Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Pixiricão

Pixiricão

Taxonomia
Divisão: AngiospermaeClado: Rosídeas
Ordem: Myrtales
Família: Melastomataceae
Gênero: Miconia
Espécie: Miconia cabucu Hoehne
Publicação: Ostenia: 299. 1933. (Miconia cabucuHoehne)De acordo com o artigo 60.4 do InternationalCode of Botanical Nomenclature (ICBN), letras estranhas ao latim clássico devem ser transcritas.
Sinonímia botânica: Miconia organensis Gardn.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: em Minas Gerais, cabuçu; no Paraná, pixiricão; em Santa Catarina, pau-de-copa, pixirica epixiricão; e no Estado de São Paulo, cabuçu,carvão-vermelho, jacatirão e sucanga.
Etimologia: o nome genérico Miconia é uma homenagem a D. Micon, médico espanhol; o epíteto específico cabucu é de origem indígena.

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 1.300 mm, em Santa Catarina, a 2.700 mm, no Estado de SãoPaulo.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas no litoral do Paraná e de Santa Catarina, e no sudeste e no litoral do Estado deSão Paulo, e chuvas periódicas no sul de MinasGerais.

Solos
Miconia cabucu ocorre, naturalmente, em vários tipos de solos, dentre os quais em areia quartzosa. Normalmente, os solos apresentam boa drenagem e textura que varia de arenosa a areno-argilosa.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: a maturação dos frutos do pixiricão ocorre de maneira irregular, tanto na copa como em cada infrutescência, e os pássaros devoram os frutos maduros. Podem ser coletados tanto frutos maduros, de coloração violácea-escura, como frutos imaturos, de coloração verde, pois estes possuem sementes viáveis ao longo de toda a safra. Um beneficiamento parcial das sementes pode ser obtido pela maceração dos frutos em água e a decantação natural das sementes, até não mais apresentarem coloração arroxeada.

Produção de Mudas
Semeadura: deve-se semear em sementeira e depois repicar as plântulas para sacos de polietilenoou em tubetes de polipropileno de tamanho médio. Contudo, uma recomendação prática é colocar de 5a 7 sementes por recipiente. Recomenda-se a repicagem 3 meses após a germinação.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar. A emergência tem início de 35 a 80 dias após a semeadura. O poder germinativo é bastante variável e irregular (0 % a 50 %). As mudas atingem porte adequado para plantio cerca de12 meses após a semeadura.

Características Silviculturais
Miconia cabucu é uma espécie heliófila, que não tolera baixas temperaturas.
Hábito: apresenta crescimento monopodial e boa desrama natural em espaçamento pequeno; em espaçamento amplo, necessita de desrama artificial.
Métodos de regeneração: o pixiricão pode ser plantado em plantio misto, no tutoramento de espécies secundárias e clímax. Essa espécie brotada touça e aceita a concorrência com vegetação invasora, não sendo exigente em capinas.

Crescimento e Produção
Não há dados disponíveis sobre o crescimento dessa espécie em plantios. Contudo, seu crescimento é muito vigoroso em regeneração natural.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):madeira densa .
Cor: madeira de coloração clara.
Características gerais: grã direita; textura fina, com discretos anéis de crescimento

Produtos e Utilizações
Celulose e papel: a madeira de Miconia cabucué inadequada para esse uso.
Energia: lenha de boa qualidade.
Madeira serrada e roliça: a madeira do pixiricão não serve para essas finalidades e não tem valor econômico.
Plantios com finalidade ambiental: essa espécie é recomendada para restauração da vegetação e no biomonitoramento passivo da poluição. .Miconia cabucu é resistente aos agentes poluente semanados pelas indústrias químicas de Cubatão,SP.

Principais Doenças
Os métodos de papel de filtro (PF) e bata-dextrose-ágar (BDA) foram eficientes na detecção dos seguintes fungos associados para as sementes de pixiricão: Macrophomina sp., Cladosporium sp.,Phoma sp., Colletotrichum sp. e Pestalotia sp.

Espécies Afins
O gênero Miconia, é o maior gênero das Melastomataceae, com aproximadamente 1.000 espécies distribuídas ao longo da América Tropical e especialmente concentradas nos Andes.
No Brasil, está representado por cerca de 250espécies, entre arbustivas e arbóreas.Nas florestas da Região Sudeste, Miconia cabucué muito confundida com M. brunnea Cogn., que apresenta folhas maiores de base decurrente, com nervuras fortemente suprabasai. A questão da grafia do nome científico dopixiricão tem sido controversa entre os principais sites de nomes científicos (Index Kewensis doJardim Botânico de Kew, Inglaterra, e do Missouri Botanical Garden, Estados Unidos).

Neuvoo Jooble