Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Cincho

Cincho

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas I
Ordem: Rosales (em Cronquist (1981), é classificadaem Urticales)
Família: MoraceaeGênero: Sorocea
Espécie: Sorocea bonplandii (Baillon) W. C.Burger, Lanjouw & Wess
Publicação: Boer; Acta Bot. Neerl. 11:465, 1962
Sinonímia botânica: Sorocea ilicifolia Bompl.;Sorocea spinosa Warburg ex Glaziou;Pseudosorocea bonplandii Baill.
Nomes vulgares por Unidades da Federação:em Mato Grosso do Sul, folhadeserra; em Minas Gerais, canxim, cincho, folhamiúda, folhadaserra,guaricicia, laranjeiradomato, serralhadamata esorocó; na Paraíba, pausanto; no Paraná,capiricica, cincho, espinheirasanta, espinheirasantafalsa, folhadeserra, leitinho, sinxo e soroca;no Rio Grande do Sul, bainhadeespada,canapicicadefolhamiúda, cegaolho, cincho,soroca e soroco; no Estado do Rio de Janeiro, folhadeserra; em Santa Catarina, carapicicadefolhamiúda, laranjeiradomato e soroca; e no Estado de São Paulo, bainhadeespada, canxim, falsaespinheirasanta, guareicica, serrinha e sorocaba.
Nomes vulgares no exterior: na Argentina,ñandipá, e no Paraguai, ñandypa’i.
Etimologia: o nome genérico Sorocea vem do tupisoróka, que significa “desagregação de terras”, por infiltração de água no subsolo

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 900 mm, em Pernambuco, a 2.700 mm, no Estado de SãoPaulo. Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas na Região Sul (exceto o norte e o noroeste do Paraná) e no litoral do
Estado de São Paulo e chuvas periódicas nas demais regiões.

Solos
Ocorre, naturalmente, em diversos tipos de solos, notadamente em solos de várzeas (Organossolos).

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos quando passam da cor vermelho vivo para preto. As bagas são colhidas e lavadas para separar a semente da massa.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda se semear o cincho em sementeiras e depois repicar para sacos de polietileno, ou em tubetes de polipropileno de tamanho médio. A repicagem deve ser efetuada quando as plântulas atingirem 5 cm a 6 cm de altura.

Características Silviculturais
O cincho é uma espécie esciófila, que tolera baixas temperaturas.
Hábito: apresenta forma tortuosa, sem dominância apical definida, com ramificação pesada, bifurcações e com multitroncos. Apresenta também desrama natural fraca, devendo sofrer podas freqüentes de condução e dos galhos.

Crescimento e Produção
Há poucos dados de crescimento sobre o cincho em plantios. Contudo, seu crescimento é lento.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):madeira moderadamente densa (0,67 g.cm3).
Cor: o alburno é branco amarelado e o cerne é bege claro.
Características gerais: textura média; grã direita.
Outras características: madeira flexível, macia e fácil de trabalhar, de média resistência mecânica e muito suscetível ao apodrecimento.

Produtos e Utilizações
Alimentação animal: no Paraguai, as folhas de Sorocea bonplandii são usadas como forragem para bois e outros animais .
Aproveitamento alimentar: em Misiones, na Argentina, os nativos comem os frutos. Contudo, evidentemente trata se de uma espécie sem maior importância como planta frutífera Crescimento de Sorocea bonplandii em plantios mistos, no Paraná.
Celulose e papel: a madeira do cincho é inadequada para esse uso.
Energia: lenha de qualidade razoável.
Madeira serrada e roliça: desde que protegida das intempéries, devido às dimensões reduzidas do tronco, a madeira dessa espécie é usada localmente em obras internas e em caixotaria. Por sua flexibilidade, o lenho é usado para confecção de cabos de ferramentas, arcos de peneira e artefatos curvos.
Medicinal: o suco leitoso que exsuda do tronco dessa espécie é considerado medicinal.
Paisagístico: o cincho apresenta potencial paisagístico, principalmente em lugares sombreados.
Plantios com finalidade ambiental: essa espécie é muito importante para restauração em área de preservação permanente, incluindo se ambientes fluviais ou ripários, onde suporta encharcamento e inundação. Em Timóteo, MG, numa área de Floresta Estacional Semidecidual, essa espécie apresentou uma deposição anual de serapilheira de 1,0 t.ha1,o que a classifica em último lugar no índice de eficiência de uso dos nutrientes entre as espécies estudadas.

Espécies Afins
Sorocea A. St. Hil é gênero com cerca de 25espécies próprias da América Tropical, da Guatemala até o Paraguai e a Argentina.

Neuvoo Jooble