Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Coronheira

Coronheira

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas I
Ordem: Fabales (em Cronquist (1981), é classificadaem Rosales)
Família: Fabaceae (em Cronquist (1981), é classificadaem Leguminosae)Subfamília: Faboideae (Papilionoideae)
Gênero: OrmosiaEspécie: Ormosia arborea (Vell.) Harms
Publicação: Repert. Sp. Nov. 19: 288,1924
Sinonímia botânica: Abrus arboreus Vell.
Nomes vulgares por Unidades da Federação:na Bahia, Angelim; no Espírito Santo, tento; em Mato Grosso, tentomacanaíba; em Mato Grosso do Sul, olhodecabra; em Minas Gerais,macanaíba, olhodecabra e tento; no Paraná,coronheira, corunheira, olhodecabra e pauripa;no Estado do Rio de Janeiro, tentogrande; emSanta Catarina, pauripa e paudesantoinácio;e no Estado de São Paulo, arvoeiro, assacumirim,coroadefrade, olhodecabra e tento.
Etimologia: o nome específico Ormosia vemdo latim color, referindo se às sementes coloridas, usadas na confecção desse adorno; o epíteto específico arborea, por se tratar da espécie de maior dimensão no gênero.

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 800 mm, no Estado do Rio de Janeiro, a 2.300 mm, no Estado do Rio de Janeiro.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas na Região Sul. Locais identificados de ocorrência natural de coronheira (Ormosia arborea), no Brasil.
no norte do Paraná). Chuvas uniformes ou periódicas na faixa costeira do sul da Bahia e chuvas periódicas nas demais regiões.

Solos
A coronheira ocorre, naturalmente, em solos bem drenados situados em topos de morros, em encostas íngremes ou em formações litorâneas sobre cordão arenoso.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciarem a abertura espontânea, o que é facilmente notado pela exposição da cor vermelha das sementes. Assim obtidos, os frutos devem ser lavados e em seguida levados ao sol, para completar a abertura e a liberação das sementes

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda se semear uma só semente em saco de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura por 7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno grande. Quando necessária, a repicagem poder ser feita de1 a 4 semanas após a germinação.

Características Silviculturais
A coronheira é uma espécie esciófila a heliófila, moderadamente tolerante ao frio.
Hábito: quando jovem, apresenta crescimento monopodial.
Crescimento e Produção
O crescimento da coronheira é lento.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira da coronheira é moderadamente densa(0,70 g.cm3).
Cor: castanho avermelhada.
Características gerais: textura média.
Outras características: a madeira dessa espécie é decorativa e medianamente resistente ao ataque de organismos xilófagos.

Produtos e Utilizações
Artesanato: as sementes dessa espécie são usadas na confecção de artigos de bijuteria(pulseiras, brincos e colares) por possuírem intensa coloração vermelha, com uma pequena mancha negra num dos lados.
Celulose e papel: Ormosia arborea é inadequada para esse uso.
Energia: a lenha dessa espécie é de boa qualidade.
Madeira serrada e roliça: é própria para construção civil e marcenaria de luxo, sendo empregada na confecção de painéis, de lambris e de lâminas faqueadas para acabamentos internos.
Medicinal: as folhas dessa espécie apresentam valor medicinal.
Paisagístico: a árvore proporciona ótima sombra e  é bastante ornamental, podendo ser usada na arborização de ruas e avenidas.
Plantios com finalidade ambiental: essa espécie é recomendada para plantios destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente e na restauração de ambientes ripários, em locais sob condições de encharcamento

.Espécies Afins
O gênero Ormosia Jacks. engloba cerca de 100espécies nos trópicos americanos, no sudeste da Ásia e no nordeste da Austrália. Na América, o centro da dispersão localiza se na hiléia. Ormosia friburguensis produz sementes amarela se bem maiores.

Jooble Neuvoo