Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Sangueiro

Sangueiro

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas I
Ordem: Fabales (em Cronquist (1981), é classificadaem Rosales)
Família: Fabaceae (em Cronquist (1981),é classificada em Leguminosae)Subfamília: Faboideae (Papilionoideae)
Gênero: Pterocarpus
Espécie: Pterocarpus rohii VahlPublicação: Symb. Bot. 2: 79. 1791.
Sinonímia botânica: Pterocarpus violaceusVog.; Pterocarpus steinbachianus Harms.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Acre, pau-sangue e pau-sangue-casca-fina; em Alagoas, na Bahia, no Espírito Santo, na Paraíba, no Paraná, em Pernambuco, no Piauí e no Estado do Rio de Janeiro, pau-sangue; no Amazonas,sangue-de-galo; em Minas Gerais, folha-miúda,pau-sangue e sangueiro; no Pará, mututi; em Rondônia, mututi-branco; e em Santa Catarina,sangueiro.
Nomes vulgares no exterior: na Bolívia,verdolago blanco.
Etimologia: o nome genérico Pterocarpus vem do grego ptero (asa) e carpus (fruto), alusão ao fruto alado, levado pelo vento; o epíteto específico rohrii é uma homenagem ao botânico inglês Ernest Rohri.

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 800 mm, no Estado do Rio de Janeiro, a 3.200 mm, no litoral do Estado de São Paulo.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas na faixa costeira de Santa Catarina,   e do Estado de São Paulo; chuvas uniformes ou periódicas na faixa costeira do sul d Bahia e chuvas periódicas nos demais locais.

Solos
Ocorre, naturalmente, em várzeas muito úmidas e em planícies úmidas, bem como no início de encostas

Tecnologias de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos do sangueiro devem ser colhidos diretamente da árvore ou recolhido no chão. Os frutos podem ser semeados diretamente, visto que a retirada das sementes é praticamente impossível.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear uma só semente em saco de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura por 7 cm de diâmetro ou em grandes tubetes de polipropileno. A repicagem pode ser feita de 1 a 4 semanas após a germinação.
Germinação: é cripto-hipógea . A emergência tem início de 16 a 50 dias após a semeadura e a porcentagem de germinação em viveiro é variável, de 30 % a70 %, para frutos novos. As mudas estão aptas para plantio em 7 meses após a semeadura.

Características Silviculturais
Pterocarpus rohrii é uma espécie heliófila aesciófila, que não tolera baixas temperaturas.
Hábito: geralmente apresenta forma ruim, sem dominância apical definida, com acamamento do caule e ramificação pesada. Não apresenta derrama satisfatória; necessita de poda de condução e de galhos freqüente e periódica.
Métodos de regeneração: o sangueiro pode ser plantado em plantio misto a pleno sol, associado com espécies pioneiras para melhoria do fuste, ou usado no enriquecimento em linhas de florestas secundárias. Essa espécie brota da touça ou da cepa.

Crescimento e Produção
Pterocarpus rohrii é uma espécie com poucos dados de crescimento em plantios, No campo, o desenvolvimento das plantas é apenas moderado, atingindo facilmente 2,50 m de altura aos 2 anos. Em Linhares, ES, apresentou crescimento ruim e índice alto de mortalidade (87,5 %)

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira de Pterocarpus rohrii é moderadamente densa (0,55 g.cm-3).Tabela 35. Crescimento de Pterocarpus rohrii em plantio, em Pernambuco

Cor: o cerne é branco-palha e uniforme; o alburno é indistinto.
Características gerais: superfície lisa ao tato, medianamente lustrosa; textura média; grã direita; sem cheiro ou gosto distintos.
Outras características: madeira com baixa resistência ao apodrecimento e ao ataque de cupins de madeira seca.
Produtos e Utilizações
Celulose e papel: o sangueiro é uma espécie recomendada como produtora de boa pasta para papel, com excelente rendimento em celulose.
Energia: na Bahia, a madeira do sangueiro é recomendada para carvoaria.
Madeira serrada e roliça: a madeira do sangueiro é usada em acabamentos internos como guarnições, rodapés, molduras e em confecções de peças torneadas e embalagens; é também usada em portas, painéis, formas de concreto, caixotaria, tabuado, compensados e artigos de esportes.
Paisagístico: a árvore é muito ornamental, tanto pela folhagem brilhante e delicada como pela curta mas bela florada. Pode ser usada com sucesso no paisagismo em geral, o que já vem sendo feito em Camanducaia, no sul de Minas Gerais, e em muitas cidades do Estado de São Paulo, principalmente em arborização de rua. Em plantio misto com outras espécies nativas, é ótima para integrar “matinhas”ou renques de árvores.
Plantios com finalidade ambiental: o sangueiro é uma espécie importante para plantios em áreas degradadas de preservação permanente.

Espécies Afins
O gênero Pterocarpus Jacq. é pantropical, com cerca de 20 espécies, das quais cinco ocorrem na Região Indo-Pacífica. A maioria das espécies encontra-se na África Tropical Ocidental, que é o centro de dispersão do gênero. Pelo menos no Brasil, esse gênero ainda precisa ser cuidadosamente estudado.

Jooble Neuvoo