Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Limão-do-Mato

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Euasterídeas I
Ordem: Gentianales (em Em Cronquist (1981),é classificada em Rubiales)
Família: Rubiaceae
Gênero: Randia
Espécie: Randia ferox (Chamisso &Schlechtendal) A. de Candolle
Publicação: in DC., Prod. 4: 387. 1830; Smith& Downs, Sellowia 7: 37, fig. 8. 1956 [como“Randia armata”]
Sinonímia botânica: Gardenia ferox Cham. &Schltl. (1829); Basanacantha spinosa Karst. var.ferox (Cham. & Schltl.) K. Schum (1889).
Nomes vulgares por Unidades da Federação:na Bahia, araribá-cruzeiro e espinho-de-santo-antônio; no Espírito Santo, fruta-de-cachorro eponteiro; em Minas Gerais, agulheiro, erva-de-rato,espinheira e limão-bravo; no Paraná, cheirosa,esporão-de-galo, fruta-de-macaco, limão-do-matoe limoeiro-do-mato; em Pernambuco, espinho-de-folha; no Piauí, quina-quina; no Rio Grande do Sul, angélica, fruta-de-cachorro, limãozinho-do-mato, limoeiro e limoeiro-do-mato; em Santa Catarina, angélica e limoeiro-do-mato; e no Estado de São Paulo, angélica, espinheira, fruta-de-jacaré, jasmim-do-mato, jenipapeiro-bravo,limão-bravo, limãozinho-do-mato, limoeiro-do-mato, sol-de-mata, veludo e veludo-de-espinho.
Nomes vulgares no exterior: na Bolívia, crucecito del monte.
Etimologia: o nome genérico Randia é emhomenagem ao farmacêutico e droguista inglês Isaac Rand, que em 1739 publicou um Catálogodas plantas do jardim farmacêutico de Chelsea,em Londres ; o epíteto específico ferox vem do latim ferox, que significa“sanguinolento”, em alusão aos espinhos duros e perigosos dessa planta.

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 730 mm, na Bahia, a 2.300 mm, no Estado do Rio deJaneiro.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas na Região Sul (exceto no noroeste do Paraná); chuvas uniformemente distribuídas ou periódicas na faixa costeira do sul da Bahia; e chuvas periódicas nas demais regiões.

Solos
Randia ferox ocorre, naturalmente, em solos úmidos. No Paraná, ocorre junto aos afloramentos rochosos de arenito.

Tecnologias de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos dessa espécie devem ser colhidos quando passam da coloração verde para a amarelada. Em seguida, deve-se proceder à abertura dos frutos e à separação manual das sementes, escolhendo-se
aquelas que se apresentam morfologicamente perfeitas, sem a preocupação de padronização quanto ao tamanho ou à forma.As sementes mal formadas ou com da nomecânico aparente devem ser eliminadas.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear uma semente em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno de tamanho pequeno (50cm3). Quando necessária, a repicagem deve ser feita de 1 a 2 semanas após a germinação.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar. A emergência tem início de 15 a 45 dias após a semeadura e a porcentagem de germinação varia de 30 % a 75 %. As mudas adquirem tamanho adequado para plantio a campo cerca de 8 a 12meses após a semeadura. A plântula apresenta sistema radicial pivotante, com raiz axial desenvolvida.

Características Silviculturais
Randia ferox é uma espécie esciófila, de luz difusaaté heliófila, que tolera baixas temperaturas.
Hábito: é variável, geralmente irregular, com perda de dominância apical, com bifurcação desde a base ou com formação de galhos grossos, ainda que não seja rara a forma monopódica. O limão-do-mato deve sofrer poda corretiva e desramas periódicas, para aumentar a altura comercial. Essa espécie rebrota da touça.Métodos de regeneração: Randia ferox é recomendada para plantio misto ou em capoeira, abrindo-se faixas na vegetação matricial e plantioem linhas.

Crescimento e Produção
Existem poucos dados de crescimento sobre R. ferox em plantios. Contudo, seu crescimento é lento.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):madeira leve a moderadamente densa (0,50 g.cm-3a 0,60 g.cm-3).Cor: alburno e cerne indistintos, de coloração branco-amarelada.
Características gerais: superfície lisa ao tato; grã direita; textura fina; gosto e cheiro indistintos.

Produtos e Utilizações
Celulose e papel: Randia ferox é adequada paraesse uso.
Energia: lenha de qualidade razoável.
Madeira serrada e roliça: a madeira do limão-do-mato não serve para essas finalidades e apresenta pouco valor econômico devido ao tamanho pequeno dos indivíduos.
Medicinal: a casca da raiz dessa espécie contém princípio amargo, ao qual se atribui ação tônica e febrífuga. Os índios de vária setnias do Paraná e de Santa Catarina usam as folhas ou o caule para curar melena

Espécies Afins
Segundo Gustafsson e Person (2002), RandiaLinnaeus é um gênero estritamente neotropical com cerca de 90 espécies, representadas por arbustos, árvores e liana, distribuídas desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina.

Jooble Neuvoo