Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Fumo-Bravo

Fumo-Bravo

Taxonomia e Nomenclatura

Divisão: AngiospermaeClado: Euasterídeas I
Ordem: Solanales (em Cronquist (1981), é classificada em Polemoniales)
Família: Solanaceae
Gênero: Solanum
Espécie: Solanum bullatum Vell.
Publicação: in Fl. Flum. 84, 1825Sinonímia botânica: Solanum macropus Dunal.
Nomes vulgares por Unidades da Federação:em Minas Gerais, capoeira-branca, joá-açu e juá-açu; no Paraná, capoeirão-da-terra-seca,cuvitinga, cuvitinga-amarela, fumeiro-alho, fumo-bravo e pau-de-fumo; em Santa Catarina, joá-açue juá; e no Estado de São Paulo, capoeira-branca,capueira-branca e cinzeiro.Etimologia: o nome genérico Solanum provémdo nome antigo de uma planta dessa família. Segundo alguns autores, o nome solanum se origina do nome latino solamen, “consolo, alívio”,alusão às propriedades calmantes de algumas espécies; o epíteto específico bullatum vem do latim bullatus-um, devido às ondulações da folha

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 1.100 mm, em Minas Gerais, a 2.700 mm, no Estado de São Paulo.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas na Região Sul e no litoral do Estado de São Paulo, e chuvas periódicas nos demais locais.

Solos
Solanum bullatum ocorre, espontaneamente, em terrenos rasos e profundos, bem drenados, defertilida de química variável, na maioria das vezes em solos pobres, ácidos, com altos teores de alumínio, pH variando entre 3,5 e 5,5, com textura que varia de franca a argilosa.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos podem ser recolhidos do chão, logo após a queda, ou diretamente das árvores, com auxílio de linhada. Para isso, os galhos devem ser agitados sobre um alona de plástico estendida no chão, para que os frutos caiam sobre ela. No caso do beneficiamento imediato após a colheita (no mesmo dia ou no dia seguinte), os frutos são inicialmente separados das sementes por maceração em peneiras. Em seguida, faz-se a imersão em recipiente da massa constituída de sementes e restos de polpa; com água corrente, executa-se a lavagem até que as sementes apresentem um mínimo de impureza.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se semear o fumo-bravo em sementeiras e depois repicar para sacos de polietileno, ou em tubetes de polipropileno de tamanho médio. A repicagem deve ser efetuada 3a 5 semanas após a germinação.

Características Silviculturais
O fumo-bravo é uma espécie heliófila, que tolera baixas temperaturas.
Hábito: o tronco é reto e sem ramificação lateral em regeneração natural. Sob plantio em espaçamento denso (1,5 m x 1,5 m), apresenta desrama natural. Contudo, em plantios com espaçamentos mais largos (acima de 3 m x 3 m),apresenta-se bifurcado e com ramificação lateral pesada.
Métodos de regeneração: é recomendado para plantio a pleno sol.

Crescimento e Produção
O fumo-bravo apresenta crescimento rápido em regeneração natural. Contudo, há poucos dados de crescimento em plantios.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):madeira moderadamente densa (0,60 g.cm-3).
Cor: o cerne e o alburno são indistintos, apresentando coloração branco-palha-clara.
Características gerais: textura média; grã irregular, superfície lisa e lustrosa, brilho acentuado; gosto e cheiro indistintos.
Outras características: a descrição anatômica da madeira dessa espécie pode ser encontrada em Pinho et al. (1986).

Produtos e Utilizações
Celulose e papel: essa espécie é adequada para
produção de papel. O comprimento das fibras é0,80 mm e a porcentagem de lignina com cinza é de 25,89 % .
Energia: o fumo-bravo produz lenha de péssima qualidade.
Madeira serrada e roliça: a madeira do fumo-bravo não serve para essas finalidades e não tem valor econômico.

Espécies Afins
Solanum bullatum é morfologicamente semelhante a Solanum leucodendron, distinguindo-se as duas espécies principalmente por pelos peltados em S. leucodendron e pêlos equinóides em S. bullatumna face dorsal da lâmina foliar.

Neuvoo Jooble