Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Catanduva

Catanduva

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas I
Ordem: Fabales – Em Cronquist (1981),é classificada em Rosales
Família: Fabaceae – Em Cronquist (1981),é classificada em LeguminosaeSubfamília: Mimosoideae
Gênero: Pityrocarpa
Espécie: Pityrocarpa moniliformis (Benth.)Luckow & Jobson
Primeira publicação: in Systematic Botany, 32(3): 569-575 (2007).Sinonímia botânica: Piptadenia moniliformisBenth. (1842).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: na Bahia, amorosa, angico-de-bezerro, angico-surucucu, folha-miúda,jurema-preta e rama-de-bezerro; no Ceará, catanduba e catanduva; no Maranhão, carrascoe catanduva; na Paraíba, carrasco e catanduba;em Pernambuco, quipembé; no Piauí, angico-de-bezerro e rama-de-bezerro; e no Rio Grande doNorte, catanduba.
Etimologia: o nome genérico Pityrocarpa é de origem desconhecida; o epíteto específico moniliformis significa “constrito em intervalos regulares”, tomando o aspecto de um fio de contas, em relação ao fruto

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 580 mm, na Bahia, a 1.725 mm, no extremo norte do litoral da Paraíba. Contudo, as variações extremas de precipitação estão compreendidas entre 33 mm e2.194,8 .
Regime de precipitações: chuvas periódicas, em toda a área de ocorrência natural.

Solos
Ocorre preferencialmente em terrenos de várzeas aluviais de fertilidade alta, mas com elevado teor de areia.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos (vagens)devem ser colhidos, diretamente, das plantas, quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida, devem ser expostos ao sol, para completar sua abertura e a liberação das sementes.

Produção de Mudas Semeadura: pode ser feita em sementeiras, com posterior repicagem para recipientes, sacos de polietileno ou tubetes de polipropileno de tamanho grande. Recomenda-se repicagem15 a 30 dias, após a semeadura.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar. A emergência tem início entre 10 e 25 dias, após a semeadura. Em sementes submetidas a superação de dormência, o poder germinativo varia de 74% a88%; e sementes sem superação de dormência, o poder germinativo varia de 4% a 12%.As mudas atingem porte adequado para plantio entre 4 e 5 meses, época em que estão prontas para plantio no local definitivo.

Características Silviculturais
Pityrocarpa moniliformis é uma espécie heliófila, que não tolera baixas temperaturas.
Hábito: necessita de poda de condução e dos galhos, e apresenta brotação vigorosa da touça.
Sistemas de plantio: a catanduva cresce bem em plantios puros densos a pleno sol, podendo ser semeada logo no lugar definitivo.

Crescimento e Produção
Existem poucas informações sobre o crescimento da catanduva em plantios. Contudo, seu crescimento inicial é rápido, alcançando facilmente 2 m de altura aos 2 anos de idade.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):a madeira da catanduva é densa – 0,84 g.cm -3a 0,937 g.cm-3 .
Cor: o alburno e o cerne não são diferenciados, apresentando coloração castanho-clara.
Características gerais: textura média; grã revessa, de média resistência mecânica e de boa durabilidade natural.

Produtos e Utilizações
Alimentação animal: trata-se de planta produtora de forragem palatável, de ramos finos
que junto com as folhas, serve de alimento par abovinos, caprinos e ovinos.Essa espécie foi citada por 13 produtores rurais(entre 32 entrevistados), na região de Xingó  (Alagoas, Bahia e Sergipe), como apreciadapor caprinos, que consumiam voluntariam plântulas, folhas novas e folhas maduras.
Apícola: a catanduva é uma planta com potencial apícola que produz muito néctar e mel suave, de coloração castanho-clara e de excelente qualidade, no Ceará e no Maranhão. A floração dessa espécie dura aproximadamente 1 mês. Em Picos, PI,o mel produzido contém 77,2% de pólen de Pityrocarpa moniliformes.
Celulose e papel: a madeira de Pityrocarpamoniliformis é inadequada para esse uso.
Energia: a catanduva produz lenha de boa qualidade e é aproveitada para carvão . O poder calorífico é de 18.644,5 kJ/kg e o teor de cinzas é de 0,65.
Madeira serrada e roliça: pelas pequenas dimensões disponíveis, a madeira dessa espécie é empregada apenas em pequenas obras de construção civil, marcenaria leve e na fabricação de cabos de ferramentas.
Plantio com finalidade ambiental: a catanduva é recomendada para recuperação de áreas muito degradadas e ou melhoramento do solo.
Substâncias tanantes: a casca contém tanino.

Espécies Afins
O gênero Pityrocarpa (Benth.) Britton & Rosefoi desmembrado de Piptadenia por aspectos filogenéticos .Atualmente, consta de 3 espécies distribuídas nas regiões tropicais e subtropicais da América do Sul e estende-se até a América Central. Pityrocarpa moniliformis é uma espécie muito próxima de P. obliqua.

Neuvoo Jooble