Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Tingui

Tingui

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas II
Ordem: Sapindales
Família: SapindaceaeGênero: Magonia
Espécie: Magonia pubescens A. St. -Hil.
Primeira publicação: in Bull. Soc. Philom. DeParis, p. 78. 1824.
Sinonímia botânica: Phaeocarpus campestrisMart. (1824); Magonia glabrata St. Hil., (1980).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: na Bahia, tingui; no Ceará, tingui, tingui-capeta e tingui-de-lavar; em Goiás, timbó e tingui; no Maranhão, tangui; em Mato Grosso, timbó, timbopeba e tingui; em Mato Grosso do Sul, timbó; em Minas Gerais, timbó-de-árvore,tingui e tingui-de-árvore; no Piauí, tingui e tingui-de-bola; e no Estado de São Paulo, lombrigueiro.
.Nomes vulgares no exterior: na Bolívia, barbasco.
Etimologia: o nome genérico Magonia derivado nome brasileiro para a planta; o epíteto específico pubescens é em referência aos folíolos pilosos. Não há consenso sobre a origem  do nome vulgartingui. Para uns, esse nome vem do tupi tingyia (que embriaga peixes); para outros, é corrutelade ty-gui ou tyghi (o sumo, a espuma); ou entãotí (branco), ig (água, água branca ou água espumosa) ou ainda tinga (fétida), ig (água), por causa do mau cheiro do sumo

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 800 mm, na Chapada Diamantina, BA,a 1.800 mm, em Goiás.
Regime de precipitações: chuvas periódicas, em toda a sua área de ocorrência natural.

Solos
Magonia pubescens ocorre, naturalmente, em solos secos e em solos de fertilidade variável(de baixa a alta), mas sempre em terrenos bem drenados.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos na árvore, quando iniciarem a abertura e a queda da semente. Também podem ser colhidos no chão. A secagem dos frutos deve ser feita em pleno sol, promovendo-se sua abertura espontânea. A abertura dos frutos é causada pela interação entre a hidratação destes e a temperatura alta do meio ambiente .

Produção de Mudas
Semeadura: na semeadura em recipientes, a semente não deve ser enterrada; assim como outras sementes com asa não têm força para sair da terra, se forem enterradas muito fundo.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar.

Características Silviculturais
O tingui é uma espécie heliófila, que não tolera baixas temperaturas.
Hábito: essa espécie apresenta crescimento simpodial, com forma variável e irregular. Apresenta, também, derrama natural deficiente e necessita de poda de condução e dos galhos. O tingui brota da touça ou cepa.
Sistemas de plantios: Magonia pubescens pode ser plantada a pleno sol, em plantio puro, oque não é recomendado. Em decorrência disso, é recomendada, também, plantio misto.

Crescimento e Produção
Existem poucas informações sobre o crescimento dessa espécie em plantios. Contudo, seu crescimento é moderado

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):a madeira do tingui é densa (0,84 g.cm -3),contendo 15% de umidade.
Cor: é escura, com o cerne pouco distinto do alburno.
Características gerais: apresenta textura média, com ausência de brilho na superfície polida.
Durabilidade natural: apresenta   ao ataque de organismos xilófagos.

Produtos e Utilizações
Alimentação animal: raramente, o tingui é usado como pasto. Em função da presença de saponina, se ingeridas pelo gado, as sementes e folhas dessa espécie causam intoxicações, causando cólicas, ânsias, vômitos seguidos de sonolência e depressão acentuada .
Apícola: o mel originado do pólen dessa planta é tóxico, passando por venenoso . Contudo, no Cerrado de Minas Gerais, essa espécie é considerada planta melífera
.Artesanato: os frutos e sementes são usados na composição de arranjos ornamentais e em outras peças artesanais
Celulose e papel: Magonia pubescens é uma espécie inadequada para esse uso.
Constituintes fitoquímicos: nessa espécie, foram isolados isoflavonoides e flavonoides.
Energia: essa espécie é considerada ótima na produção de carvão siderúrgico, em Minas Gerais, servindo, também, como lenha. Por apresentar alto teor de carbono fixo (57,68%)e alta densidade tanta da madeira como do carvão (0,54) e poder calorífico alto(4.987,21 kcal/kg) a madeira de Magoniapubescens é apta para ser usada como energia. Tem, também, potencial para produção de álcool a partir da madeira.
Madeira serrada e roliça: a madeira do tinguié usada em construção civil, para caibros, ripas, esquadrias, batentes de portas e janelas, e como mourões.
Medicinal: na medicina caseira, as sementes dessa espécie são usadas como anti-sépticas e por conter saponina, serve para limpeza de úlcera. A infusão da casca é empregada para   com ulcerações, causadas por picadas de insetos. O decocto da casca também serve para lavar feridas . O uso da raiz acalma os nervos .O extrato de etanol, extraído do tingui, apresenta toxicidade contra as larvas do mosquito-da-dengue (Aedes aegypti);bem como taninos isolados dessa espécie também apresentaram atividades larvicidas.
Óleo: a semente do tingui contém óleo fino e incolor, que além de ser comestível, serve para fazer sabão caseiro na zona rural do sul e do noroeste cearense, principalmente no Cariri e nas encostas da serra de Ibiapaba.
Paisagístico: essa árvore pode ser usada em arborização urbana.
Plantios com finalidade ambiental: as folhas, quando esmagadas e colocadas norio, difundem um veneno que deixa os peixes estonteados, podendo ser facilmente apanhado se consumidos, sem causarem prejuízo à saúde huma. Essa espécie é usada como planta ictiotóxica, isto é, tóxica aos peixes. A infusão da casca da raiz é usada ilegalmente para “tinguijar” os peixes das lagoas e poços dos rios.Saponina: as sementes dessa espécie são muito usadas na fabricação de sabão caseiro.

Espécies Afins
O gênero Magonia St. Hil. possuía duas espécies: Magonia pubescens e M. glabrata. Recentemente, foi feito um estudo detalhado da taxonomia dessas duas espécies, tendo-se chegado à conclusão de que esse gênero é mono específico, agrupando-se todo o material sob o nome de Magonia pubescens.

Neuvoo Jooble