Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Macaubeira

Macaubeira

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: Angiospermae
Clado: Monocotiledôneas
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae (em Cronquist (1981),
é classificada em Palmae).
Gênero: Acrocomia
Espécie: Acrocomia aculeata (Jacquin) Loddiges
ex Martius
Publicação: Historia Naturalis Palmarum 3 (8):
286. 1845
Sinonímia botânica: Acrocomia sclerocarpa
Mart.; Acrocomia totai Mart.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Distrito Federal, bocaiúva, coco-babão e macaúba; em Mato Grosso, bocaiúva e bocaiuveira; m Mato Grosso do Sul, bocaiúva e macaúva; em Minas Gerais, bocaiúva, coco-baboso, coco-macaúba, coqueiro-de-espinho, macaúba, maracujá e mucajuba; no Paraná, macaúba; em Pernambuco, macaibeira; e no Estado de São Paulo, bacaiúva, bocaiúva, coco-de-catarro, macaúba, macaúva e palmeira-macaúva.
Nomes vulgares no exterior: na Argentina, mbocayá, coco e cocotero; na Bolívia, totaí; no Haiti, koko ginen; e no Paraguai, mbokaya.
Etimologia: o nome genérico Acrocomia significa “mecha” na altura ou copa em cabeleira o epíteto específico aculeata é por causa da presença de espinhos no tronco, ou seja, pelo fato dessa espécie ser espinhenta. O nome vulgar macaúba vem do guarani mboca (que se quebra estalando) + ya (fruto) + iba (árvore).

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 900 mm, no oeste de Minas Gerais, a 1.700 mm, no extremo noroeste do Paraná.
Regime de precipitações: chuvas periódicas.

Solos
A macaubeira é uma espécie calcífila , considerada uma planta indicadora de melhores condições químicas do solo. Prefere os solos bem drenados, roxos e arenosos, com0 % a 85 % de areia.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos do chão. Em exemplares isolados e sem cuidados, produzem 15 kg a 25 kg de frutos por planta ou 240 a 720 frutos . Contudo, com manejo adequado, é possível colher 50 kg/planta a60 kg/planta ou 23 t/ha. Para produzir mais frutos, é necessário limitar a freqüência do corte das folhas para forrageira.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear em recipientes, em sacos de polietileno ou em tubetes de polipropileno de tamanho grande.
Germinação: é hipógea ou criptocotiledonar. Sua multiplicação é problemática, pois geralmente a emergência é lenta – entre 90 a 150 dias – e a taxa de germinação é moderada. As mudas atingem porte adequado para plantio com cerca de 12 meses após a semeadura.
Propagação vegetativa: é possível produzir mudas da macaubeira a partir de embrião por cultura in vitro.

Características Silviculturais
Acrocomia aculeata é uma espécie heliófila, medianamente tolerante ao frio.
Métodos de regeneração: a macaúba pode ser plantada a pleno sol, tanto em plantios puros como em plantios mistos. Sistemas agroflorestais (SAFs): por ter um sistema radicial profundo, recomenda-se integrar essa espécie em SAFs, para reduzir a competição de ervas daninhas.

Crescimento e Produção
O crescimento de A. aculeata é moderado, comum a taxa média de crescimento de 0,50 m de altura por ano.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):madeira moderadamente densa.Cor: apresenta cor escura.
Características gerais: madeira de longa durabilidade.

Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: no Paraguai, os troncos partidos são usados para fazer ripas, paredes e caibro, e na Bolívia, são aproveitados para construções rústicas e postes.
Energia: lenha de péssima qualidade.
Celulose e papel: a madeira de Acrocomia aculeata é inadequada para esse uso.
Alimentação animal: por suas propriedades galactagogas, as folhas da macaúba são aproveitadas para forragem, servindo como bomalimento para vacas de leite, no período seco e no inverno.
Aproveitamento alimentar: a polpa é consumida in natura. É doce e mucilaginosa prestando-se para o preparo de refresco, doces, geléias e extração de gordura. O óleo da amêndoa é incolor e substitui o azeite de oliva, podendo ser usado para cozinhar . A amêndoa pode ser comida torrada, como o amendoim, ou pode ser consumida in natura, na forma de doces. Tem largo emprego na indústria de saboaria. É comercializada em alguns mercados brasileiros, destacando-se o de Belo Horizonte, O peso da parte comestível do palmito varia de1 kg a 3 kg. Com o palmito, podem-se preparar pratos típicos, como frango com macaúba. O fruto da macaúba constitui também importante recurso alimentício para os índios do Chaco paraguaio, que os comem crus ou assados, depois de romper os caroços e extrair as sementes junto com o mesocarpo, que fica aderido. Também preparam, por cocção, um extrato espesso.
Aproveitamento doméstico: o óleo e a polpa são usados na fabricação de sabão caseiro.
Apícola: excelente pasto apícola, com produção de néctar e de pólen. A produção de pólen é, de fato, exorbitante.
Artesanato: no Paraguai, na época do Natal, usam-se as flores dessa palmeira na decoração natalina.
Medicinal: a raiz é diurética e o óleo é laxante. A seiva é potável e fermentada, apresentando propriedades febrífugas. Essa espécie tem sido usada, também, contra abcessos e no tratamento de doenças respiratórias.
Óleo ou azeite: os frutos da macaubeira são colhidos para vários fins, dos quais o mais importante é a produção de azeite. Uma análise dos frutos apresentou os seguintes resultados: óleo da polpa dos frutos (6 %); óleo da amêndoa dos frutos (5 %); tortas diversas (21 %);caroços (35 %) e epicarpos (18 %).O óleo da polpa é de qualidade excelente, lembrando o do azeite de oliva. O óleo da amêndoa é usado na fabricação de sabão. No Paraguai, a extração desse óleoconstitui uma indústria importante.
Paisagístico: a macaubeira é uma palmeira ornamental e pode ser empregada no paisagismo em geral. Em Brasília, DF, essa palmeira é usada na arborização urbana, em avenidas, canteiros, jardins e em pátios de edifícios e templos religiosos.
Plantios com finalidade ambiental: várias espécies de aves são grande apreciadores da polpa dos frutos dessa espécie, dentre elas: araras, baitacas, papagaios, periquitos, gaviões e corvos.

Principais Pragas
Larva-do-besouro bruquídeo de palmeira(Pachymerus bactris Linné, P. cardo Fahraeus,P. nucleorum Fabricius, Speciomerus revoili Pic),que alimenta-se das sementes e sai como adulto alimentando-se das flores, do néctar e do pólen.

Espécies Afins
Esse gênero, com 26 espécies descritas, se distribuides de o México até o Sul da Argentina, em áreas secas. Requer uma revisão taxonômica acurada, porque muitas dessas espécies descritas são sinônimos.

Jooble Neuvoo