Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Capitão-do-Campo

Capitão-do-Campo

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Rosídeas
Ordem: Myrtales
Família: Combretaceae
Gênero: Terminalia
Espécie: Terminalia argentea Mart.Primeira publicação: Gen. Sp. PI. 1: 43. 1824.Sinonímia botânica: Terminalia sericeaCambess. (1829).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Distrito Federal, capitão, capitão-do-campo, capitão-do-cerrado, capitão-do-matoe pau-garrote; em Goiás, capitão-do-campo em acruá, em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, capitão e capitão-do-campo; em Minas Gerais, capitão-do-campo e capitão-do-cerrado;no Pará, cuiarana; no Paraná, capitão-do-campo;e no Estado de São Paulo, cachaporra-do-gentio,capitão e capitão-do-campo.
Nomes vulgares no exterior: no Paraguai,yvyra veve.
Etimologia: o nome genérico Terminalia é em referência às folhas agrupadas no ápice dos ramos; o epíteto específico argente a provém do indumento prateado-sedoso das folhas.O nome vulgar capitão-do-campo é por ser umadas grandes árvores do bioma Cerrado

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 900 mm, em Minas Gerais, a 2.300 mm, no Amapá.
Regime de precipitações: chuvas periódicas.

Solos
Ocorre preferencialmente em terrenos profundo se bem drenados, sendo adaptada a terrenos secos, pedregosos e de fertilidade baixa.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciarem a queda espontânea, ou no chão, após a queda. A retirada das sementes do interior do fruto é trabalhosa, devendo ser feita por métodos mecânicos, com a ajuda de alicate ou de martelo.

Produção de Mudas
Semeadura: as sementes devem ser semeadas diretamente em sacos de polietileno, ou em tubetes de tamanho médio. Recomenda-se cortaras expansões laterais dos frutos, para facilitar a semeadura .
Germinação: o padrão de germinação semi-hipógeo do capitão-do-campo é considerado como intermediário entre as espécies com germinação epígea e hipógea, pois apresentam os cotilédones inseridos na superfície do solo, sendo estes fanerocotiledonares.

Características Silviculturais
O capitão-do-campo é uma espécie heliófila, que não tolera baixas temperaturas.
Hábito: apresenta forma ruim, com ramificação pesada. Por isso, necessita de desrama.
Sistemas de plantio: recomenda-se plantio misto, a pleno sol.

Crescimento e Produção
Existem poucas informações de crescimento sobre essa espécie em plantios. Contudo, seu crescimento é lento.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira do capitão-do-campo é moderadamente densa.
Cor: o alburno é distinto do cerne e apresenta coloração castanho-clara.
Características gerais: a madeira de Terminalia argentea é resistente e de média durabilidade natural.
Produtos e Utilizações
Apícola: Terminalia argentea é planta de potencial apícola, no Cerrado de Minas Gerais.
Artesanato: quando secos, os frutos dessa espécie são aproveitados em peças artesanais.
Celulose e papel: a madeira de Terminaliaargentea é inadequada para esse uso.
Energia: produz lenha de boa qualidade.
Madeira serrada e roliça: a madeira dessa espécie é empregada em construção civil, como vigas, caibros, ripas, tábuas para assoalho e esquadrias.
Medicinal: na medicina popular, a cascado tronco tem propriedade adstringente e cicatrizante. Por isso, é usada no tratamento de aftas e tumores, e para acalmar a tosse. Além disso, exsuda goma-resina purgativa e drástica.
Paisagístico: a planta apresenta características ornamentais que a recomendam para a arborização de ruas e jardins.
Plantio com finalidade ambiental: espécie recomendada na restauração de áreas degradadas de preservação permanente, e em recuperação de terrenos degradados. Os saguis comem sua resina .

Espécies Afins
Terminalia constitui 1 dos 18 gêneros da família pantropical das Combretaceae. Compreende por volta de 200 espécies, exclusivamente árvores e arbustos.As duas espécies economicamente mais importantes são a Terminalia superba (limba),originária da África e a Terminalia ivorensis(framiré); a madeira de ambas ocupa posição predominante no mercado das madeiras tropicais, tanto em quantidade como em valor. No Brasil, Terminalia catappa L., originária da Índia, é plantada em praticamente todo o território nacional. Contudo, evitam-se as partes mais frias das regiões Sul e Sudeste. Quando perde o indumento, Terminalia argentea assemelha-se a Terminalia phaeocarpa Eichler,da qual se distingue pelos frutos com alas arredondadas

Neuvoo Jooble