Madeiras brasileiras e exóticas
Canela Fedorenta
Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Magnoliídeas
Ordem: Laurales (em Cronquist (1981),é classificada em Magnoliales)
Família: Lauraceae
Gênero: OcoteaEspécie: Ocotea corymbosa (Meissn.) Mez
Publicação: Jahrb. Königl. Bot. Gart. Berlin5:321. 1889.
Sinonímia botânica: Mespilodaphne corymbosaMeissn.; Ocotea pseudoacuminata; Ocotea sansimonensis CoeTeixeira
Nomes vulgares por Unidades da Federação:em Mato Grosso, canelapreta; em Minas Gerais,canela, canelabosta, canelapreta e canelão; no Paraná, canelabosta, caneladeporco e canelasebo; e no Estado de São Paulo, canela, canelabosta, caneladecorvo, canelafedorenta, canelagualca, canelaparda, canelinha e canelinhadocerrado.
Etimologia: o nome genérico Ocotea é nome na Guiana; o epíteto específico corymbosa é em função da inflorescência ser da forma corimbiforme.
Clima
Precipitação pluvial média anual: de 900 mm em Minas Gerais, a 1.700 mm, no Paraná.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas na Região Sul (exceto pelo norte do Paraná) e chuvas periódicas nas demais regiões.
Solos
Ocotea corymbosa ocorre com mais freqüência em solos ácidos, álicos, bem drenados, de textura arenosa e de baixa fertilidade química.
Produção de Mudas
Semeadura: deve ser feita em sementeiras semisombreadas, para posterior repicagem. A repicagem é recomendada quando as plântulasa lcançarem 4 cm a 6 cm de altura, as quais ficam prontas para plantio em 8 a 12 meses
Características Silviculturais
Ocotea corymbosa é uma espécie heliófila, que tolera baixas temperaturas.
Hábito: variável, desde crescimento monopodial à ramificação irregular, com bifurcações e brotos ladrões na base do colo. Deve sofrer poda de condução, para formar um único fuste, e poda anual dos galhos.
Crescimento e Produção
Existem poucos dados sobre o crescimento da canela fedorenta em plantios. Contudo, seu crescimento é lento, dificilmente ultrapassando2,5 m de altura, aos 2 anos
.Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira dessa espécie é moderadamente densa.
Outras características: a madeira de Ocoteacorymbosa é fácil de ser trabalhada. Apesar do odor desagradável – que libera em contato com a umidade –, é resistente e durável;
Produtos e Utilizações
Celulose e papel: a canela fedorenta é inadequada para esse uso.
Energia: produz lenha de qualidade regular.
Madeira serrada e roliça: a madeira dessa espécie pode ser empregada na construção civil, principalmente para uso interno.
Paisagístico: a canela fedorenta é bastante ornamental, principalmente pela forma da copa, delicadeza da folhagem e beleza do florescimento, podendo ser empregada no paisagismo em geral –o que já vem sendo feito em muitas cidades paulistas, na arborização de ruas.
Plantios com finalidade ambiental: espécie recomendada para restauração de ambientes fluviais ou ripários , não tolerando solos encharcados,
Espécies Afins
Ocotea corymbosa é uma espécie bastante variável ao longo de sua área de ocorrência, o que no passado resultou na descrição de pelo menos duas novas espécies para o Estado de São Paulo, aqui sinonimizadas . Freqüentemente é confundida com O. pulchella (Nees) Mez, mas nesta, o pecíolo é sempre mais curto.