Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Sarandi

Sarandi

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Rosídeas
Ordem: Myrtales
Família: Combretaceae
Gênero: Terminalia
Espécie: Terminalia australis Cambessèdes
Publicação: in A. St.-Hilaire, Fl. Bras. Mer. 2(17): 240, t. 128. 1830.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Paraná e em Santa Catarina, sarandi; no Rio Grande do Sul, amarelinho, amarilho e sarandi-amarelo; e no Estado de São Paulo, amarilho.
Nomes vulgares no exterior: na Argentina, paloamarillo; no Paraguai, tanimbú; no Uruguai, paloamarillo.
Etimologia: o nome genérico Terminalia deve-seà posição das folhas, que se inserem em forma de tufo no extremo dos ramos; o epíteto específico australis é porque essa espécie provém da parte austral da América do Sul.O nome vulgar sarandi vem do tupi sarã, que significa “esparramado”.

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 1.200 mm, em Mato Grosso do Sul, a 2.300 mm, em Santa Catarina.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas na quase totalidade da área e chuvas periódicas em Mato Grosso do Sul.

Solos
O sarandi ocorre, naturalmente, em Neossolos Flúvios (solos aluvionais), com textura arenosa a areno-argilosa.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: a coleta das sementes deve ser feita quando os frutos adquirem a coloração castanha ou marrom.


Produção de Mudas
Semeadura: as sementes de sarandi devem ser semeadas em sementeiras e depois as plântulas devem ser repicadas para sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura por 7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno de tamanho médio. Recomenda-se efetuar a repicagem para recipientes individuais, quando as plântulas atingirem 3 cm a 5 cm de altura.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar. A emergência tem início de 40 a 60 dias após a semeadura.
Características Silviculturais
O sarandi é uma espécie heliófila e tolera baixas temperaturas.
Hábito: é irregular, tortuoso e frequentemente inclinado.
Métodos de regeneração: para essa espécie, são recomendados plantios a pleno sol, quer puros ou mistos.
Crescimento e Produção
Não há dados disponíveis sobre o crescimento dessa espécie em plantios. Contudo, seu crescimento é lento.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):madeira moderadamente densa (0,65 g.cm-3).
Cor: a madeira dessa espécie é amarelo-ocrácea.
Características gerais: textura fina e homogênea; grã ligeiramente oblíqua. Os anéis de crescimento não são visíveis.
Produtos e Utilizações
Celulose e papel: o sarandi é uma espécie inadequada para esse uso.
Energia: produz carvão e lenha de boa qualidade.
Madeira serrada e roliça: a madeira de Terminalia australis é de excelentes características ornamentais para laminar e produzir compensados de luxo. É também usada em pequenos objetos de precisão, tais como réguas, peças de xadrez ebotões.
Resina: a casca do sarandi exsuda uma resina semelhante à goma-arábica .Substâncias tanantes: a casca de Terminaliaaustralis é adstringente, sendo empregada em curtumes.
Medicinal: na medicina popular, usa-se o chá das folhas ou da casca para combater espasmos e dores em geral, e para controlar a pressão arterial.
Plantios com finalidade ambiental: essa espécie é muito indicada para restauração ao longo dos rios, já que protege as margens dos rios contra a erosão e prolonga a vida útil dos reservatórios d’água (represas) que abastecem usinas hidrelétricas.

Espécies Afins
Terminalia constitui um dos 18 gêneros da família pantropical das Combretaceae. Compreende por volta de 200 espécies – exclusivamente árvores e arbustos. As duas espécies economicamente mais importantes são a Terminalia superba (limba), originária da África, e a Terminalia ivorerensis (framiré); a madeira de ambas ocupa posição predominante no mercado das madeiras tropicais, tanto em quantidade como em valor.No Brasil, Terminalia catappa L., originária da Índia, é plantada em praticamente todo o território nacional. Contudo, evitam-se as partes mais frias das regiões Sul e Sudeste. Terminalia australis assemelha-se muito à T. triflora,da qual separa-se por apresentar o fruto ovalado, maior e menos largo

Neuvoo Jooble