Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Quaresmeira

Quaresmeira

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Rosídeas
Ordem: Myrtales
Família: MelastomataceaeSubfamília: Melastomatoideae
Gênero: TibouchinaTribo: Tibouchineae
Espécie: Tibouchina sellowiana (Cham.) Cogn.
Primeira publicação: in Mart., Fl. Bras. 14, pt.3:304, pl. 69, fig. 2. 1885.
Sinonímia botânica: Lasiandra sellowianaCham. (1834); Pleroma raddianum (DC.) Triana(1873); Tibouchina ulaei Cogn. (1891).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: em Minas Gerais, quaresmeira; no Paraná, aleluia, jacatirão e quaresmeira no Rio Grande do Sul, quaresma, quaresmeirae tibuchina-da-serra; em Santa Catarina, quaresmeira, tibuchina e tibuchina-da-serra;e no Estado de São Paulo, manacá, manacá-da-serra, quaresmeira, quaresmeira-da-miúda,quaresmeira-da-serra e quaresmeirinha.
Etimologia: o nome genérico Tibouchina   nome vulgar da planta; o epíteto específicos ellowiana é em homenagem a Friedrich Sellow(1789–1831), botânico alemão, que integrou a comitiva de naturalistas que veio ao Brasil acompanhando Dona Leopoldina, noiva de Dom Pedro I

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 1.000 mm, em Minas Gerais, a 3.380 mm, na serra de Paranapiacaba, SP.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas, na região Sul (exceto no norte do Paraná) e chuvas periódicas, nos demais locais.

Solos
Tibouchina sellowiana ocorre, naturalmente, em vários tipos de solos, entre os quais NeossolosQuartzarênicos (areias quartzosas). Normalmente, os solos apresentam drenagem boa e textura que varia de arenosa a areno-argilosa.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: a maturação dos frutos de Tibouchina sellowiana ocorre de maneira irregular tanto na copa como em cada fruto, os quais podem ser colhidos ainda fechados, tanto os maduros como os imaturos. Um beneficiamento parcial das sementes pode ser obtido pela maceração dos frutos em água e a decantação natural das sementes, até não mais apresentarem coloração arroxeada.

Produção de Mudas
Semeadura: pode ser feita em sementeira. Depois, as plântulas são repicadas em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro ou em tubetes de polipropileno de tamanho médio.

Características Silviculturais
Tibouchina sellowiana é uma espécie que varia de heliófila a esciófila, e que tolera baixas temperaturas.
Hábito: apresenta crescimento monopodial e boa derrama natural em espaçamento pequeno; em espaçamento amplo, necessita de derrama artificial. A quaresmeira brota da touça.
Sistemas de plantio: essa espécie pode ser plantada a pleno sol, em plantio puro, ou em plantio misto, no tutoramento de espécies secundárias e clímax.

Crescimento e Produção
A quaresmeira apresenta poucos dados de crescimento em plantios. Contudo, seu crescimento inicial é rápido.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):madeira moderadamente densa (0,60 g.cm -3a 0,65 g.cm-3).Cor: o cerne e o alburno não são diferenciados.
Características gerais: a superfície é sem lustre e ligeiramente áspera ao tato; não tem gosto nem cheiro distintos; textura fina; grã direita.

Produtos e Utilizações
Alimentação animal: a forragem da quaresmeira apresenta 11% de proteína bruta e10,4% de tanino, não sendo uma boa forrageira.
Celulose e papel: Tibouchina sellowiana é uma espécie adequada para esse uso.
Energia: lenha de qualidade razoável.
Madeira serrada e roliça: a madeira da quaresmeira não serve para essas finalidades e não tem valor econômico. Contudo, eventualmente, é usada para caixotaria.
Medicinal: o chá das folhas é diurético, purgativo e provoca o fluxo menstrual. É também anti-reumático e anti-sifilítico
Paisagístico: essa espécie é muito apropriada para ser usada como árvore ornamental em praças, jardins e na arborização urbana de ruas de várias cidades, entre as quais, Curitiba,PR ,e Porto Alegre, RS .A quaresmeira é considerada uma planta ornamental e decorativa, não apenas por sua forma bem copada e bela floração, como também pelo porte e a folhagem.
Plantios com finalidade ambiental: Tibouchina sellowiana é importante na restauração e na recuperação de ecossistemas degradados..Em Siderópolis, SC, foi observada desenvolvendo-se sobre os substratos estéreis da mineração e em locais recobertos por argila, quase sempre apresentando intensa floração

Espécies Afins
O gênero Tibouchina foi descrito por Aublet, em 1775, com base numa espécie proveniente da Guiana Francesa, denominada T. aspera. Esse gênero consta com cerca de 308 espécies, ocupando posição central entre as Melastomataceae neotropicais, de fruto capsular. Muitas dessas espécies estão especialmente concentradas nas regiões sudeste e centro-oeste  do Brasil. Para a flora brasileira, são citadas cerca de 192 espécies.

Jooble Neuvoo