Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Falsa-Pelada

Falsa-Pelada

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Euasterídeas I
Ordem: Gentianales – Em Cronquist (1981),é classificada em Rubiales
Família: RubiaceaeSubfamília: Cinchonoideae
Gênero: Alseis
Espécie: Alseis floribunda Schott
Primeira publicação: in Spreng., Syst. Veg.Cur. Post. 4(2): 404. 1827.Sinonímia botânica: Alseis floribunda Schottvar. burchelliana K. Schum (1889); Alseisfloribunda Schott var. selloana K. Schum (1889);Alseis floribunda Schott var. tomentosa K. Schum(1889).Nomes vulgares por Unidades da Federação: na Bahia, goiabeira e goiabeira-branca e guabiraba-preta; no Espírito Santo,goiabeira; no Paraná, branquinho e quina; em Santa Catarina, alma-de-serra e armação-de-serra, e no Estado de São Paulo, quina-de-são-paulo e tarumã; e em Sergipe, canela-de-veado.Etimologia: o nome genérico Alseis vemdo grego álsos, que significa “bosquezinho” ou “arvoredo”, relativo a seu habitat, ou donome Alsonides, das ninfas da floresta sagrada; o epíteto específico floribunda vem do latim, floribunda, relativo à floração abundante.

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 600 mm, em Pernambuco, a 2.700 mm, no Estado de São Paulo.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas do leste de Santa Catarina ao litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, e chuvas periódicas, no restante da área de ocorrência natural.

Solos
Ocorre, naturalmente, em solos úmidos como várzeas ou planícies e encostas com solos úmidos pouco íngremes, de textura argilosa e de boa drenagem.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos, diretamente, da árvore, quando adquirirem coloração palha e iniciarem abertura espontânea. Em seguida, devem ser expostos ao sol, para completar sua abertura e liberação das sementes.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear as sementes em sementeiras e depois repicar as plântulas para sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno de tamanho pequeno.

Características Silviculturais
Alseis floribunda é uma espécie heliófila até esciófila, medianamente tolerante ao frio.
Hábito: é variável, geralmente irregular, com perda de dominância apical, com bifurcação desde a base ou com formação de galhos grossos, ainda que não seja rara a formamonopódica. A falsa-pelada deve sofrer poda corretiva e desramas periódicas, para aumentar a altura comercial. Essa espécie rebrota da touça ou da cepa com facilidade, quando cortada ou queimada.
Sistemas de plantio: Alseis floribunda é recomendada para plantio misto ou em capoeira, abrindo-se faixas na vegetação matricial e plantio em linhas.
Crescimento e Produção
Há poucas informações sobre o crescimento dessa espécie em plantios.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):a madeira de Alseis floribunda é moderadamente densa a densa (0,64 g.cm -3 a 0,85 g.cm-3).
Cor: o alburno é branco.
Características gerais: a textura é fina e uniforme, e a grã é direita.
Outras características: a madeira dessa espécie é macia e fácil de ser trabalhada, medianamente resistente e sujeita ao apodrecimento, quando exposta a intempéries.
Produtos e Utilizações
Apícola: a falsa-pelada é uma espécie com potencial apícola, fornecendo néctar e pólen.
Celulose e papel: Alseis floribunda é uma espécie recomendada na produção de papel. As fibras são compridas, medindo 0,94 mm e a porcentagem de lignina com cinza é de 29,26%.
Energia: produz lenha de qualidade razoável.
Madeira serrada e roliça: madeira de uso local, sendo indicada para serviços de marcenaria, na confecção de armação de serras e cabos de ferramentas, picaretas, pás, caixotaria e em obras internas.
Paisagístico: pela beleza da copa, a árvore é indicada para uso ornamental, podendo ser usada, com sucesso, em paisagismo.
Plantios com finalidade ambiental: Alseisfloribunda é também recomendada para composição de plantios heterogêneos, na recuperação de áreas incultas.

Espécies Afins
O gênero Alseis foi estabelecido por Schottem 1827. As cerca de 14espécies desse gênero são naturais das áreas tropicais da América Central e Meridional. Alseisfloribunda é uma espécie com ampla variação morfológica, principalmente nos tipos de pubescência das partes vegetativas. Por isso, as três variedades reconhecidas por Schumannsão aqui tratadas como sinônimas e nenhum nível sub-específico é reconhecido dentro dessa espécie.

Neuvoo Jooble