Madeiras brasileiras e exóticas
Angelim-Doce
Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas I
Ordem: Fabales – Em Cronquist (1981),é classificada em Rosales
Família: Fabaceae – em Cronquist (1981),é classificada em LeguminosaeSubfamília: Faboideae (Papilionoideae)
Gênero: AndiraEspécie: Andira fraxinifolia Benth.Primeira publicação: in Comm. Leg. Gen.: 44(1837).
Sinonímia botânica: Andira parvifolia Martiusex Bentham (1837); Andira micans (1906);Andira pernambucensis N. F. Mattos (1970).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: na Bahia, angelim-branco, angelim-coco, angelim-mirim e angelim-preto; no Ceará, angelim-amargoso; no Espírito Santo, angelim-coco; em Minas Gerais, angelim, angelim-amargoso, angelim-doce, angelim-pedra,angelim-rosa, cambuatá, morcegueira e pau-de-morcego; na Paraíba, jacarandá; no Paraná, angico-cambí, angico-vermelho, guarucaia,jacarandá-do-litoral, jacarandá-lombriga e pau-angelim; em Pernambuco, angelim, angelim-de-caroço e angelim-roxo; no Estado do Rio de Janeiro, angelim-pedra; em Santa Catarina, pau-angelim; no Estado de São Paulo, angelim,angelim-doce, angelim-da-folha-grande,barateiro, fruta-de-cavalo, jacarandá-de-morcego e pau-de-morcego, e em Sergipe, angelim.
Etimologia: o nome genérico Andira vem dotupi-guarani andira + yba, que significa “árvore do morcego”; o epíteto específico fraxinifoliafoi escolhido por que tem sido o mais usado. A raiz do nome vulgar angelim vem da palavraanjili, na língua Tâmil, da Índia. Lá, o nome anjili é atribuído à arvore Artocarpus hirsutus (uma parente da jaca). Também na Índia, no estado de Kerala, amadeira de anjili é muito usada na construção decasas e especialmente barcos. Não se sabe como o nome foi incorporado no Brasil, mas está emuso pelo menos desde o século 18.
Clima
Precipitação pluvial média anual: de 750 mm, na Bahia e no Estado do Riode Janeiro, a 3.380 mm, na Serra de Paranapiacaba, SP.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas do litoral de Santa Catarina ao litoral sul do Estado do Rio de Janeiro; chuvas uniformes ou periódicas, na faixa costeira da Bahia e em áreas menores de Alagoas e de Pernambuco, a chuvas periódicas, no restante da área.
Solos
Andira fraxinifolia ocorre, naturalmente, nos solos úmidos das planícies e encostas suaves ou depressões.
Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente das árvores ou principalmente recolhidos no chão, pois na sua grande maioria já foram beneficiados por morcegos e formigas.
Produção de Mudas
Semeadura: semear 1 a 2 sementes em recipientes com pelo menos 20 cm de altura e10 cm de diâmetro. Essa espécie pode ser semeada diretamente no campo.
Germinação: é cripto-hipógea, com hipo cótiloindistinto ou curto.A emergência tem início de 15 a 35 dias após a semeadura, sendo a taxa de germinação de 60%a 90%. As mudas estão prontas para plantio,9 meses após a semeadura. Associação simbiótica: associa-se com Rhyzobium, formando nódulos coraloides do tipo Astragaloide e com atividade da nitrogenase.
Características Silviculturais
O angelim-doce é uma espécie heliófila, que tolera sombreamento de intensidade média quando jovem; tolera baixas temperaturas.
Hábito: apresenta ramificação pesada e sem dominância apical. Necessita de poda de condução e dos ramos. Essa espécie brota da touça.
Sistemas de plantio: o angelim-doce pode ser plantado a pleno sol, em plantio puro; em plantio misto, associado com espécies pioneiras e secundárias; e em vegetação matricial arbórea em faixas abertas em capoeiras e plantado em linhas.
Crescimento e Produção
Existem poucas informações sobre o plantio doangelim-doce. No entanto, seu crescimento é lento.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira dessa espécie é moderadamente densa adensa (0,92 g.cm-3).
Cor: o cerne é bege-rosado-escuro ou róseo-queimado, e nas partes fibrosas, até castanho-avermelhado.
Características gerais: a superfície da madeira é lustrosa, ligeiramente áspera ao tato e de aspecto fibroso; a textura é grosseira; grã direita; sem cheiro nem gosto distintos.
Produtos e Utilizações
Alimentação animal: o fruto do angelim-doce é comestível para o gado.
Apícola: as flores dessa espécie apresentam potencial apícola, fornecendo néctar e pólen.
Celulose e papel: Andira fraxinifolia é inadequada para esse uso.
Constituintes fitoquímicos: trabalhos sobre o estudo químico dessa espécie relatam a presença de flavonoides, da isoflavona pratenseína e da3-O-L-rhamnopiranosil-cromona.
Energia: a madeira de Andira fraxinifolia produzlenha de boa qualidade.
Madeira serrada e roliça: a madeira dessa espécie é usada em construção civil (esteios, caibros, molduras de portas e de janelas).Presta-se também a usos externos, como postes, dormentes e mourões.
Medicinal: as sementes dessa espécie são aplicadas na terapêutica popular, por conter um princípio amargo anti-helmíntico.
Paisagístico: pela beleza de sua copa e de suas flores, essa espécie é muito ornamental, sendo recomendada em arborização urbana.
Plantios com finalidade ambiental: por sua rusticidade, o angelim-doce é usado na restauração de ambientes fluviais ou ripários, em áreas de preservação permanente ou de reserva legal. Os frutos dessa espécie são consumidos por morcegos e por outras espécies da fauna.
Espécies Afins
O gênero Andira Lamarck foi descrito em 1783e, atualmente, consta de cerca de 30 espécies distribuídas pela América Tropica. A maioria das espécies de Andira é endêmica da América do Sul. As exceções são A. cubensis(endêmica de Cuba), A. jaliscensis eA. galeottiana (endêmicas do México) eA. inermis, largamente distribuída nos neotrópicos e presente na África