Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Pau-Bosta

Pau-Bosta

Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas I
Ordem: Fabales – Em Cronquist (1981),é classificada em Rosales
Família: Fabaceae – Em Cronquist (1981),é classificada em LeguminosaeSubfamília: Caesalpinioideae
Gênero: SclerolobiumEspécie: Sclerolobium aureum (Tul.) Benth.Primeira publicação: in Mart. Fl. Bras. 15 (2):51. 1876.
Sinonímia botânica: Tachigali aurea Tul.(1844).
Nomes vulgares por Unidades da Fe Federal e em Mato Grosso do Sul, pau-bosta; no Maranhão e no  Piauí, pau-pombo; em Minas Gerais, angá,gonçalo-do-campo e pau-bosta; no Estado deSão Paulo, gonçalo-do-campo; e em Tocantins,pau-bosta e tatarema.
Etimologia: o nome genérico Sclerolobiumvem do grego scleros (duro ou seco); lobium(vagem ou fruto); o epíteto específico aureumvem do latim aureum (dourado), em referência à coloração das flores. O nome vulgar pau-bosta é em referência ao odor da madeira  biológica e estacionalidade

Clima
Precipitação pluvial média anual: de890 mm, na Bahia, a 1.800 mm, em Goiás. Locais identificados de ocorrência natural de pau-bosta (Sclerolobium aureum), no Brasil.
Regime de precipitações: são periódicas.

Solos
Sclerolobium aureum ocorre no Cerradão de solos arenosos, ácidos, com baixa fertilidade e bem drenados. É apto para solos arenososa argilosos, tolerando terrenos terraplenados(subsolo).

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos (vagens)devem ser colhidos diretamente da árvore, quando adquirirem coloração amarelo-palha e iniciarem a queda espontânea. Após a colheita, os frutos devem ser posto sem ambiente ventilado, para posterior extração manual.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear duas sementes em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 10 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno grandes(288 cm3). Se necessária, a repicagem pode ser feita de2 a 3 semanas após a germinação, quando as plântulas atingirem altura aproximada de 4 cm.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar. A emergência tem início de 25 a 60 dias após a semeadura. Caso não seja feito tratamento de superação da dormência, a germinação tende aser irregular, prolongando-se até por 6 meses. A germinação é variável, geralmente até 50%.Associação simbiótica: quando inoculadocom estirpes de Rhizobium de crescimento rápido, Sclerolobium aureum apresentou nódulos brancos.
Características Silviculturais
O pau-bosta é uma espécie heliófila. Essa espécie não tolera baixas temperaturas.
Hábito: apresenta dominância apical definida, sob plantio denso. Contudo, sob espaçamentos amplos (3 m x 3 m), deve sofrer desrama ou poda dos galhos.

Crescimento e Produção
Existem poucas informações de crescimento sobre essa espécie.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira do pau-bosta é moderadamente densa(0,70 g.cm-3), a 15% de umidade.
Cor: o alburno, bege-amarelo-claro, é pouco diferenciado do cerne. O cerne, amarelo-claro-oliváceo, é irregular.
Características gerais: a madeira dessa espécie apresenta textura média, grã direita e odor desagradável.
Outras características: a madeira deSclerolobium aureum é muito resistente e durável.

Produtos e Utilizações
Apícola: no Cerrado de Minas Gerais, essa espécie apresenta potencial apícola .
Celulose e papel: a madeira dessa espécie é inadequada para esse uso.
Energia: produz lenha e carvão de boa qualidade.
Madeira serrada e roliça: a madeira de Sclerolobium aureum é empregada tão-somente no local onde essa espécie ocorre, na confecção de móveis rústicos e principalmente em obras externas, como dormentes, pontes, mourões, estacas e cruzetas.
Paisagístico: apresenta árvore de arquitetura, folhagem e copa de alto valor ornamental, principalmente na época da floração, podendo ser empregada, com sucesso, em arborização paisagística em geral. Seu sistema radicial é profundo, sendo propícia para arborização de ruas e em sombreamento de jardins e de praças
.Plantios com finalidade ambiental: essa espécie tem potencial para recuperação de áreas degradadas.
Espécies Afins

O gênero Sclerolobium Vogel é exclusivo da parte tropical da América do Sul e compreende 34 espécies descritas com centro de dispersão na Hiléia Amazônica, onde se concentram cerca de70% dessas espécies.

Neuvoo Jooble