Madeiras brasileiras e exóticas
Cerejeira
Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Rosídeas
Ordem: Myrtales
Família: MyrtaceaeGênero: Eugenia
Espécie: Eugenia involucrata DC.Publicação: in De Candolle, Prodr. III: 264. Sinonímia botânica: Phyllocalyx involucratus(DC.) Berg; Phyllocalyx laevigatus Berg.
Nomes vulgares por Unidades da Federação:em Minas Gerais, cerejeiradomato e pitangapreta; no Paraná, cereja e cerejeira; no Rio Grandedo Sul, cereja, cerejadomato, cerejadoriogrande, cerejeira, cerejeiradaterra, cerejeiradomato e cerejeiradoriogrande; em SantaCatarina, araçazeiro, cereja, cerejeira e cerejeiradomato; e no Estado de São Paulo, araçazeiro,cereja, cerejadoriogrande e cerejeiradoriogrande.
Nomes vulgares no exterior: na Argentina,cerella.Etimologia: o nome genérico Eugenia é dedicado a Francisco Eugenio de Saboya – Carignan, chamado Príncipe de Saboya, generalíssimo imperial de notável talento militar e protetor das artes; o epíteto específico involucrata é devido à coroa de sépala se restos de bractéolas na base do fruto sugerirem o invólucro deste.
Clima
Precipitação pluvial média anual: de 1.000 mm, no Estado de São Paulo, a 2.500 m, no Estado do Rio de Janeiro. Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas na Região Sul (exceto no norte do Paraná) e chuvas periódicas nas demais regiões.
Solos
A cerejeira do mato requer solos de fertilidade química alta, bem drenados e de textura areno argilosa, não vegetando em solos úmidos. Essa espécie vai bem nos solos graníticos até os eruptivos, sedimentares e os aluvionais.
Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos da cerejeira do mato devem ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhidos do chão, após a queda. Em seguida, devem ser despolpados, manualmente, em água corrente, numa peneira. Após a extração, as sementes devem ser postas para secar à sombra.
Produção de Mudas
Semeadura: o maior sucesso da semeadura da cerejeira é quando ela é semeada diretamente em embalagens individuais, o que facilita também o plantio no local definitivo, uma vez que a pega de raiz nua nem sempre é boa
Características Silviculturais
A cerejeira é uma espécie esciófila, que tolera baixas temperaturas.
Hábito: essa espécie apresenta ramificação simpodial, irregular e variável, com tronco curto, sem definição de dominância apical e bastante ramificada. Apresenta também desrama natural deficiente, necessitando de podas periódicas de condução e de galhos.
Crescimento e Produção
Há poucos dados de crescimento da cerejeira em plantios ).
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira da cerejeira do mato é densa (0,90 g.cm3a 0,98 g.cm3) .
Cor: é branco pardacenta.
Outras características: madeira compacta, elástica, muito resistente e de boa durabilidade.
Produtos e Utilizações
Alimentação animal: os frutos dessa espécie proporcionam abundante alimentação para os animais domésticos, principalmente suínos, que muito apreciam seus frutos .Aproveitamento alimentar: os frutos de Eugenia involucrata são próprios para consumo humano e muito saborosos. De coloração esverdeada, a polpa desses frutos é suculenta e agridoce. Com ela, são preparadas uma série de receitas deliciosas. Além de consumidos in natura, os frutos dessa espécie podem ser aproveitados, também, na elaboração de doces, geléias e licores. No Brasil, a cerejeira é amplamente cultivada em pomares domésticos de toda a Região Sul, principalmente entre os colonos teuto brasileiros.
Celulose e papel: a madeira da cerejeira do mato é inadequada para esse uso.
Energia: produz lenha e carvão de excelente qualidade.
Madeira serrada e roliça: na Região Metropolitana de Curitiba, PR, é usada para cabos de ferramentas ou de utensílios domésticos.
Paisagístico: as folhas verde escuras, lisas e brilhantes são persistentes e dão ao vegetal uma aparência vistosa, sendo excelente espécie ornamental, podendo ser utilizada em paisagismo, principalmente em arborização de ruas estreitas esob redes elétricas .
Plantios com finalidade ambiental: os frutos da cerejeira são muito apreciados pela fauna silvestre.
Pragas e Doenças
Na fase de viveiro, é comum algumas mudas se contaminarem com cochonilhas, principalmente Pseudokermis nitens e Ceroplastes janeirensis. As mudas devem ser tratadas com uma mistura de Malation com óleo mineral.
Espécies Afins
O gênero Eugenia distribui se em regiões tropicais e subtropicais da Europa e das Américas, com maior diversidade nas Américas, onde ocorrem mais de1.000 espécies, das quais 100 ocorrem no Brasil. Essa excelente frutífera nativa não deve ser confundida com a cerejeira americana (Prunusamericana) e as japonesas (Prunus campanulata ePrunus serrulata), que pertencem à família das rosáceas, nem com a cerejeira do Norte do Brasil(Amburana acreana), que é uma espécie madeireira.