Madeiras brasileiras e exóticas
Chichá-do-Cerrado
Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas II
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae – Em Cronquist (1981),é classificada em Sterculiaceae
Gênero: Sterculia
Espécie: Sterculia striata A. St. Hil. & Naudin
Primeira publicação: in Ann. Sci. Nat. Bot.,sér. 2, 18: 213. 1842.
Sinonímia botânica: Sterculia lasiantha Mart.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: na Bahia, xixá; no Distrito Federal,chichá e xixá; em Goiás, chichá; em Mato Grosso, mendubi-guaçu; em Mato Grosso do Sul,mandovi; em Minas Gerais, amendoim-de-cutia,amendoim-de-macaco, arachachá, arichichá,castanha-de-macaco, castanheiro-do-mato,chichá-do-mato e pau-rei; no Piauí, chichá; e no Estado de São Paulo, chichá.
Nomes vulgares no exterior: na Bolívia, sujo, e no Paraguai, chica ka’ á, manduvi guazú etururú.
Etimologia: o nome genérico Sterculia é uma homenagem a Sterculus, deus do esterco, devido ao forte cheiro em plantas do gênero; o epíteto específico striata vem dolatim striatus, que significa “estriado ou dotado de linhas longitudinais”
Clima
Precipitação pluvial média anual: de 800 mm, na Bahia e no Piauí, a 2.400 mm, no Maranhão.
Regime de precipitações: chuvas periódicas.
Solos
Sterculia striata é uma espécie característica e indicadora de solos ricos em cálcio. Ocorre preferencialmente em terrenos profundos e bem drenados, sendo tolerante a terrenos secos e pedregosos.
Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciarem a abertura e a queda das sementes. Uma árvore adulta de chichá-do-cerrado produz de 100 a 180frutos por planta.
Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear as sementes diretamente em sacos de polietileno, ou em tubetes de tamanho médio.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar. A emergência tem início de 20 a 30 dias após a semeadura. O poder germinativo médio é de70%. As mudas atingem tamanho adequado para plantio, cerca de 6 meses após a semeadura.
Características Silviculturais
Sterculia striata é uma espécie heliófila; não tolera baixas temperaturas.
Hábito: o chichá-do-cerrado apresenta arquitetura segundo o modelo de Aubréville, constituído por tronco monopodial, com galhos plagio trópicos por aposição. Essa espécie brota da touça ou da cepa.
Sistemas de plantio: Sterculia striata pode ser plantado em plantios a pleno sol, puros ou mistos, com espaçamento 5 m x 5 m.
Crescimento e Produção
Há poucas informações sobre o crescimento do chichá-do-cerrado em plantios .Contudo, seu crescimento é moderado. Aos10 anos de idade, essa espécie apresentou um incremento médio anual em volume de10,40 m-3.ha -1.ano -1.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira é leve (0,50 g.cm -3).Cor: é de cor clara. O cerne é quase indistinto do alburno.
Características gerais: a madeira dessa espécie é pouco resistente e de baixa durabilidade, quando exposta.
Produtos e Utilizações
Apícola: é uma planta de potencial apícola.
Aproveitamento alimentar: a noz (semente),apresenta casca dura e resistente, de coloração verde-acinzentada, tornando-se enegrecida quando mais velha. A polpa branca é aproveitada na alimentação humana tanto in natura como cozida ou torrada, e ainda na forma de pé-de-moleque, de paçoca doce ou salgada. As amêndoas dessa espécie são consumidas principalmente, pela população do interior de Goiás, do Ceará e do Piauí. O potencial nutricional da noz de chichá-do-cerrado, observando os teores de alguns macronutrientes:• Lipídios (28,6%).• Proteína (22,5%).• Carboidratos (45,8%).O resultado do estudo dos ácidos graxos da Sterculia striata reforça o relatado na literatura sobre a presença de compostos com grupos ciclopropênicos em óleos de sementes de plantas da família Sterculiaceae. Assim, não se recomenda a ingestão das amêndoas de chichá, e o óleo só será próprio para fins comestíveis, se tais ácidos forem eliminados.
Celulose e papel: essa espécie é adequada para esse uso.
Constituintes fitoquímicos: até o momento, a análise fitoquímica com as cascas do caule deS. striata permitiu o isolamento de dois esteroidese de dois triterpenos .Contudo, o extrato etanólico dessa espécie apresentou fraca atividade antioxidante, que foi compatível com o baixo teor de fenóis totais.
Energia: produz lenha de baixo poder calorífico.
Madeira serrada e roliça: a madeira deSterculia striata é pouco usada, sendo empregada em obras internas, em carpintaria, na confecção de caixas, de palitos de fósforos, de lápis e de brinquedos.
Paisagístico: a árvore proporciona ótima sombra e é bastante ornamental, podendo ser usada em paisagismo em geral.
Plantio com finalidade ambiental: o chichá-do-cerrado é uma espécie ótima para plantios destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.
Espécies Afins
O gênero Sterculia L. apresenta cerca de 200espécies, originárias das regiões tropicais dos hemisférios Norte e Sul.