Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Pau-Terra-Grande

Pau-Terra-Grande

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Rosídeas
Ordem: Myrtales (em Cronquist (1981), é classificadaem Polygalales)
Família: Vochysiaceae
Gênero: Qualea
Espécie: Qualea grandiflora Martius
Publicação: Nov. Gen. Sp. 1:133, t.79, 1824.
Nomes vulgares por Unidades da Federação:no Acre, catuaba-roxa; na Bahia, pau-terra-da-folha-graúda; no Ceará, pau-terra; em Mato Grosso, pau-terra e pau-terra-macho; em Mato Grosso do Sul, pau-terra, pau-terra-de-folha-larga e pau-terra-macho; em Minas Gerais, pau-terra epau-terra-de-folha-larga; no Pará, ariauá; no Piauí, pau-terra-da-folha-larga; e no Estado de São Paulo, pau-terra, pau-terra-do-campo, pau-terra-do-cerrado, pau-terra-de-folhas-grandes, pau-terra-de-folha-larga, pau-terra-verdadeiro euvapuva-do-campo.
Etimologia: o nome genérico Qualea provém dequalé, nome pelo qual esses vegetais eram conhecidos pelos nativos das Guianas; o epíteto específico grandiflora significa “flor grande” (no gênero).
O nome vulgar pau-terra é em função da cor característica de seu tronco, vermelho-castanho, ou seja, da cor de terra.

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 950 mm, em Minas Gerais, a 2.000 mm, no Pará.

Solos
Qualea grandiflora ocorre, naturalmente, em solos de fertilidade química baixa, secos e bem drenados. Essa espécie é acumuladora de altas concentrações de alumínio (> 1.000 mg.g-1 Al),sem aparentemente sofrer efeito adverso
. O pau-terra-grande é uma espécie que parece apresentar ampla vantagem adaptativa em relação a outras do Cerrado, podendo ocorrer tanto em solo distrófico como em solo mesotrófico.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciarem a deiscência. Em seguida, devem ser expostos ao sol, para completar a abertura espontânea.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear duas
sementes em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno de tamanho médio.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar. A emergência tem início de 25 a 50 dias após a semeadura. O poder germinativo geralmente fica entre 15 % a 20 %. As mudas atingem porte adequado para plantio cerca de 10 meses após a semeadura.
Propagação vegetativa: essa espécie pode ser propagada in vitro, com sucesso .

Características Silviculturais
Qualea grandiflora é uma espécie heliófila, que não tolera baixas temperaturas.
Hábito: até a fase juvenil, apresenta crescimento monopodial com ramificação leve. Observa-se derrama natural insatisfatória, sendo recomendada poda ou desrama.

Crescimento e Produção
Não há dados disponíveis sobre o crescimento dessa espécie em plantios. Contudo, seu crescimento é moderado.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):madeira moderadamente densa (0,88 g.cm-3).
Massa específica básica (densidade):0,685 g.cm-3 .
Características gerais: textura média.
Outras características: madeira macia ao corte, relativamente resistente ao cupim .

Produtos e Utilizações
Apícola: o pau-terra-grande é uma planta melífera.
Celulose e papel: a madeira dessa espécie é inadequada para esse uso. Corante: pode-se obter matéria tintorial da casca e dos frutos.
Energia: a madeira do pau-terra-grande fornece lenha de boa qualidade e matéria-prima para carvoaria. O rendimento de carbonização é de34,46 %. Carbono fixo de 78,385 %. Poder calorífico superior do carvão vegetal: 7.387 kcal.kg-1.
Madeira serrada e roliça: a madeira do pau-terra-grande apresenta usos regionais, servindo para confecção de mourões e de dormentes.
Medicinal: na medicina popular, o cozimento da entrecasca dessa espécie é empregado topicamente como antisséptico, principalmente no tratamento de feridas, ulcerações e doenças de pele. Na forma de lavagens, a casca é usada contra inflamação de úlceras e de feridas.
Paisagístico: a árvore possui características ornamentais, que a tornam interessante para paisagismo em geral, apesar de seu crescimento lento.
Plantios com finalidade ambiental: Qual e a grandiflora é uma espécie adaptada a áreas abertas e a terrenos pobres, podendo ser aproveitada em plantios heterogêneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente. Suas sementes são consumidas por psitacídeos

Espécies Afins
Qualea Aublet é um gênero neotropical, com 59espécies distribuídas nos trópicos amazônicos e na Costa Atlântica, onde muitas espécies são endêmicas; e varias espécies são árvores típicas do Cerrado da Bolívia, do Brasil e do Paraguai.

Neuvoo Jooble