Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Timbó-Miúdo

Timbó-Miúdo

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas
Ordem: Fabales – Em Cronquist (1981),é classificada em Rosales
Família: Fabaceae – Em Cronquist (1981),é classificada em LeguminosaeSubfamília: Faboideae (Papilionoideae)
Gênero: Lonchocarpus
Espécie: Lonchocarpus nitidus (Vog.) Benth.
Primeira publicação: in Journ. Linn. Soc. 4Suppl. 92. 1860.
Sinonímia botânica: Sphinctolobium nitidumVog. (1837); Lonchocarpus nitidus var. genuinaHassl. (1913).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Paraná, timbó-miúdo etimbozinho; no Rio Grande do Sul, árvore-de-chuva, canela-branca, farinha-seca, rabo-de-bugio e rabo-de-mico; e em Santa Catarina, árvore-da-chuva, grapiapunha-do-banhado,rabo-de-bugio e rabo-de-mico.
Nomes vulgares no exterior: na Argentina,bugre e rabo de macaco; e no Uruguai, lapachillo.
Etimologia: o nome genérico Lonchocarpus refere-se à forma peculiar do fruto, geralmente representando a ponta de uma lança (lonchos =lança, carpo = fruto); o epíteto específico nitidus refere-se ao fato de que a face superior do folíolo apresenta-se brilhante, como que encerada

Clima
Precipitação pluvial média anual: de1.300 mm, no Rio Grande do Sul, a 2.300 mm, também, no Rio Grande do Sul.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas.

Solos
Lonchocarpus nitidus não mostra exigências quanto ao tipo de solo, sendo encontrada, naturalmente, em diversos tipos como em Cambissolo Húmico Alumínico e em Latossolos profundos de fertilidade alta e de textura argilosa ou arenosa.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos, diretamente, na árvore, quando passam da coloração verde para a marrom-clara, iniciando a queda espontânea. Também podem ser colhidos no chão, após a queda. Uma vez colhidos, os frutos devem ser postos ao sol, para secar e facilitar a abertura manual para retirada das sementes.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear uma semente diretamente em saco de polietileno, ou em tubetes de polipropileno grande. Quando necessária, a repicagem deve ser feita 1 a 2semanas após a germinação.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar. A emergência inicia de 15 a 60 dias após a semeadura, com a germinação variando de 44%a 76%. As mudas atingem porte adequado para plantio em cerca de 6 meses, após a semeadura.

Características Silviculturais
Lonchocarpus nitidus é uma espécie heliófila, que tolera baixas temperaturas.
Hábito: apresenta forma tortuosa, sem dominância apical definida, com ramificação pesada e bifurcações. Sua derrama natural é fraca, devendo sofrer podas frequentes (de condução e dos galhos).Sistema de plantio: o timbó-miúdo é apto ao plantio misto, a pleno sol, junto com espécies secundárias e clímax.

Crescimento e Produção
Há poucas informações sobre o crescimento dessa espécie em plantios. No entanto, seu crescimento é lento.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):a madeira de Lonchocarpus nitidus é moderadamente densa (0,70 g.cm -3 a0,82 g.cm-3) a 15% de umidade.
Cor: a madeira dessa espécie é de coloração branco-amarelada
.Características gerais: a textura é média e grossa; grã direita, com brilho moderado.

Produtos e Utilizações
Apícola: o timbo-miúdo apresenta potencial apícola, sendo considerado uma boa árvore melífera.
Celulose e papel: Lonchocarpus nitidus é uma espécie adequada para esse uso.
Constituintes fitoquímicos: as árvores desse gênero têm alto conteúdo de rotenona em suas raízes.
Energia: a madeira dessa espécie pode ser usada para lenha e carvão.
Madeira serrada e roliça: nas regiões onde o timbó-miúdo é explorado, sua madeira é usada em cabos de ferramenta, em carpintaria leve (quando não se exige grande resistência),desdobro, tabuado em geral e em caixotaria.
Paisagístico: a árvore é bastante ornamental, principalmente quando em flor, podendo ser usada, com sucesso, em paisagismo em geral.
Plantios com finalidade ambiental: Lonchocarpus nitidus é recomendada para restauração de ambientes fluviais ou ripários. Sendo espécie rústica, é de grande importância na recuperação de áreas degradadas. O timbó-miúdo é imprescindível em plantios mistos destinados à recomposição e à reconstituição de ecossistemas degradados, bem como em áreas de preservação permanente.
Principais Pragas
Frutos e sementes de Lonchocarpus nitidussofrem a ação predatória de bruquídeos, os quais prejudicam a safra. Quando ocorre grande ataque, como foi observado em Irati, PR, as larvas desses insetos consomem grande parte dos cotilédones.

Espécies Afins
O gênero Lonchocarpus Kunth tem cerca de 150espécies. A principal área de distribuição ocorre no Continente Americano, mais precisamente na América do Sul e na América Central. Ocorre desde o Uruguai e o nordeste da Argentina, até o sul do México e na costa Oeste africana(L. sericeus).O Brasil está representado por 32 espécies de Lonchocarpus. A maior frequência ocorre na Amazônia, com 17 espécies de distribuição praticamente restritas a essa região. As espécies nordestinas constituem um complexo representado por 5 taxas, mais 4 que se estendem pela região Norte. A região Sudeste é bem representada, com cerca de 15 espécies, algumas das quais são restritas a essa região. Na região Sul, ocorrem cerca de 4 espécies. Nenhuma espécie de Lonchocarpus foi citada exclusivamente com referência à região Centro-Oeste, onde apenas 3 espécies são mencionadas.).

Jooble Neuvoo