Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Guamirim-Chorão

Guamirim-Chorão

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Rosídeas
Ordem: Myrtales
Família: MyrtaceaeGênero: Myrcia
Espécie: Myrcia rostrata DC.
Publicação: Prodr. 3:255. 1828Sinonímia botânica: Myrcia catharinensis O.Berg; Myrcia gracilis var. opaca O. Berg.
Nomes vulgares por Unidades da Federação:no Ceará, folha-miúda-branca; em Minas Gerais,cambuí, carvãozinho, folha-miúda, guamirim,guamirim-de-folha-miúda, jambo-do-mato e murta; no Paraná, guamirim, guamirim-chorão,guamirim-de-folha-fina, guamirim-de-folhas-finas e pau-tinta; e no Estado de São Paulo, anavinga,carvãozinho, guamirim e lanceira.
Etimologia: o nome genérico Myrcia é baseado em Myrtus (grego myrtos), nome clássico, muitoantigo do mirto, da família das Mirtáceas; oepíteto específico rostrata vem do acúmen foliar;do latim rostrum, que significa “bico”

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 760 mm, no Ceará, a 2.400 mm, no Maranhão.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas na Região Sul (exceto no norte do Paraná) e chuvas periódicas nas demais regiões.


Solos
Myrcia rostrata ocorre, naturalmente, em vários tipos de solos.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhido diretamente da árvore, quando iniciar aqueda espontânea. Em seguida, devem ser amontoados em sacos de plástico até iniciar sua decomposição, para facilitar a separação das sementes por meio de lavagem em água corrente

Produção de Mudas
Semeadura: semear em sementeiras ou diretamente em sacos de polietileno de dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro ou em tubetes de polipropileno de tamanho médio. Quando necessária, a repicagem deve ser efetuada 4 a 6 semanas após a germinação ou quando a plântula medir 4 cm a 6 cm de altura.

Características Silviculturais
O guamirim-chorão é uma espécie heliófila, que tolera o frio.
Hábito: quando em plantio, Myrcia rostrata apresenta crescimento monopodial com ramificação leve. Apresenta desrama natural sob espaçamento pequeno. Métodos de regeneração: para essa espécie, recomenda-se plantio misto.

Crescimento e Produção
Existem poucos dados sobre crescimento de Myrcia rostrata. No campo o desenvolvimento dessa espécie é considerado rápido, podendo atingir facilmente2 m de altura aos 2 anos de idade.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira do guamirim-chorão é densa (0,87 g.cm-3)a 12 % de umidade.
Cor: o cerne é vermelho.
Características gerais: textura média; grã direita.
Outras características: madeira pouco resistente e de baixa durabilidade natural.

Produtos e Utilizações
Apícola: espécie melífera, produzindo néctar e pólen.
Celulose e papel: a madeira dessa espécie é inadequada para esse uso.
Constituintes fitoquímicos: presença desaponinas, taninos, antra-derivados, esteróides etriterpenóides na casca e no lenho.
Energia: produz lenha e carvão de boa qualidade.
Madeira serrada e roliça: a madeira do guamirim-chorão é empregada em construções rurais e na confecção de embalagens.
Paisagístico: essa espécie é indicada para arborização urbana, principalmente em ruas estreitas e sob redes elétricas .
Plantios com finalidade ambiental: no ecossistema, Myrcia rostrata é muito importante como núcleo de atração da avi fauna na dispersão de sementes, sendo indicada para a composição de plantios heterogêneos destinados à restauração de ambientes fluviais ou ripários e na recuperação de áreas degradadas. Em Minas Gerais, essa espécie foi encontrada em regeneração em área de voçoroca.Em São Mateus do Sul, PR, numa área de Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária),essa espécie apresentou uma deposição anual de serapilheira de 88,9 kg, o que a classifica em 14ºlugar entre 34 espécies estudadas .

Espécies Afins
O gênero Myrcia A. P. de Candolle, ex Guillemin, foi criado por De Candolle e descrito por Guillemin.Myrcia rostrata é uma espécie bastante variável morfologicamente, principalmente quanto às dimensões e forma das folhas e quanto ao grau de desenvolvimento da inflorescência. Foi considerada essa espécie sob cinco formas representadas por:M. rostrata: forma rostrata, gracilis, pseudo-mini,sericiflora e communis.

Jooble Neuvoo