Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Guaricica-da-Serra

Guaricica-da-Serra

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Rosídeas
Ordem: Myrtales – Em Cronquist (1981),é classificada em Polygales
Família: Vochysiaceae
Gênero: VochysiaEspécie: Vochysia magnifica Warm.
Primeira publicação: in Mart., Fl. Bras. 13.2:85. 1875.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: em Minas Gerais, flor-de-tucano, pau-de-caxeta, pau-novo e pau-de-tucano; no Paraná, guaricica-da-serra e pau-josé; no Estado do Rio de Janeiro, caxeta, murici e pau-novo; e no Estado de São Paulo, caixeta, farinha-seca,pau-de-vinho, pau-amarelo e vinheiro.
Etimologia: o nome genérico Vochysia é uma latinização do nome vernacular vochy da planta na Guiana, aplicado por Aublet em 1775, ao descrever Vochy guianensis, a espécie tipo do gênero e o mais antigo exemplar de Vochysia conhecido; o epíteto específico magnifica deve-se ao aspecto de rara beleza da árvore, especialmente na floração.

Clima
Precipitação pluvial média anual: de1.100 mm, em Minas Gerais e no Estado de São Paulo, a 2.100 mm, em Minas Gerais.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas, no Paraná e chuvas periódicas, no restante da área.
Solos
Vochysia magnifica ocorre, preferencialmente, em terrenos bem drenados de encosta, com solo de textura argilosa e de fertilidade média a alta.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos ainda fechados, pois ao atingirem a maturação, abrem-se e as sementes são dispersas pelo vento. A abertura dos frutos deve ser feita em ambiente ventilado. A extração das sementes pode ser feita manualmente, batendo-se os frutos. Por ocasião da semeadura, recomenda-se retirar a asa da semente.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear 2 a 3sementes diretamente em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno de tamanho grande.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar. A emergência tem início de 20 a 60 dias após a semeadura. Geralmente, a taxa de germinação é baixa. O desenvolvimento das mudas é lento, ficando prontas para plantio no local definitivo, de 10 a 11 meses.
Cuidados especiais: em Colombo, PR, no viveiro da Embrapa Florestas, usando-se como substrato terra de subsolo, observou-se heterogeneidade entre as plântulas, atraso no crescimento e elevada taxa de mortalidade. Para minimizar esses problemas, recomenda-se inocular o substrato usado no viveiro, com solo coletado sob árvores adultas de guaricica-da-serra.

Características Silviculturais
A guaricica-da-serra é uma espécie heliófila até esciófila, que tolera baixas temperaturas.
Hábito: irregular, com crescimento monopodialna fase jovem e sem dominância apical definida.
Sistemas de plantio: a guaricica-da-serra pode ser plantada em plantio misto, a pleno sol.

Crescimento e Produção
Não há dados disponíveis sobre o crescimento dessa espécie em plantios. Contudo, o crescimento das plantas no campo é lento. A guaricica-da-serra foi plantada em Rolândia, PR, mas houve mortalidade total.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):a madeira da guaricica-da-serra é densa(0,78 g.cm-3), a 15% de umidade.
Cor: o cerne e o alburno são bem diferenciados, sendo o cerne mais escuro e o alburno mais claro.
Características gerais: textura grossa e grã revessa.
Outras características: madeira de média resistência mecânica e moderadamente durável.

Produtos e Utilizações
Apícola: as flores da guaricica-da-serra apresentam potencial apícola.
Celulose e papel: a guaricica-da-serra é uma espécie adequada para esse fim.
Energia: produz lenha de boa qualidade.
Madeira serrada e roliça: em construção civil, a madeira dessa espécie é indicada para uso interno, como caibros, ripas, vigas, tabuados em geral e para caixotes.
Paisagístico: espécie ornamental, com flores amarelas vistosas recomendada para arborização paisagística de parques e grandes jardins.
Plantios com finalidade ambiental: essa espécie é recomendada para restauração e recuperação de ecossistemas degradados.

Espécies Afins
O gênero Vochysia Aublet. compreende cerca de 130 espécies, tornando-se o maior gênero das Vochysiaceae, com cerca de 250 espécies, uma família quase exclusivamente neotropical.Vochysia distribui-se do sul do México até Santa Catarina, no Sul do Brasil, com muitas espécies ocorrendo sobretudo na região Amazônica. Dentre essas 130 espécies, cerca de 80 ocorrem no Brasil. Vochysia magnifica Warm. pode ser facilmente reconhecida pelo ápice arredondado ou obtuso dos botões florais e pelo número menor de nervuras secundárias, que são também mais separadas entre si.

Neuvoo Jooble