Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Cássia-do-Nordeste

Cássia-do-Nordeste

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas I
Ordem: Fabales – Em Cronquist (1981), é classificada em Rosales
Família: Fabaceae – Em Cronquist (1981), é classificada em LeguminosaeSubfamília: Caesalpinioideae
Gênero: Senna
Espécie: Senna spectabilis (DC.) Irwin &Barneby var. excelsa (Schrader) Irwin & Barneby.
Primeira publicação: in Mem. New York Bot.Gard. 35(2): 600 (1982).
Sinonímia botânica: Cassia spectabilis DC.(1813); Cassia excelsa Schrader (1821).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: na Bahia, canjoão; no Ceará, canafístula, canafístula-de-besouro; em Minas Gerais, boi-gordo e canjão; em Pernambuco,canafístula, canafístula-de-besouro e são-joão; no Estado de São Paulo, aleluia-de-caldas e cássia-carnaval; e em Sergipe, canafístula-de-besouro.
Etimologia: o nome genérico Senna é um termo antigo de planta medicinal; o epíteto específico spectabilis vem do latim e significa “visível, que chama a atenção; notável; belo”; ou seja, planta que prende a atenção pela quantidade de flores amarelas.

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 400 mm, na Paraíba, a 2.200 mm, também, na Paraíba.
Regime de precipitações: as chuvas são periódicas.

Solos
Ocorre, de preferência, em solos mais profundos, bem drenados, de fertilidade média e com textura arenosa.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: quando maduro, o fruto torna-se negro na parte externa, exceto nas linhas de sutura, que são castanho-claras; o mesocarpo torna-se sublenhoso, adocicado e suavemente perfumado; a deiscência é parcial, de apenas uma das linhas de sutura. A colheita é feita manualmente, diretamente das árvores ou dos frutos recém-caídos no solo. Depois de colhidos, os frutos devem ser expostos ao sol, até completarem a abertura.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear em sementeiras e depois repicar as plântulas em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno de tamanho médio A repicagem deve ser feita após 3 a 5 semanas do início da germinação.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar.

Características Silviculturais
Senna spectabilis var. excelsa é uma espécieheliófila, que não tolera baixas temperaturas.
Hábito: é variável, bastante ramificado, com galhos laterais fortes, bifurcações e brotações desde a base. Apresenta derrama natural deficiente, sendo necessária poda de condução e dos galhos. Essa espécie brota da touça ou da cepa.

Crescimento e Produção
Existem poucas informações sobre o crescimento da cássia-do-nordeste, em plantios. Contudo, o desenvolvimento das plantas no campo é rápido, atingindo facilmente 3,5 m de altura aos 2 anos.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira de Senna spectabilis var. excelsa é leve(0,45 g.cm-3 a 0,51 g.cm-3), a 15% de umidade.
Cor: alburno de coloração castanho-clara; cerne castanho-escuro, nem sempre bem demarcado.
Características gerais: superfície pouco lustrosa; textura grossa. Sabor e gosto indistintos. Madeira pouco durável.
Produtos e Utilizações
Alimentação animal: Senna spectabilis var.excelsa não se inclui entre as espécies forrageiras da Caatinga. Fornece forragem para gado, cabras, ovelhas, jumentos e cavalos, sendo as partes forrageiras folhas, ramos, vagens, sementes e casca.
Celulose e papel: a cássia-do-nordeste é inadequada para esse uso.
Constituintes fitoquímicos: análises fitoquímicas dessa planta encontraram pelo menos 35 substâncias, destacando-se entre elas, alcaloides piperidínicos, principalmente spectalinae spectabinina, esteroides e flavonoides identificaram quatro novas substâncias bioativas no extrato etanólico das folhas: lupeol, ácido betulínico, alfa ebeta amirina. As sementes dessa espécie produzem galoctomanana com teor de 29,5%.
Energia: fornece boa lenha e produz carvão de qualidade razoável.
Madeira serrada e roliça: a madeira da cássia-do-nordeste é usada em construção civil, como esquadria, estaca, forro, tábuas para caixotaria, e mourões de baixa durabilidade.
Medicinal: Senna spectabilis var. excelsa é amplamente empregada na medicina tradicional, onde o infuso de suas folhas é usado como laxativo e purgativo, e o decocto da cascado caule é indicado no tratamento de gripe se resfriados, tendo atividades anti alérgica e inseticida comprovadas.
Paisagístico: em Araraquara, SP, e em Russas, CE, essa espécie é muito usada em arborização.  É indicada para grandes áreas, onde possa ser melhor observada a beleza da sua copa. Essa espécie permanece florida o verão inteiro e por boa parte do outono. É ideal para arborização de ruas, avenidas, parques e jardins, não apenas pela beleza como também pela facilidade de adaptação . Guia(1988) recomenda junho como mês ideal para fazer as podas.
Plantios com finalidade ambiental: essa espécie é recomendada para reconstituição de ecossistesmas degradados.

Espécies Afins

Várias espécies de Cassia passaram a ser designadas como Senna. A diferença entre Senna e Cassia baseia-se no porte, na presença ou não de bractéolas e de nectários, no exame do androceu e do tipo de fruto.Senna (K. Bauhin) P. Miller, é um gênero com aproximadamente 250 espécies de distribuição pan-tropical, a maioria nas Américas, na África e na Austrália, e poucas espécies na Ásia e na Oceania. Atualmente, Senna spectabilis compreende duas variedades:• Senna spectabilis var. spectabilis.• Senna spectabilis var. excelsa.

Neuvoo Jooble