Madeiras brasileiras e exóticas
Caneleira
Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Magnoliídeas
Ordem: Laurales – Em Cronquist (1981), é classificada em Magnoliales
Família: Lauraceae
Gênero: Nectandra
Espécie: Nectandra grandiflora Nees & Mart. exNees
Primeira publicação: Linnaea 8: 49. 1833.
Sinonímia botânica: Nectandra grandifloraNees var. latifolia Nees (1836); Nectandragrandiflora Nees var. oblongifolia Nees (1836);Nectandra grandiflora Nees var. cuneata Meissner(1864); Nectandra grandiflora Nees var. longifoliaMeissner (1864); Nectandra grandiflora Nees var.obovata Meissner (1864); Gymnobalanus regnelliiMeissner (1870); Nectandra glauca Warming exMeissner (1870).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: em Minas Gerais, canela, canela-amarela, canela-fedida e canela-sassafrás; no Paraná, canela-amarela, canela-fedida e caneleira; no Rio Grande do Sul, canela,canela-amarela, canela-fedida, canela-louro e canela-merda; em Santa Catarina, canela,canela-amarela, canela-fedida e canela-merda; em o Estado de São Paulo, canela, canela-amarela,canela-anhuva, canela-fedida, canela-nhuva,caneleira e niúva.Etimologia: o nome genérico Nectandra vemdo grego néctar (néctar) e anér (homem); dos 9 estames férteis, os 3 internos estão munidos do dorso até a base por 2 glândulas melíferas, axilares, e os 3 estaminódios também apresentam tais glândulas; o epíteto específico grandiflora vem do latim grandi flora, por apresentar flores grandes
Clima
Precipitação pluvial média anual: de 1.300 mm no Rio Grande do Sul, e no Estado de São Paulo, a 3.200 mm, no Estado de São Paulo.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas, na região Sul (exceto o norte do Paraná) e no sudoeste do Estado de São Paulo, e chuvas periódicas, nos demais locais.
Solos
Nectandra grandiflora ocorre, naturalmente, em vários tipos de solos. Em plantios, tem crescido melhor em solos de fertilidade alta, bemdrenados e com textura argilosa.
Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciar a queda espontânea, ou recolhidos no chão, após a queda. Antes do beneficiamento, devem ser acondicionados por 2 dias em sacos de aniagem. Depois, são macerados em peneira sob água corrente, para eliminação da polpa Após. a remoção da polpa, as sementes devem ser lavadas em solução de hipoclorito de sódio a1%, durante 5 minutos.
Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno de tamanho médio. Quando necessária, a repicagem deve ser feita de 3 a 5semanas após a germinação.
Germinação: é hipógea ou criptocotiledonar. A emergência inicia de 50 a 100 dias após a semeadura. O poder germinativo atinge até76,3%. As mudas atingem porte para plantio, cerca de 9 meses após a semeadura.
Características Silviculturais
A caneleira é uma espécie semi-heliófila, que tolera sombreamento de baixa intensidade na fase juvenil. É também tolerante a baixas temperaturas.
Hábito: apresenta crescimento monopodial com ramificação lateral leve e derrama natural razoável, necessitando de poda dos galhos.
Sistemas de plantio: o plantio puro, a pleno sol, da caneleira é pouco recomendado, devido à sua auto-ecologia.
Crescimento e Produção
Existem poucas informações sobre o crescimento da caneleira em plantios. No entanto, seu crescimento é lento. Contudo, o incremento sazonal em diâmetro de19 indivíduos dessa espécie, avaliado durante7 anos, numa floresta natural, no centro-sul do Paraná, foi de 0,307 cm, a segunda maior taxa entre sete espécies observadas
.Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira da caneleira é moderadamente densa(0,61 g.cm-3).
Cor: é esbranquiçada.
Características gerais: textura média e grã ondulada.
Outras características: a madeira dessa espécie é macia ao corte, apresenta
Produtos e Utilizações
Apícola: as flores da caneleira apresentam potencial apícola, fornecendo pólen e néctar.
Celulose e papel: a madeira dessa espécie é inadequada para esse uso.
Energia: produz lenha de boa qualidade.
Madeira serrada e roliça: a madeira da caneleira é indicada para obras internas em carpintaria, em vigamentos, caibros, ripas, batentes de portas, forro, no fabrico de móveis, de cabos de ferramentas e de carrocerias.
Medicinal: a casca do tronco, com a adição de ácido costico sesquiterpeno, contém cinco alcaloides: aporphine, laurolitsine, laurotetanina,boldina e isoboldina. Estudos preliminares com extrato de álcool da casca revelou atividade antitumor contra o sarcoma 180 e os modelos de carcinoma Ehrlich. O extrato etanólico das folhas resultou n o isolamento de dois flavonoides glicosilados que apresentaram atividade antioxidante. O extrato etanólico das folhas mostrou atividade antioxidante frente aoβ-caroteno em teste em que se usou cromatografia em camada delgada .
Paisagístico: essa espécie apresenta atributo ornamental, principalmente pelo formato da copa.
Plantios com finalidade ambiental: essa espécie é importante em restauração ambiental, pois seus frutos são avidamente consumidos por pássaros
Espécies Afins
O gênero Nectandra Rol. ex Rottb. foi descritopor Rottboel, em 1778, com duas espécies:N. sanguinea e N. bijuga, baseado nummanuscrito de Rolander. É o segundo maior gênero de Lauraceae nasAméricas, depois de Ocotea, com cerca de 350espécies. Atualmente, são aceitas 114 espécies com distribuição restrita às Américas tropicale subtropical e quase todas ocorrem entre ostrópicos de Câncer e de Capricórnio, ondesão encontradas desde o norte da Flórida à Argentina, incluindo-se as Antilhas. No Brasil, Nectandra encontra-se representada por 43 espécies e possui grande diversidade nas florestas Amazônica e Atlântica .Nectandra grandiflora é facilmente identificada pelas folhas coriáceas e pelas inflorescências negras, glaucas e glabras