Madeiras brasileiras e exóticas
Louro-Mole
Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Euasterídeas I
Ordem: Solanales (em Cronquist (1981), é classificadaem Lamiales)
Família: Boraginaceae
Gênero: Cordia
Espécie: Cordia ecalyculata Vell.
Publicação: in Fl. Flum. 96 (1829); Icones 2: 149(1831)
Sinonímia botânica: Cordia coffeoides Warm.(1868).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: em Minas Gerais, bugrinha, café-de-bugre, chá-de-frade, claraíba, cutieira, jorge-moreira, louro-mole,louro-salgueiro, porangaba e salgueiro-chorão; noParaná, café-bugre, café-de-bugre e louro-mole; noRio Grande do Sul, claraíba, louro-mole, louro-salgueiro e porongata; em Santa Catarina,catuteiro-branco, claraíba, louro, louro-mole elouro-salgueiro; e no Estado de São Paulo,bugrinha, café-de-bugre, canela-preta, chá-de-bugre, jurutê, louro, mata-fome e porangaba.
Nomes vulgares no exterior: na Argentina,colita e gomita, e no Paraguai, laurel colita etamana-kuna.Etimologia: o nome genérico Cordia é emhomenagem ao médico e botânico alemãoEuricius Cordus (1486 –1535) e seu filho ValeriusCordus (1515–1544) (SMITH, 1970;MARCHIORI, 1995); o epíteto específicoecalyculata provém do cálice decíduo no fruto.
Clima
Precipitação pluvial média anual: de 1.200 mm, em Minas Gerais, a 2.700 mm, no Estado de São Paulo.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas no centro-sul do Paraná, no leste de Santa Catarina e no litoral do Estado de São Paulo, e chuvas periódicas nas demais regiões.
Solos
Cordia ecalyculata ocorre, naturalmente, em solos úmidos, de fertilidade química média a alta.
Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciarem a queda espontânea. Em seguida, devem ser imersos em água por 48 horas, para depois serem macerados em peneira sob água corrente, de modo a separar os pirênios dos resíduos. Por sua vez, os pirênios devem ser secos à sombra, em local ventilado.
Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear em sementeiras e depois repicar as plântulas para sacos , ou em tubetes de polipropileno de tamanho médio (100 cm3 a 120 cm3).A repicagem deve ser feita de 3 a 7 semanas após a germinação, quando aparecem as folhas definitivas, ou quando as plântulas atingem de 5 cm a 10 cm de altura.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar. A emergência têm início de 20 a 45 dias após a semeadura. Normalmente, a germinação é irregular e baixa, até 53 %. As mudas atingem tamanho recomendado para plantio cerca de 7 meses após a semeadura.
Características Silviculturais
Cordia ecalyculata é uma espécie heliófila ou esciófila, medianamente tolerante a baixas temperaturas, quando jovem.
Hábito: apresenta formação de multi troncos. Tema tendência de formar touceiras. Essa espécie não apresenta desrama natural, devendo sofrer poda de condução para a formação de um único tronco, complementada com podas sucessivas para retirar os galhos grossos.
Métodos de regeneração: o plantio puro a pleno sol deve ser evitado, pois causa esgalhamento precoce. Recomenda-se plantio misto associado com espécies pioneiras. Regenera-se através de brotações vigorosas do toco.
Crescimento e Produção
O crescimento do louro-mole é lento, podendo atingir uma produção volumétrica de até9,20 m3.ha-1.ano-1 aos 7 anos de idade em Rolândia, PR.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira dessa espécie é moderadamente densa.
Outras características: madeira compacta e de baixa durabilidade quando exposta.
Produtos e Utilizações
Aproveitamento alimentar: em algumas regiões do País, as sementes do louro-mole são torradas e sua infusão bebida como substituta do café, contendo inclusive cafeína.
Apícola: as flores dessa espécie são melíferas, produzindo néctar e pólen.
Celulose e papel: a madeira dessa espécie é inadequada para esse uso.
Energia: produz lenha de má qualidade.
Madeira serrada e roliça: a madeira do louro-mole apresenta pouco uso comercial. Contudo, serve para a fabricação de palitos em geral, caixotaria e brinquedos.
Medicinal: é na medicina popular que essa planta é amplamente utilizada, sendo inclusive comercializada, tanto na forma de extratos líquidos e tinturas como em sachês de suas partes secas – folhas e ramos novos. É indicada principalmente como tônico cardíaco, diurético e redutor de apetite acreditando-se que seu uso impede o acúmulo de gordura no corpo, evitando a celulite.
Plantios com finalidade ambiental: o louro-mole é interessante para inclusão em plantios mistos destinados à restauração de áreas degradadas de preservação permanente, principalmente localizadas em beira de rios e de córregos.
Espécies Afins O gênero Cordia L. tem aproximadamente 400espécies nas zonas tropicais das Américas, sendo o maior gênero da família. Cordia ecalyculata é semelhante a C. silvestris, daqual se distingue, principalmente, pelo tamanho e pela forma de suas folhas.