do almíscar em plantios. O fator de forma – calculado para essa espécie na floresta natural – é 77,8
.Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade aparente): madeira moderadamente densa.
Cor: o alburno é branco-sujo, levemente rosado, e o cerne é bege-claro-rosado e uniforme.
Características gerais: apresenta textura média; grã direita; sem cheiro e sem gosto distintos; superfície lisa ao tato.
Durabilidade: a madeira dessa espécie é muito durável em lugares secos, em decorrência do óleo resinoso.
Produtos e Utilizações
Apícola: espécie com potencial apícola, com produção de mel, em Santa Catarina.
Aproveitamento alimentar: os frutos dessa espécie são comestíveis.
Celulose e papel: Protium kleinii é uma espécie inadequada para esse uso.
Energia: o almíscar produz lenha de boa qualidade.
Madeira serrada e roliça: a madeira dessa espécie é usada em construção civil (obras internas), em marcenaria e em caixotaria, etc.
Óleo: Protium kleinii segrega uma goma branca, em forma de óleo-resina, tida como medicinal e sucedânea do incenso.
Paisagístico: Protium kleinii apresenta bom potencial paisagístico e ornamental.
Plantios com finalidade ambiental: essa espécie está entre as 100 principais espécies nativas do Sul do Brasil, em programas de reflorestamento sendo indicada para plantio em encostas de solos rasos e rochosos.
Espécies Afins
O gênero Protium Burm. f. inclui cerca de147 espécies neotropicais, das quais apenas 9não ocorrem no Brasil. Seu centro de diversidade encontra-se na Amazônia, onde ocorrem cerca de 42 espécies endêmicas.Protium kleinii distingue-se de P. heptaphyllumpela pilosidade do ovário e dos botões, e pela forma dos frutos. Entre as demais espécies desse gênero, o almíscar distingue-se pelo espessamento bastante evidente da base do pecíolo, e as lâminas foliares in sicco pálido-ocráceas e opacas.